Tipos e construção de estufas em arco com cobertura de material
Contente
Vantagens e desvantagens das estufas em arco.
Uma estufa feita de arcos e material de cobertura apresenta os seguintes aspectos operacionais positivos:
- Design móvel e prático;
- Instalação simples e fácil. Essas estruturas não requerem fundação;
- Desmontagem rápida para o inverno. Quando dobradas, essas estruturas ficam muito compactas;
- O modelo é muito mais barato do que estufas fixas.
As desvantagens incluem os seguintes pontos:
- O material de revestimento não é durável e precisa ser substituído com frequência;
- Ventos fortes podem danificar a integridade da estrutura leve;
- Não existe possibilidade de instalar aparelhos de iluminação e aquecimento dentro da estufa.
Ao planejar a construção de uma estrutura desse tipo em sua propriedade, você precisa primeiro descobrir suas características de projeto.
Vídeo: "Construa você mesmo uma estufa gigante"
Este vídeo mostrará como construir uma estufa grande e econômica por conta própria.
Características de design
Estufas desse tipo possuem uma estrutura arqueada, onde cada segmento é um arco. Um material de cobertura não tecido é esticado entre os arcos. A altura dessas estruturas pode variar de 0,5 a 1,3 metros. Essa altura variável as torna adequadas para o cultivo de uma variedade de hortaliças. A largura dos arcos varia de 0,6 a 1,2 metros. O comprimento pode ser personalizado, o que determina o número de arcos utilizados na montagem. Os comprimentos mais comuns dessas estufas são 4,6 e 8 metros.
Modelos existentes
Hoje em dia, as estufas feitas de arcos apresentam uma variedade de designs. Vamos dar uma olhada mais de perto nas opções mais populares.
Estufa "Dayas"
A estrutura é baseada em um arco de plástico. Para facilitar a instalação, os elementos da estrutura são equipados com estacas especiais de 20 cm de comprimento. O material de cobertura é fixado dentro da estufa. Presilhas de plástico para essa finalidade estão incluídas com a estufa.
A estrutura tem 2 metros de comprimento e uma seção transversal de 20 mm. Graças ao seu design seccional, Dayas pode ter de 4 a 6 metros de comprimento. Sua largura e altura permanecem constantes (1,2 metros e 0,7 metros, respectivamente).
Estufa "Agrônomo"
Este modelo compartilha muitas características de design com o "Dayas". Ele também utiliza tubos de plástico de 20 mm e pinos de 20 cm como estrutura.
Quando finalizado, o "Agronom" tem aproximadamente 0,7 a 0,9 m de altura. Essa altura depende do tipo de arco. O comprimento pode variar de 4 a 6 m. O tecido Agrotex 42 é usado como material de cobertura.
Estufa "Campainha-de-inverno"
Um modelo muito popular. Está disponível em quatro tamanhos: 8, 6, 4 e 3 metros. A estrutura é feita de tubos de PVC de 20 mm. Um material de revestimento chamado "SUF-42" ou spunbond é esticado entre os arcos. Sua principal característica é a alta resistência à radiação ultravioleta.
Estufa "Amadurecimento rápido"
Este modelo oferece uma grande variedade de arcos. Os arcos são feitos de metal e revestidos com PVC. A conexão entre eles é feita por meio de travessas especiais. O material de revestimento é fixado com pinos e grampos. A largura, a altura e o comprimento da estrutura variam de acordo com o modelo. Normalmente, essas dimensões são de 1,0 a 1,1 m, 1,2 a 1,6 m, 3 m e 5 m, respectivamente.
Estufa "Pepino"
A estrutura deste modelo é montada com tubos (medindo 1 x 1,1 x 5 m) e perfil galvanizado. Pode-se usar filme plástico ou policarbonato como cobertura. Todas as peças necessárias para a montagem estão incluídas.
Estufa "Gavião"
Os arcos desta estufa são feitos de tubos de PEAD (polietileno de alta densidade) com 1,2 metros de largura e 6 metros de comprimento. Durante a montagem, os arcos são curvados até o raio necessário. Em seguida, são cravados no solo e cobertos com filme plástico ou policarbonato. A estufa "Yastreb" é utilizada para o cultivo de hortaliças e plantas que necessitam de calor.
