Como construir uma estufa em forma de cúpula para uso durante todo o ano

Embora uma estufa pré-fabricada com telhado de duas águas ou triangular possa não surpreender muitos, uma estufa circular é uma abordagem inovadora para o cultivo de ervas e vegetais. Este modelo oferece inúmeras vantagens. A seguir, discutiremos as características de uma estufa esférica de policarbonato e como construir uma.

Vantagens e desvantagens das estufas em forma de cúpula

Uma estufa com cúpula redonda será motivo de orgulho para você como jardineiro.

A questão é que essa estrutura possui muitas vantagens, entre as quais vale destacar os seguintes pontos:

  • A principal vantagem de uma estufa em forma de cúpula é a sua estabilidade. Ela não requer suportes adicionais, portanto, esse formato é extremamente vantajoso durante a instalação. Isso ocorre porque a carga de peso é distribuída uniformemente pelas partes principais da estrutura.
  • Este tipo de estufa possui boa aerodinâmica. A estrutura não é afetada por ventos fortes, pois estes fluem suavemente ao seu redor;
  • Se você mora em uma região propensa a atividades sísmicas, uma estufa circular é a melhor opção. Ela mantém sua estabilidade apesar dos tremores frequentes.
  • O apelo estético do edifício é outro ponto positivo. Ele lembra um satélite espacial ou uma colmeia gigante. Essa estrutura certamente impressionará.
  • Se você planejou a instalação de sistemas de aquecimento e isolou adequadamente o edifício durante a construção da estufa, poderá cultivar vegetais e ervas mesmo em geadas severas;
  • A estufa em forma de cúpula foi projetada para acomodar um grande reservatório de água no centro. Ela aquecerá durante o dia e liberará o calor à noite.
  • A relação custo-benefício é uma das principais vantagens desse tipo de estufa. Sua construção requer significativamente menos materiais do que uma estrutura com telhado de duas águas.

A estufa esférica apresenta diversas vantagens.

Uma estufa esférica oferece diversas vantagens. No entanto, também é importante considerar alguns dos aspectos negativos da estrutura antes de iniciar a construção. Por exemplo, durante a instalação, você encontrará inúmeras rachaduras e juntas que precisam ser cuidadosamente seladas.

Uma estufa desse tipo requer diversos componentes e fixadores, todos os quais devem ser levados em consideração durante a fase de planejamento da construção. Outro ponto importante: uma estrutura de estufa circular não deve ser muito pequena, caso contrário, o jardineiro simplesmente não conseguirá trabalhar adequadamente nela. Considere todas essas nuances antes de adquirir os componentes necessários.

Vídeo "Estufa em Domo"

Este vídeo mostrará como construir uma estufa em forma de cúpula.

Projeto

Uma estufa em forma de cúpula poderá durar bastante tempo se a sua construção for feita corretamente. Primeiro, você precisará criar um plano que guiará o trabalho de construção subsequente. Isso será muito mais fácil para os jardineiros modernos. Enquanto calcular as dimensões e o número de peças costumava ser bastante difícil e precisava ser feito manualmente, agora é mais fácil usar uma calculadora de topografia. Especifique os detalhes necessários e determine até mesmo o comprimento das vigas de madeira que você conectará para criar a estrutura. Assim que o plano de construção estiver claro, é hora de começar a construir a estufa.

Preparação dos materiais

Uma estufa de cúpula de policarbonato é construída em etapas, e o primeiro passo para um jardineiro é adquirir as ferramentas e os materiais necessários para o trabalho e prepará-los cuidadosamente. Por exemplo, é aconselhável tratar as vigas de madeira que formam a estrutura com conservantes para protegê-las da umidade e do mofo. Como alternativa, você pode construir a estrutura com vigas de metal. Você também deve decidir com antecedência sobre o material de cobertura da estufa. Pode ser vidro, policarbonato ou outro tipo de piso.

Uma estufa em forma de cúpula de policarbonato é construída em etapas.

Certifique-se de comprar os fixadores separadamente: parafusos, tiras de aço, arruelas, parafusos para madeira, etc. Também é uma boa ideia comprar papel alumínio ou outro material brilhante. Você o usará para cobrir o lado norte da cúpula. Depois de ter todos os componentes para a estufa em forma de cúpula, você pode começar a montar a estrutura.

Instruções passo a passo

Estufas em forma de cúpula, adequadas para uso durante todo o ano, são construídas passo a passo.

Primeiro, selecione um local para a estufa, nivele-o bem e cubra-o com geotêxtil para evitar o crescimento de ervas daninhas. Delimite a área e adicione cascalho. O próximo passo é montar a estrutura. Fixe todas as peças necessárias com arcos metálicos ou grampos.

De acordo com a calculadora geodésica, todos os componentes principais da estrutura devem ser montados, começando pela base e terminando no topo. Não se esqueça de que o topo deve ter aberturas para ventilação natural. O material de cobertura é cortado e fixado nas células. Uma vez construída a estufa circular, basta equipá-la com tudo o que for necessário para o interior.

Design de interiores

Após montar a estrutura e instalar o telhado, vede o interior da cúpula no lado norte com uma lona. Coloque um reservatório de água no centro da estrutura, que poderá ser usado tanto para aquecer o ambiente no verão quanto para regar as plantas. Se você pretende cultivar hortaliças e ervas no inverno, certifique-se de instalar um sistema de aquecimento. Utilizar uma geodome para uso durante todo o ano também é vantajoso, pois permite a instalação de vários níveis de canteiros junto à estrutura. Monte a estufa circular você mesmo, seguindo as instruções, e organize o interior com cuidado para garantir que suas ervas e hortaliças cresçam rapidamente e produzam uma colheita abundante.

Pera

Uva

Framboesa