Peculiaridades do cultivo da macieira Auxis, originária da Lituânia
Contente
Descrição da variedade
A nova variedade foi desenvolvida por especialistas do Instituto Lituano de Pesquisa em Fruticultura e Horticultura, através do cruzamento das variedades de maçã Grafenstein Red e Mackintosh. A Auxis é considerada exigente em termos de cuidados, mas isso é compensado pela produção de maçãs aromáticas e saborosas, com alta qualidade comercial. A descrição da variedade começa com a descrição da árvore. Esta cultivar atinge uma altura de 6 metros, com uma média de 4 metros. Possui copa arredondada, bastante compacta e moderadamente densa. A frutificação é mista. A floração é esperada na terceira quinzena de maio.
Essas macieiras necessitam de polinização cruzada com outras variedades que tenham o mesmo período de floração. Os frutos podem pesar em média de 90 a 140 gramas. Cada exemplar pesa entre 150 e 180 gramas. Tem formato achatado-arredondado ou de nabo. É coberto por uma casca lisa, de espessura média, com uma camada cerosa. As maçãs maduras são amarelo-claras com um característico tom vermelho-carmim na superfície. A polpa é amarela e firme.
As maçãs são suculentas, aromáticas e têm um agradável sabor agridoce, perfeito para sobremesas. Amadurecem em setembro. Se a colheita for atrasada, tendem a cair. Podem ser armazenadas até janeiro ou fevereiro. Refrigeradas, conservam o sabor até março.
Principais características
Jardineiros iniciantes sempre se interessam pelas características de uma variedade. Já a macieira com o nome incomum de Auxis produz frutos em uma taxa média. Os primeiros frutos podem ser colhidos de 5 a 6 anos após o plantio. A variedade é considerada, com razão, de alta produtividade. No entanto, a produção pode variar dependendo dos cuidados, como poda, fertilização, etc. Ela frutifica regularmente e é bastante resistente ao inverno. Prospera na região de Moscou, ou seja, na região central da Rússia, onde a resistência ao inverno é considerada média. A variedade também possui imunidade moderada à sarna, uma doença perigosa.
Pousar
O plantio pode ser feito na primavera, antes da abertura dos botões. O plantio no outono também é possível, mas certifique-se de aguardar pelo menos dois meses antes da primeira geada. Prepare a cova de plantio no outono, ou um mês antes, se o plantio estiver planejado para o outono. A cova deve ter aproximadamente 80 cm de profundidade e até 1 metro de diâmetro. É necessário um solo com acidez normal. A mistura para plantio geralmente consiste em solo fértil, matéria orgânica e fertilizantes minerais. Húmus, composto, cinzas e superfosfato são todos aceitáveis.
Entre as fileiras, é necessário deixar até 6 metros, e entre as plantas na mesma fileira, cerca de 4 metros.
Cuidado
Não é necessário adubar durante o primeiro ano de cultivo. Basta afrouxar a terra ao redor do tronco, remover as ervas daninhas e regar abundantemente. Recomenda-se regar uma macieira jovem com um balde de água para cada ano de vida da árvore. Após completar um ano, a rega deve ser feita três vezes: no início do verão, durante a maturação dos frutos e no final do outono. A adubação deve ser feita no outono, durante a aração, e também na primavera.
No outono, aplique potássio, superfosfato e composto. Na primavera, a árvore necessita de nitrogênio. Geralmente, a aplicação é feita em duas etapas. Dois terços do fertilizante são aplicados no início da primavera, antes da abertura dos primeiros botões, e o terço restante após o término da floração. Durante os três primeiros anos de cultivo, aplique o fertilizante a uma profundidade máxima de 20 cm. Posteriormente, aplique a uma profundidade de até 45 cm. Esta variedade também requer poda de formação da copa. A poda de rejuvenescimento pode aumentar o número de botões florais.
A poda de primavera (em março-abril) pode limitar o crescimento dos ramos mais velhos. Uma poda adequada é uma excelente medida preventiva contra doenças e pragas. No outono, pinte os troncos das árvores de branco para protegê-los de ataques de roedores e insetos. Ao cultivar macieiras em climas rigorosos, elas devem ser cobertas com mulch durante o inverno. Materiais como agulhas de pinheiro, folhas secas, húmus e composto são úteis para a cobertura morta.
Reprodução
Esta macieira é propagada por estacas de raiz ou alporquia. O primeiro método é bastante simples. As mudas crescidas podem então ser usadas para enxertia ou como porta-enxerto. O preparo das raízes geralmente é feito na primavera, antes do início da circulação da seiva. Estacas de 18 a 22 cm de comprimento devem ser colocadas em um recipiente com areia e mantidas em local fresco. Para propagar por alporquia, os ramos inferiores são curvados para baixo na primavera e presos com arame. Em seguida, são cobertos com terra e amontoados. Quando as novas plantas com seus próprios sistemas radiculares surgirem após o verão, elas podem ser retiradas da árvore-mãe e plantadas em seu local definitivo.
Dificuldades de crescimento
Esta variedade é suscetível à sarna, que é controlada com inseticidas, ao oídio (remova as partes afetadas e pulverize as partes restantes com uma solução de cal e enxofre), à podridão dos frutos (sem tratamento), à ferrugem (pode ser controlada com fungicidas) e à fumagina (tratada com calda bordalesa e uma solução de sabão de cobre). As pragas que afetam esta variedade incluem ácaros dos frutos, gorgulhos da macieira, traças do espinheiro, traças da maçã e lagartas enroladoras de folhas. Para prevenção, recomenda-se pulverizar as árvores com uma solução de ureia e produtos químicos na primavera.
Vídeo "Macieira Auksis"
Este vídeo mostrará a aparência de uma macieira e dos frutos da variedade Auxis.





