O que fazer se o damasqueiro congelar e os botões não abrirem?
Se o seu damasqueiro sofreu danos durante o inverno e não está se recuperando com o calor da primavera, o primeiro passo é avaliar a extensão dos danos. Se a maior parte da árvore, incluindo as raízes, congelou, provavelmente será impossível salvar a planta; nesse caso, é muito mais fácil plantar uma nova muda de damasqueiro. Se os danos forem pequenos, no entanto, os efeitos do frio podem ser superados em apenas uma estação de jardinagem.
Então, você reparou que os botões não estão abrindo, mesmo que já devessem, e a árvore em si não está despertando? Os botões que abriram estão permanecendo fechados ou os brotos estão começando a crescer tardiamente? É provável que a árvore tenha congelado durante o inverno. Para revitalizar a planta, começamos com a poda sanitária: removemos todos os galhos danificados e, em seguida, regamos a árvore abundantemente, lembrando-nos de adicionar o fertilizante adequado para que o damasqueiro se recupere mais rapidamente.
Você pode precisar monitorar essa muda por um tempo, regando-a e fertilizando-a regularmente. Isso aumentará as chances de a árvore despertar em breve, os brotos se abrirem e o sistema radicular começar a se desenvolver vigorosamente.
A principal razão pela qual uma árvore plantada sofre com o frio é a preparação inadequada para o inverno. Ela não deve ser regada antes do inverno, caso contrário, a planta retomará o crescimento. Em vez disso, é necessário realizar uma poda leve e remover as folhas caídas.
É importante aplicar o fertilizante necessário e cobrir o local de plantio com cobertura morta. Além disso, procure plantar árvores em encostas voltadas para o sul, onde o risco de geada é menor. Isso garantirá que as folhas brotem na época certa na primavera e que a colheita satisfaça qualquer jardineiro.
Vídeo “Preparando o jardim para o inverno”
Neste vídeo, um especialista explicará como preparar as árvores frutíferas do seu jardim para o rigoroso inverno.


