O que fazer se lebres roerem uma macieira no inverno?

Todo jardineiro, antecipando o inverno, precisa tomar uma série de medidas urgentes para preparar suas macieiras para a estação fria: as árvores precisam ser tratadas contra pragas, seus troncos pintados de branco e protegidos da geada. Mas suas macieiras enfrentam outro problema igualmente perigoso: roedores peludos chamados lebres, que adoram comer a casca das árvores frutíferas. Então, o que você deve fazer se as lebres roeram sua macieira? Como você pode salvá-la?

Como salvar uma árvore

Infelizmente, tratar macieiras jovens com casca roída é muito difícil. Afinal, se a árvore perde a casca durante a estação fria, as consequências serão graves. Existem várias maneiras de minimizar essas consequências:

  • Enxertia de casca. Este é um processo muito trabalhoso e complexo, que, no entanto, não garante a recuperação da macieira. Por esse motivo, esse método raramente é utilizado por jardineiros;
  • Poda drástica do tronco. Um método radical que consiste em cortar a árvore logo acima da gema mais baixa. O segredo é fazer isso antes que as gemas comecem a abrir, ou seja, antes que a seiva comece a fluir. Depois disso, o corte deve ser tratado com piche para evitar que o restante do tronco volte a brotar. É só isso; agora é só ter paciência e esperar pela próxima primavera: se as raízes da árvore roída pelas lebres forem fortes o suficiente, elas conseguirão formar um novo broto.

Assim, todas as opções de reanimação são bastante trabalhosas e arriscadas. Portanto, se na primavera você descobrir que suas macieiras foram devoradas por essas pragas peludas, é melhor não perder tempo e começar imediatamente a substituí-las por novas árvores.

A recuperação de árvores é uma tarefa trabalhosa e arriscada.

Proteção e preparação para o inverno

Portanto, se a questão de como curar uma árvore danificada é difícil de responder, vale a pena considerar a proteção do jardim contra lebres. Existem várias maneiras de impedir que lebres roam sua macieira. O que você deve fazer? Para começar, você pode envolver os troncos com uma tela de arame, certificando-se de que não fique muito apertada: isso impedirá que os roedores alcancem sua iguaria favorita. E se a árvore for muito jovem e seu tronco for fino, você pode envolvê-lo com uma garrafa plástica cortada. Com o mesmo propósito, a casca das árvores frutíferas é revestida com cal antes do inverno: esse método é eficaz não apenas contra lebres, mas também contra seus primos menores – os ratos.

É importante lembrar que o material de proteção da embalagem deve ser bastante denso – tela metálica, plástico ou feltro para telhados – já que as lebres podem mastigar facilmente materiais macios.

Mas deixe um pequeno espaço entre a proteção e o tronco: você não quer que o metal danifique a casca delicada. Como você pode ver, essas criaturas peludas e de orelhas compridas, aparentemente inofensivas, podem causar sérios danos ao seu jardim. Dada a complexidade do resgate de árvores, o melhor é fazer todo o possível para proteger suas macieiras desses visitantes indesejados do inverno.

Uma lebre pode causar danos ao seu jardim.

Vídeo: Como reparar uma macieira danificada

Este vídeo mostrará como salvar uma macieira danificada por roedores.

Pera

Uva

Framboesa