Como combater eficazmente a sarna da macieira
Contente
Descrição da doença
O combate à sarna começa sempre com a identificação da doença na árvore. No entanto, para identificar corretamente a doença, é importante entender o que é a sarna.
Essa doença é causada pelo ascomiceto Venturia inequalis. O patógeno está disseminado por toda a Federação Russa e também é comum na região de Moscou. O fungo ataca frutos e folhas. A sarna é mais comum em regiões com clima temperado e primaveras frias e úmidas. Se houver chuvas intensas no verão (especialmente em julho), a sarna da macieira pode infectar quase 90% das árvores.
A doença se espalha no início da primavera. Durante as chuvas da primavera, o fungo infecta ativamente os brotos jovens da macieira, aderindo à casca com sua membrana viscosa. Os seguintes fatores são necessários para o desenvolvimento de fungos:
- alta umidade;
- A temperatura está em torno de 12 graus.
A doença causa uma diminuição na produção e na qualidade dos frutos das macieiras. As maçãs afetadas têm má conservação, perdem valor rapidamente e apresentam uma aparência pouco atraente. A doença raramente mata a árvore, mas pode levar a danos causados por geadas. O controle da sarna em diversas macieiras é difícil, pois o patógeno pode se espalhar de uma árvore para outra. Portanto, a cura da sarna em macieiras é extremamente complexa. No entanto, o controle é eficaz com a abordagem correta.
Sinais e diagnóstico
A sarna da macieira é perigosa porque seus sintomas se assemelham aos de outras doenças (por exemplo, ao mofo). Portanto, é importante que os jardineiros saibam reconhecer a sarna em cada estágio de seu desenvolvimento. Os seguintes sintomas indicam que uma macieira está com essa doença:
- O aparecimento de manchas verde-oliva claras. São visualmente difíceis de notar. Este é o estágio inicial da doença. Desenvolve-se aproximadamente 14 a 20 dias após a abertura dos primeiros botões;
- Aparecem manchas castanhas nas folhas da macieira;
- Brotos, pedúnculos e ovários que foram infectados pelo patógeno ficam expostos à podridão;
- As folhas infectadas caem;
- As maçãs ficam pequenas e enrugadas.
Todas essas fases ocorrem na primavera e no verão (junho e julho). A fase final, a formação de esporos, ocorre no outono. Esses esporos podem reinfectar as plantações de frutos no inverno e na primavera. A infecção fúngica pode ocorrer em vários estágios de crescimento e desenvolvimento da árvore, e em qualquer região (também é comum na região de Moscou). Portanto, medidas de controle da doença devem ser tomadas imediatamente após a detecção dos primeiros sinais. Caso contrário, a doença se espalhará para os frutos.
A lista de sintomas a seguir ajuda a diferenciar esse tipo de doença de outras enfermidades:
- manchas redondas de cor verde-oliva;
- seu diâmetro é de 3 a 13 mm;
- Em estágios avançados da doença, as manchas ficam quase pretas;
- À medida que a fruta cresce, as manchas começam a rachar e ficam mais claras;
- inchaço da casca;
- morte dos brotos.
Como é muito difícil curar a sarna da macieira em estágios avançados, o tratamento deve começar assim que os primeiros sinais característicos forem detectados. Para garantir a detecção precoce, inspecione regularmente as árvores em busca dos patógenos que causam essa doença.
Medidas de controle
Muitos jardineiros iniciantes perguntam: "Como curar a sarna da macieira?" Essa é uma questão importante, já que existem várias maneiras eficazes de combater a sarna da macieira. Vamos analisar cada método mais detalhadamente.
Produtos químicos
Quando as árvores estão muito infectadas, os jardineiros usam vários tratamentos químicos para combater a sarna da macieira. Eles tentam usar esses tratamentos apenas quando outros métodos não são mais possíveis. Isso combate o patógeno de forma eficaz.
