Tipos de caixas de pão para estufa e características de montagem
Contente
Características de design
O projeto recebe o nome de um eletrodoméstico com princípio de funcionamento semelhante: uma caixa de pão. Esse tipo de estrutura consiste em uma base e duas partes móveis articuladas a ela. Estufas com abertura apenas de um lado são comuns entre os agricultores, mas também existem modelos com abertura dupla.
A possibilidade de abrir completamente ambos os lados da estrutura, bem como a altura ajustável das janelas, permite a criação do microclima necessário para a germinação e o subsequente crescimento das culturas. Além disso, uma estufa tipo caixa de pão não requer sistemas de aquecimento adicionais. Um método conhecido como "leitos quentes" é frequentemente utilizado. Este método envolve a liberação de energia através da decomposição da matéria orgânica.
Para criar a estrutura, utilizam-se tubos de metal perfilado ou tubos ocos de polipropileno com paredes resistentes. As chapas ou películas de policarbonato são comumente usadas para revestimento, podendo ser facilmente substituídas mesmo em caso de danos. Além disso, o uso do policarbonato, aliado ao formato arqueado clássico, permite que a estrutura permaneça no local durante o inverno.
Vídeo: Como fazer uma caixa de pão de estufa caseira
Este vídeo vai te mostrar como construir sua própria estufa usando uma caixa de pão.
Vantagens e desvantagens
Como tudo o que é criado pelo homem e pela natureza tem uma finalidade, as "estufas de pão" não podem se gabar de universalidade. Portanto, é natural que esse tipo de estufa tenha vantagens e desvantagens. Jardineiros apontam as seguintes vantagens:
- disponibilidade de desenhos, materiais e facilidade de produção do tipo "faça você mesmo";
- facilidade de montagem das peças componentes ao adquirir um produto acabado;
- longa vida útil da estufa devido à possibilidade de substituição de peças individuais do revestimento;
- Adequado para o cultivo de diversas culturas, exceto as trepadeiras e de crescimento vigoroso;
- Possui baixo peso, o que facilita a desmontagem e a movimentação da estrutura;
- A criação ou aquisição de um modelo pré-fabricado não exige grandes despesas financeiras.
Você também não deve ignorar os pontos que podem causar problemas ao usar a "caixa de pão". Entre eles:
- O baixo peso da estufa, em combinação com a posição aberta das janelas, pode fazer com que a estrutura se desloque em condições de vento forte;
- As dobradiças requerem inspeção regular;
- Em alguns casos, torna-se necessário instalar suportes para evitar que as partes móveis se fechem espontaneamente;
- As pequenas dimensões típicas de estufas deste tipo não permitem o cultivo de plantas altas.
Principais variedades
Entre os diversos materiais utilizados para revestimento exterior, as estufas tipo "caixa de pão" em policarbonato são líderes de mercado. Este tipo de revestimento é popular não só entre proprietários de residências, mas também em ambientes agrícolas comerciais. No entanto, as estruturas do tipo "caixa de pão" destinam-se exclusivamente ao uso privado, independentemente do tipo de construção das variedades individuais.
Arqueado
A versão clássica, cuja base consiste em vários arcos idênticos e paralelos, fixados à fundação ou enterrados no solo. O acesso às mudas pode ser feito instalando um elemento móvel ou, ainda mais simplesmente, levantando ou removendo parte da cobertura.
"Borboleta"
O que torna este modelo único é que, em vez de as metades da estufa se moverem em relação uma à outra, ele possui portas que, quando abertas, lembram as asas do inseto de mesmo nome. Esse design é conveniente, pois permite o máximo acesso às plantas, mas o ajuste e a fixação das portas exigem suportes.
Moído ou francês
Uma estrutura desse tipo pode ter qualquer mecanismo de controle de microclima. Na verdade, pode ser qualquer estufa, cuja característica distintiva é sua localização acima do solo. Esse projeto é conveniente para realocações frequentes ou desmontagem durante o inverno.
Em detalhes
O princípio deste modelo de "caixa de pão" é que o elemento visível acima do solo é o teto, que fornece luz às mudas. O restante da estufa fica enterrado para melhorar a produção e retenção de calor.
Montando uma estufa-caixa de pão pré-fabricada
Devido ao seu tamanho reduzido, é possível encontrar estufas pré-montadas à venda, praticamente prontas para uso. No entanto, também existem diversos modelos que exigem um pouco de montagem. Seguindo as instruções, uma estufa em formato de caixa de pão, montada e instalada por você mesmo no seu jardim, pode até se tornar um belo complemento.
Os modelos de produção podem apresentar diversos acréscimos, como pés, presença ou ausência de uma estrutura inferior e outros elementos. No entanto, em geral, a montagem envolve o seguinte processo:
- conexão de amarras horizontais;
- posicionando os elementos em forma de semicírculo, lado a lado, e depois revestindo-os com policarbonato usando parafusos autoatarraxantes;
- cortar a chapa no formato dos elementos da estrutura e repetir o procedimento para os restantes, incluindo os da cave;
- conectar as partes laterais do porão com tirantes horizontais pré-preparados e cobrir as lacunas da estrutura resultante com material de revestimento;
- Conexão e revestimento de partes que fazem parte das esquadrias;
- Instalação na base de uma janela menor;
- Fixar uma folha móvel maior a um parafuso de dobradiça;
- Equipar a estrutura com plugues e alças.
Após concluir todas as etapas de montagem de acordo com os desenhos, é necessário verificar o funcionamento de todas as peças móveis e de travamento. Além disso, para o funcionamento adequado da estufa, é necessária uma fundação, que pode ser feita de vigas de madeira maciça ou tijolos. O importante é garantir que o perímetro da estrutura principal corresponda ao da fundação.
Como fazer você mesmo
Os artesãos que desejam se dedicar ao máximo na criação de suas próprias obras acharão o desenho da estufa de Fedorov muito útil. Os dados estão disponíveis gratuitamente e serão extremamente úteis para calcular as dimensões e os materiais necessários.
A estrutura pode ser feita de madeira, mas seus componentes são volumosos e frágeis. Tubos de plástico também são uma opção, mas elementos de perfil metálico são a melhor escolha, pois são leves, resistentes e relativamente duráveis.
Para trabalhar, você precisará de:
- Tubos metálicos retangulares com 15 mm de espessura e 20 mm de largura em cada lado;
- dobrador de tubos;
- máquina de solda;
- dobradiças;
- peças de conexão na forma de parafusos e porcas;
- várias folhas de policarbonato;
- tingir;
- Habilidades mínimas para trabalhar com os equipamentos mencionados acima.
A estrutura metálica precisa ser pintada — isso serve como uma espécie de proteção para o material. A montagem é praticamente idêntica à de componentes pré-fabricados. Além disso, será necessário algum trabalho para moldar as partes arqueadas e soldá-las. Com atenção aos detalhes e leitura cuidadosa dos desenhos, a estufa Fedorov (também conhecida como "caixa de pão") durará pelo menos dez temporadas.





