Quando a abóbora amadurece e de que depende isso?
O tempo necessário para as abóboras amadurecerem depende de vários fatores: a variedade, a época de plantio, os métodos de cultivo e cuidado, e o clima em que são cultivadas. Abóboras completamente maduras podem ser encontradas no final do verão ou em meados do outono.
As variedades de abóbora mais comuns cultivadas em nosso país são a abóbora-noz-moscada, a abóbora-de-casca-dura e a abóbora-de-fruto-grande. As variedades de casca-dura amadurecem mais cedo: os frutos podem ser colhidos já três meses após o plantio, no final de agosto. Não é recomendável deixar as variedades de casca-dura crescendo no jardim até o início do outono, caso contrário, os frutos amadurecerão demais e a polpa ficará mole. As variedades de abóbora-de-fruto-grande também amadurecem relativamente tarde, necessitando de mais de quatro meses para estarem prontas.
Para garantir o armazenamento a longo prazo, a fruta deve ser colhida antes da primeira geada. Em climas temperados ou regiões mais frias, a colheita geralmente é feita nos últimos dez dias de setembro e, em seguida, a fruta é armazenada em local quente e seco até amadurecer completamente. As variedades de moscatel são as de maturação mais tardia, as mais exigentes e as que mais apreciam o calor. Essas abóboras crescem e amadurecem melhor no sul, pois levam cerca de 5 meses para ficarem completamente maduras. Em climas mais frios, os frutos são colhidos no início do outono, antes da geada. Precisam amadurecer durante vários meses, dependendo das condições de armazenamento.
É possível saber quando uma abóbora está madura com base nas seguintes características encontradas em frutos de diferentes variedades:
- A aparência do talo é o sinal mais confiável. Em uma abóbora completamente madura, o talo que a conecta clareia e fica duro e lenhoso;
- A cor da casca muda: de verde para amarelo ou laranja, dependendo da variedade. No entanto, é importante lembrar que algumas variedades não mudam a cor da casca mesmo quando completamente maduras. Isso é especialmente verdadeiro para abóboras com casca branca e cinza.
- Espessamento da casca: a casca torna-se tão dura que é muito difícil danificá-la. Ela também desenvolve um padrão distinto, característico de uma determinada cultivar.
O amarelecimento e o ressecamento das folhas e caules também podem indicar que o fruto está pronto para a colheita. No entanto, não confie apenas nesse sinal. Se a abóbora foi cultivada em condições desfavoráveis ou não recebeu os cuidados adequados, as alterações na folhagem podem ser causadas por diversas doenças ou pragas.
Em alguns casos, para acelerar o processo de amadurecimento, algumas semanas antes da chegada do frio, reduza ao mínimo o número de flores com ovários ou remova-as completamente. Ao mesmo tempo, é importante podar os brotos jovens. Isso redistribuirá os nutrientes, acelerando não só o amadurecimento dos frutos já existentes, mas também aumentando seu tamanho.
Se você mora em regiões onde as geadas começam cedo, é melhor cultivar abóboras a partir de mudas.
As mudas toleram bem o transplante e criam raízes. O período de maturação da abóbora será significativamente reduzido se você plantá-la na pilha de compostagem do ano anterior. O calor da matéria orgânica em decomposição aquecerá o solo e promoverá o crescimento.
Vídeo: Como cultivar uma abóbora gigante
Este vídeo vai te mostrar como cultivar uma abóbora gigante.