No entanto, para evitar danos às árvores, é preciso conhecer as seguintes regras para o uso de produtos químicos:
- Os produtos químicos devem ser usados em rotação. Ao escolher o que pulverizar, é melhor usar várias substâncias diferentes;
- Somente fungicidas classificados como classes de risco 3 e 4 podem ser usados no jardim. Produtos industriais não devem ser usados para tratar a doença;
- As árvores só podem ser pulverizadas com um pulverizador especial. A mistura deve ser distribuída uniformemente por toda a macieira. Portanto, pulverize um lado primeiro e depois passe para o outro.
- O processamento deve ser realizado somente com equipamento de proteção individual (máscara, luvas, etc.).
Existem também dicas sobre como aumentar a eficácia dos tratamentos químicos. Por exemplo, o tratamento da sarna da macieira deve ser combinado com medidas preventivas. Isso geralmente é feito no verão. Em infestações severas, as macieiras devem ser pulverizadas mensalmente.
Os seguintes fungicidas demonstraram ser os mais eficazes no combate a essa doença:
- Raek;
- Hórus;
- Gamair;
- Estroboscópico;
- Fitolavina (pertence à classe dos antibióticos).
Eliminar a doença com a ajuda deles é bastante fácil. Cada jardineiro decide por si qual dos remédios acima utilizar em seu jardim.
remédios populares
O método mais seguro para combater a sarna é o uso de remédios caseiros. No entanto, nem todo jardineiro sabe como tratar macieiras contra a sarna usando esses remédios. Essas soluções só podem ser usadas nos estágios iniciais da doença. É importante lembrar que as macieiras devem ser pulverizadas apenas com uma solução fresca, preparada em casa com os seguintes ingredientes:
- mostarda;
- Permanganato de potássio. Após o uso, podem aparecer manchas escuras inofensivas na madeira;
- Fertilizantes minerais. Devem conter nitrato ou sal de potássio, sulfato de potássio e nitrato de amônio;
- Ureia. Esta solução deve ser usada para pulverizar a árvore completamente no outono.
No entanto, esse tipo de proteção contra a sarna da macieira nem sempre é eficaz. Saber como tratar as macieiras com remédios caseiros pode ajudar a eliminar rapidamente esse fungo. Esse tratamento geralmente é realizado no início da primavera e costuma ser usado como medida preventiva.
Variedades resistentes à sarna
Para evitar preocupações sobre como tratar macieiras contra essa doença, o melhor é plantar variedades altamente resistentes. Essas variedades também são adequadas para o plantio na região de Moscou. No entanto, vale ressaltar que as variedades resistentes à sarna da macieira, tanto para a região de Moscou quanto para outras regiões, podem ser infectadas pelo patógeno se não receberem os cuidados adequados.
Em condições normais, as variedades de maçã imunes à sarna da macieira praticamente não são afetadas. No entanto, jardineiros experientes recomendam pulverizá-las com remédios caseiros como medida preventiva. Variedades de maçã imunes foram criadas através do cruzamento de variedades portadoras do gene da variante do Leste Asiático dessa fruta. Esse gene confere às árvores sua alta imunidade. Esse gene é chamado de "Floribunda".
Dentre as variedades de macieiras resistentes à sarna, destacam-se as seguintes:
- Bolotovskoye;
- Imrus;
- Kandil Orlovsky;
- Stroevskoe;
- Rico.
Ao cultivar essas variedades, praticamente não há problemas com sarna.
Prevenção
A melhor maneira de proteger as macieiras de diversas microfloras patogênicas é o tratamento preventivo. Este é realizado no outono e continuado na primavera.
As medidas preventivas incluem as seguintes ações:
- poda de galhos secos e danificados;
- Recolhimento de folhas caídas e outros resíduos de construção, com queima subsequente obrigatória;
- Tratar a casca com uma solução de sulfato de cobre ou calda bordalesa;
- pulverização de árvores com vários preparados biológicos (por exemplo, "Agat-25K").
Também é importante evitar a fertilização excessiva ou insuficiente, pois isso pode levar ao crescimento de fungos na árvore. Agora você sabe como é a sarna da macieira e como tratá-la. Existem várias maneiras de se livrar dessa doença, então cada jardineiro pode escolher o melhor método para suas necessidades.
Vídeo: Como combater a sarna da maçã
Neste vídeo você encontrará dicas úteis sobre como combater a sarna da macieira.








