A abóbora é uma baga, uma fruta ou um legume?

"Cultivamos abóboras desde os tempos antigos, usando-as para fazer entradas e pratos principais, sobremesas e marinadas. Então comecei a me perguntar: o que é exatamente uma abóbora — uma baga, uma fruta ou um vegetal? (Elena)"

De fato, a abóbora é conhecida pela humanidade há tanto tempo que é difícil precisar sua origem. Alguns pesquisadores acreditam que ela chegou à Europa vinda da China, enquanto outros apontam para a América do Sul, ou mais precisamente, para o território do atual Brasil. Há muitos candidatos à origem ancestral dessa cultura, que hoje é cultivada em todos os países de todos os continentes, exceto talvez na Antártida.

As abóboras enriquecem o organismo com ácido fólico e niacina.

Frutas de cores, formatos e tamanhos variados contêm uma grande quantidade de vitaminas, micro e macroelementos, e são incluídas em cardápios infantis e dietas especiais. Elas enriquecem nosso corpo com ácido fólico e nicotínico, vitaminas e minerais (incluindo selênio, que protege contra o câncer), tornando-nos mais fortes, saudáveis ​​e bonitos. Nós os cozinhamos, fritamos, marinamos, assamos e preparamos pratos salgados e doces com eles. Se usamos seus nomes corretamente, isso pouco importa para alguém.

As pessoas geralmente usam nomes culinários sem se aprofundar nas complexidades dos nomes, mas se a dúvida surgir, vale a pena considerá-la sob diferentes perspectivas. Para entender o que é uma abóbora, é preciso compreender a terminologia. Estamos acostumados a pensar em vegetais como plantas que crescem na horta e em frutas vermelhas como plantas que crescem em árvores ou arbustos no pomar.

Os dicionários quase concordam com essa visão popular. O Dicionário Explicativo de V. I. Dahl classifica todos os vegetais cujas folhas ou raízes são comestíveis como abóboras. Todas as cucurbitáceas são plantas herbáceas, mas comemos seus frutos, não suas folhas ou raízes. Então, a abóbora é um vegetal ou talvez uma baga?

A abóbora é uma baga

O dicionário Brockhaus e Efron usa esse termo para descrever frutas e verduras de jardim usadas na alimentação. Essa fruta é chamada de abóbora; sua casca dura esconde uma polpa que contém sementes. Isso, por sua vez, é uma descrição de uma baga. Portanto, é simplesmente impossível determinar com certeza se o que está crescendo em nosso jardim é uma baga ou um vegetal. Primeiro, precisamos concordar sobre como encarar essa fruta — a perspectiva de um jardineiro, de um cozinheiro ou de um botânico.

Vale a pena mencionar também a palavra "fruta", comumente usada para descrever frutas suculentas. Elas diferem das bagas em tamanho. Dizem que não se consegue pegar uma fruta com dois dedos, nem colocá-la inteira na boca. Maçãs, peras, laranjas e tangerinas são geralmente consideradas frutas. E a nossa maravilhosa abóbora — será um vegetal ou talvez uma fruta? Mas esse é um termo mais popular; os botânicos não o usam. Eles a consideram uma baga, como a melancia ou o tomate, mas todos os outros a chamam de vegetal. Trata-se de uma disputa puramente terminológica.

Para um jardineiro que trabalha numa horta, ou para um cozinheiro que só lida com frutas maduras na cozinha, a abóbora é um vegetal. No entanto, a afirmação cientificamente correta é que a abóbora é uma baga.

Vídeo: "Os benefícios da abóbora para a saúde"

Este vídeo vai te contar sobre os benefícios da abóbora para a saúde.

Pera

Uva

Framboesa