Uma visão geral dos principais tipos e da construção independente de miniestufas.
Contente
Principais variedades
Para garantir que sua pequena estufa caseira lhe sirva por muitos anos, você precisa projetá-la cuidadosamente, escolher a estrutura certa e adquirir as ferramentas e os materiais necessários. O primeiro passo é escolher o tipo de estrutura. Existem muitos tipos diferentes disponíveis atualmente, como a estufa Altax ou a estufa de tubos de PVC. Ao estudar minuciosamente suas principais vantagens e desvantagens, você poderá instalar apenas as melhores estruturas de estufa em sua propriedade.
Com células para mudas
Esta pequena estufa está disponível pronta para uso. Ela foi projetada para a germinação de mudas a partir de sementes. Garante o enraizamento das sementes, que logo brotarão e se transformarão nos primeiros rebentos.
Este modelo de estufa inclui vários componentes essenciais: uma bandeja, um compartimento principal com células para mudas e uma tampa transparente. A vantagem desta miniestufa doméstica é que ela garante a germinação rápida das sementes. Este design não só ativa as mudas e permite que cresçam rapidamente, como também lhes proporciona uma proteção muito melhor contra pragas e apodrecimento.
Não se esqueça de mover uma estrutura tão pequena para um local aquecido e ventilá-la de tempos em tempos no futuro.
Feito de madeira e vidro.
Uma estufa para mudas feita de vigas de madeira e vidro é uma opção clássica para jardineiros russos. Você precisará determinar o tamanho da estrutura por conta própria. Tudo depende do que você planeja cultivar nela — sementes, mudas rasteiras ou pequenas plantas de interior.
A estrutura é feita de ripas de madeira comuns e o revestimento é de vidro.
Miniestufa de parede
Uma miniestufa costuma ser construída como uma extensão de um edifício utilitário. Muitos jardineiros europeus preferem construir essa estrutura diretamente ao lado de uma residência. Para isso, a extensão é colocada sob a parede mais ensolarada do edifício. Essa solução oferece diversas vantagens:
- A área ocupada por esta estufa será muito menor em comparação com a área que você precisaria destinar para uma estrutura separada;
- A presença de aquecimento adicional. Durante o dia, a parede da estufa aquece consideravelmente e libera o calor à noite. Isso significa que as plantas cultivadas na estufa de parede não serão danificadas por mudanças bruscas de temperatura.
- A parede principal do edifício também será aquecida pelo sistema de aquecimento instalado no próprio edifício. Isso significa que você pode prolongar a época de cultivo das suas plantas mesmo depois das primeiras geadas de outono.
- Como uma das paredes da estufa é estrutural, não precisa ser envidraçada. Isso reduzirá a perda de calor nesta construção em miniatura;
- Ao plantar flores e criar diversos arranjos florais, você poderá decorar sua casa com esta ilha envidraçada.
Construir uma estufa perto da parede de uma casa é uma opção comum para jardineiros europeus.
Conversível portátil
Esta miniestufa faça-você-mesmo é a escolha perfeita se você planeja aclimatar mudas para o plantio futuro ao ar livre. Você pode construí-la usando uma caixa comum, que nem precisa ser coberta com tela (desde que suas flores e outras plantas sejam resistentes ao vento).
Entre as principais vantagens dessa estrutura estão a boa iluminação da vegetação, bem como o fácil acesso a ela.
Com tampa articulada
Uma miniestufa para o cultivo de mudas pode ser projetada com um teto retrátil. Você não precisa gastar dinheiro com materiais caros para criar essa estrutura. Montar uma estrutura de madeira e cobrir a parte superior com uma moldura de vidro é fácil. Para evitar ter que cortar a cobertura escolhida, o ideal é criar um projeto baseado nas dimensões da própria moldura da janela.
De tubos de PVC para mudas
Você também pode construir uma estufa para mudas em ambientes internos, caso planeje cultivar vegetais diretamente no jardim, mas lembre-se de que proteger as plantas é essencial. Use tubos de polipropileno para a estrutura — eles são bastante duráveis e baratos. Você pode cobri-la com filme plástico comum.
estufas de capital de pequeno porte
Construir uma miniestufa de policarbonato é um pouco mais desafiador do que montar uma pequena estufa usando materiais facilmente disponíveis. No entanto, se você elaborar os planos com cuidado, selecionar as ferramentas certas e, em seguida, executar o plano passo a passo, ficará satisfeito com o resultado. Vamos dar uma olhada no que exatamente está envolvido na construção de uma estufa.
Vídeo: "Construindo uma miniestufa você mesmo"
Este vídeo vai te mostrar como construir uma miniestufa.
Preparação e construção
Embora uma microestufa com cobertura seja mais adequada para a germinação de sementes, uma pequena estufa feita de policarbonato resistente é o ambiente ideal para o cultivo de hortaliças e ervas. O segredo é planejar cuidadosamente a estrutura desse espaço e garantir que ela seja suficientemente robusta.
Seleção de materiais
Normalmente, essas estufas são construídas com vigas de madeira, perfis metálicos ou tubos de polipropileno. Se você estiver planejando uma estrutura compacta, a robustez da armação não é tão importante. O polipropileno é perfeitamente adequado. A cobertura pode ser de vidro, policarbonato ou filme plástico.
Dimensões e desenhos
Construir uma pequena estufa na sua casa de campo não é difícil. Determine as dimensões ideais, planeje o espaço e crie desenhos. Ter um plano de projeto é essencial. Ele ajudará você a calcular os materiais necessários e evitar desperdício de dinheiro.
Instruções passo a passo
Assim que o plano e os desenhos estiverem prontos, e seu arsenal de ferramentas e materiais estiver completo, é hora de começar a construir a estufa:
- A fundação está sendo avaliada. Uma fundação em faixa é considerada a mais adequada para uma estufa pequena;
- A estrutura está sendo montada;
- A estrutura é revestida manualmente com vidro, policarbonato ou película.
Por fim, a construção em miniatura resultante para o cultivo de vegetais e ervas precisa ser equipada com iluminação interna.
Instale elementos de aquecimento, se desejar. Não se esqueça de preparar os canteiros. Cuide bem das suas mudas – planeje o seu projeto com cuidado.