Tipos de arcos e escolha do material
Os arcos para este tipo de estufa podem ser feitos dos seguintes materiais:
- Metal. Esses arcos para estufas são extremamente duráveis. São fáceis de trabalhar e resistentes a fatores ambientais adversos. Os arcos de metal são os mais produzidos. Portanto, é fácil encontrar esse tipo de elemento estrutural arqueado para estufas. As desvantagens incluem o alto custo, o peso considerável e a suscetibilidade à corrosão.
- Plástico. Para se tornarem resistentes a fatores externos, os arcos precisam ser pintados com tintas especiais. Esses arcos para estufas são baratos e duráveis;
- Madeira. As vantagens desse material incluem resistência, confiabilidade e respeito ao meio ambiente. A principal desvantagem é que os elementos da estrutura de madeira precisam ser tratados com um antisséptico antes da instalação.
Vale ressaltar que você pode construir uma estufa caseira com arcos usando materiais que você já tem em casa (por exemplo, uma mangueira de jardim velha). Qualquer coisa que possa ser usada para fazer arcos de estufa serve.
Selecionando um material de revestimento
Os arcos selecionados são revestidos com material. Os seguintes produtos podem ser usados como revestimento externo nessas estruturas:
- Filmes de espessura variável. Possuem a menor resistência;
- película reforçada;
- Policarbonato. O mais durável e prático de usar;
- Qualquer material não tecido. É importante ressaltar que costurar a cobertura de uma estufa não é possível, pois comprometeria a integridade de toda a estrutura.
Nesse caso, sua escolha deve ser feita com base nos aspectos positivos e negativos do uso de um ou outro revestimento externo.
Como construir uma estufa com arcos você mesmo
Você pode construir uma estufa com material de cobertura de forma rápida e eficiente utilizando o seguinte diagrama:
- O trabalho deve começar com a criação de um desenho. Nesta etapa, é necessário calcular o número de nervuras de reforço e o espaçamento entre os arcos. Esses parâmetros são calculados com base nas dimensões da futura estufa, bem como nas hortaliças que serão cultivadas nela. É especialmente importante determinar a altura e o comprimento ideais da estrutura;
- Nós mesmos construímos arcos para estufas. Como mencionado anteriormente, eles podem ser feitos com materiais reciclados (por exemplo, cortando um barril em forma de arco, improvisando um com tábuas de madeira, etc.). Ao montar esse tipo de estrutura, lembre-se de ter habilidade suficiente para criar arcos de tamanho uniforme. Você também pode comprar um kit pronto. Cada modelo terá seu próprio nome, facilitando a escolha.
- O ideal é fazer os arcos com tubos de água (seção transversal de 20 mm). Isso criará uma estrutura prática e durável;
- Assim que os arcos estiverem prontos, você pode começar a instalá-los. A distância entre os arcos deve ser uniforme. Para garantir a resistência dos elementos da estrutura, eles devem ser firmemente fixados no solo. Para garantir a estabilidade e evitar danos aos canteiros em caso de queda, os arcos podem ser reforçados com escoras internas.
Assim é construída a estrutura da futura estufa. Após testar a resistência da estrutura, o material de cobertura pode ser instalado. Ele deve ser fixado aos arcos usando clipes ou grampos especiais. É importante que o material de cobertura não seja danificado durante a instalação. Caso contrário, a estrutura não ficará hermética, o que afetará negativamente as plantas que crescem em seu interior.
Primeiro, a cobertura externa é fixada aos arcos. É importante notar que a cobertura deve ter uma sobra de 40 a 50 cm. Esse espaço extra deve ser deixado em cada lado da estufa. Depois disso, ela é fixada ao solo. Nesse caso, tijolos ou garrafas plásticas cheias de água podem ser usados como âncoras. Uma tábua de madeira pode ser pregada na borda do material. Isso tornará a estrutura mais fácil e prática de usar.
Caso os arcos sejam revestidos com película, esta deve ser substituída periodicamente devido à sua baixa durabilidade. Normalmente, isso é feito a cada estação, quando a estrutura é instalada após o inverno.
Como podemos ver, as estufas feitas de arcos têm suas vantagens e desvantagens. No entanto, são consideradas as mais fáceis e rápidas de construir, tornando este tipo de estufa o mais popular entre os jardineiros do nosso país.







