Escolher o tipo certo de película e cobertura para estufa
Contente
Características gerais do revestimento de película
A película para estufas é utilizada na agricultura e na construção civil. Muitos jardineiros russos têm reconhecido os benefícios desse material e o estão adquirindo para suas estufas.
A película tem muitas vantagens. É uma excelente alternativa ao vidro tradicional ou ao policarbonato moderno. É barata e oferece transmissão de luz mediana. Você pode substituir a película periodicamente se a antiga ficar opaca ou rasgar acidentalmente.
A película de polietileno para estufas é considerada a opção ideal se você não estiver disposto a investir grandes quantias de dinheiro na cobertura da sua estrutura.
Vídeo: Fixando a película protetora na estrutura de uma estufa
Este vídeo mostrará como fixar o polietileno à estrutura de uma estufa.
Tipos populares
Nem todos os jardineiros têm condições de cobrir suas estufas com policarbonato — é caro e tem suas desvantagens. No entanto, a conhecida cobertura de filme continua popular. Vamos analisar os principais tipos para que você possa decidir qual escolher.
Polietileno não estabilizado
A película para estufa não estabilizada é considerada a opção mais acessível. Destaca-se por ser muito leve e transparente. Fixá-la a uma estrutura é fácil, mesmo para um jardineiro iniciante.
Outro ponto importante: esse material transmite bem a luz, o que é ao mesmo tempo uma vantagem e uma desvantagem. A questão é que as plantas ficarão saturadas não só com energia solar, mas também com raios ultravioleta.
No entanto, sabendo como cobrir uma estufa doméstica com filme não estabilizado, você pode facilmente criar um microclima adequado para o cultivo de vegetais e ervas.
Estabilizado hidrofílico
A película estabilizada à luz para estufas oferece muitas vantagens, tornando-se uma escolha popular entre os jardineiros russos para o revestimento de estufas. Ela contém componentes adicionais que tornam este material ainda mais avançado. Possui uma longa vida útil (este tipo de revestimento precisará ser substituído após seis temporadas).
Dentre as principais vantagens do filme hidrofílico estabilizado, vale destacar as seguintes:
- alta resistência e elasticidade;
- boas propriedades de isolamento térmico;
- Não há condensação na superfície do material, mesmo após uso prolongado;
- boas propriedades de transmissão de luz – a película não fica turva por muito tempo;
- Resistência a vírus, fungos e diversas pragas.
Comparado ao filme de polietileno mais comum, este produto terá um custo relativamente alto, mas certamente você não precisará gastar dinheiro para substituí-lo todos os anos.
Retentor de calor
Nem todos os jardineiros sabem como cobrir adequadamente uma estufa doméstica com policarbonato. Além disso, esse material é bastante caro. Existe uma alternativa: o filme de polietileno com propriedades de retenção de calor. Ele tem uma tonalidade branca e se destaca principalmente pela sua resistência a baixas temperaturas. Também possui boas propriedades de isolamento térmico.
Entre suas principais vantagens está o fato de que este repelente de polietileno repele eficazmente sujeira e poeira. Se você deseja uma colheita de outono realmente abundante, vale a pena cobrir sua estufa com este material. No entanto, lembre-se: ele tem uma vida útil curta, portanto, precisará ser substituído após 7 a 8 meses.
filme de PVC
Uma estufa com estrutura de madeira também pode ser coberta com esse material. Ele é considerado bastante durável e flexível, podendo durar pelo menos de duas a três temporadas. Essa cobertura densa permite a passagem de luz e raios ultravioleta com relativa facilidade, mas bloqueia a luz infravermelha. Vale a pena usar esse material porque, mesmo durante geadas, um microclima favorável para as plantas será mantido dentro da estufa.
Reforçado
A utilização de uma cobertura de polietileno reforçado permite a estabilização da luz, pois é durável e, ao mesmo tempo, permite que as plantas recebam luz solar. Essa cobertura é feita de polietileno torcido. Sua principal vantagem é a longa vida útil (até 6 anos). Essa cobertura pode ser reparada, se necessário, e a película reforçada também é resistente aos raios UV.
Copolímero de acetato de vinila de etileno
O filme de copolímero é considerado uma das melhores opções para sua estufa doméstica. Ele suporta baixas temperaturas, é flexível e hidrofílico. Além disso, é resistente a impactos mecânicos e terá uma longa vida útil em seu jardim.
Filmes com aditivos
A instalação de película para estufa é uma tarefa que exige responsabilidade, por isso a escolha cuidadosa do material de cobertura é crucial. Se você não quiser se contentar com o polietileno comum, opte por uma cobertura com componentes específicos. Essa categoria inclui opções estabilizadas, fotossensibilizantes, com bolhas, fotodegradáveis e acrílicas. Estude as especificações técnicas dessas coberturas para fazer uma escolha consciente.
Como escolher um filme
Para evitar o incômodo de descobrir como cobrir sua estufa com policarbonato caro, você pode comprar qualquer uma das películas de cobertura disponíveis. Claro, escolher a melhor opção é difícil, já que a variedade de opções no mercado hoje em dia confunde muitos jardineiros. Ao escolher, concentre-se nas características mais importantes. A película que você comprar deve ser acessível, prática e confiável. Também é ideal que bloqueie os raios UV.
Instruções para cobrir uma estufa com filme plástico
Se você optou por celofane em vez de policarbonato refletivo para sua estufa, agora é a hora de estudar as instruções de instalação passo a passo. Esticar e fixar a película no teto é fácil; o segredo é ter os fixadores necessários. Depois que a estrutura da estufa estiver montada, estique a película e fixe-a nas bordas com os fixadores. Siga as recomendações básicas de especialistas para selecionar e instalar a película, e cobrir sua estufa de plantas perenes será muito fácil.









