Um pêssego é uma fruta ou uma baga grande.
Muitas pessoas se perguntam: o pêssego é uma fruta ou uma baga? A que tipo de árvore frutífera pertence o pessegueiro? Na verdade, ele pertence à família das dicotiledôneas, que inclui plantas coloridas. Assim como a nectarina, o pessegueiro é uma árvore frutífera.
Essa classificação se explica pelo fato de que as frutas são frutos suculentos que se formam a partir de arbustos ou árvores e que, ao mesmo tempo, possuem polpa suculenta. Outra característica marcante dos frutos é a presença de uma ou várias sementes. Do ponto de vista botânico, as bagas são pequenos frutos com múltiplas sementes, provenientes de arbustos e plantas herbáceas.
Agora que entendemos a família à qual esta fruta pertence, podemos aprender mais sobre ela e suas origens. A história desta planta remonta aproximadamente ao primeiro milênio a.C. Naquela época, os chineses começaram a cultivá-la. Os frutos eram considerados entre as frutas mais finas, comparáveis em preço e sabor a ameixas, nêsperas e damascos.
Gradualmente, a cultura começou a se espalhar. Foi cultivada pela primeira vez na Grécia Antiga, onde a fruta era chamada de pêssego-maçã. No século XVII, foi introduzida na França, onde pêssegos e nectarinas receberam seus nomes atuais.
Atualmente, essa fruta ocupa o terceiro lugar em área plantada no mundo, depois das maçãs e das peras.
Não são apenas os frutos maduros que são usados como alimento. Por exemplo, no Oriente, prepara-se chá com a água que goteja das pétalas da planta após o derretimento da neve na primavera.


