Como plantar corretamente uma macieira no jardim

Para quem não consegue imaginar a vida sem jardinagem, as macieiras são de grande interesse. Todos os anos, com a chegada da primavera, ficamos ansiosos para renovar nosso jardim com novas plantas. E com razão: se você seguir as orientações corretas de plantio e escolher a época certa, suas jovens macieiras logo lhe darão a primeira colheita. Então, hoje vamos explorar como plantar uma macieira em casa da maneira correta para que ela prospere.

Como escolher a melhor época para plantar

É necessário plantar uma macieira antes que os botões se abram.

O plantio correto das macieiras deve ser feito antes do início da brotação. Caso contrário, se o plantio for feito mais tarde, o aumento repentino da temperatura pode afetar negativamente as mudas, fazendo com que percam rapidamente sua qualidade. Você pode determinar se o solo está pronto para o plantio de uma macieira usando uma pá de jardim comum: se a pá entrar no solo sem muito esforço, então chegou a hora.Assim que o solo descongelar completamente, será tarde demais para plantar mudas de macieiras: as árvores ficarão sem umidade, aumentando o risco de doenças. Além disso, o sol escaldante da primavera queimará impiedosamente as folhas jovens.

Selecionando uma variedade para sua região

Ao planejar o plantio de um pomar de macieiras e escolher as variedades de acordo com suas preferências, é importante considerar diversos fatores. Primeiro, o quão bem a variedade escolhida se adapta à sua região e, segundo, quais são seus indicadores de produtividade no seu clima. Outro fator importante na escolha de árvores frutíferas é o tempo de maturação dos frutos.

Ao escolher macieiras, é preciso levar em consideração o tempo de maturação dos frutos.

Os jardineiros distinguem vários grupos:

  • Macieiras de verão ou precoces – aquelas que dão frutos em agosto e não duram muito (por exemplo, a muito conhecida White Filling);
  • Maçãs de outono – o pico da frutificação ocorre em setembro. Essas maçãs podem ser armazenadas por cerca de um mês;
  • Inverno - a colheita é feita a partir do final de setembro, e essas frutas são armazenadas por quase seis meses.

Além disso, existem árvores vigorosas e semianãs, cuja diferença reside na altura e na largura da copa. Conhecer as diferentes variedades ajudará você a escolher a melhor opção. Por exemplo, as variedades de inverno não são adequadas para regiões mais ao norte (elas não terão tempo de amadurecer antes da chegada do frio).

Como selecionar a muda ideal

Antes de plantar uma macieira (ou várias macieiras) da variedade escolhida, é necessário selecionar uma muda de alta qualidade. Para garantir que o material de plantio crie raízes e atenda às suas expectativas, considere alguns pontos:

  • Procure comprar mudas de árvores frutíferas em fazendas ou lojas especializadas - dessa forma, você terá uma chance maior de obter uma árvore de alta qualidade e da variedade desejada;
  • A muda deve ter cerca de 1,5 m de altura, não apresentar danos visíveis na casca, ter vários ramos e um sistema radicular bem desenvolvido.

Recomenda-se a compra de mudas de macieiras em viveiros especializados.

Processamento das mudas antes do plantio

Para garantir que o plantio de mudas de macieiras em casa seja feito corretamente, é importante saber como prepará-las para o processo e não pular a poda.

É importante podar completamente a parte superior da muda, deixando alguns brotos que darão vida aos ramos laterais. A poda também deve incluir os brotos voltados para cima, caso contrário, eles desenvolverão ramos verticais que competirão com o tronco principal. Antes de plantar uma macieira, certifique-se de descobrir a altura máxima que a árvore pode atingir. Isso permitirá que você pode a muda corretamente e escolha o local certo para ela no pomar, facilitando os cuidados futuros em casa.

Preparo do solo

Para saber como plantar uma macieira corretamente, é importante seguir todas as etapas preparatórias à risca. Preparar a cova para o plantio da macieira em casa é um procedimento que deve ser concluído duas semanas antes do plantio. O tamanho da cova dependerá diretamente da variedade: se você escolheu uma árvore alta, prepare uma cova com aproximadamente 1 m de diâmetro e pelo menos 0,7 m de profundidade.

O tamanho da cova de plantio depende da variedade da macieira.

A profundidade de plantio para uma macieira de porte médio é de apenas 60 cm, com um diâmetro de cova de 1 m. Para árvores anãs, no entanto, uma cova de 50 x 90 cm é suficiente. Ao preparar a cova para o plantio da macieira, procure não misturar as diferentes camadas de solo: coloque a camada superficial, mais fértil, em uma direção e as camadas mais profundas na direção oposta. O fundo da cova deve ser afofado e forrado com uma camada de drenagem, como tijolos quebrados. Isso evitará a erosão do solo, preservando os nutrientes e minerais.

Instruções de plantio passo a passo

Quer saber como plantar uma macieira em casa corretamente, seguindo o padrão de plantio ideal? Forneceremos um guia detalhado com os principais passos:

  1. O fundo da cova de plantio, previamente cavada e preparada, é coberto com uma fina camada de solo fértil – isso fornecerá à macieira os nutrientes necessários.
  2. O solo fértil restante é misturado com fertilizantes minerais (sulfato de potássio e superfosfato) e o buraco é completamente preenchido com a mistura resultante, formando um pequeno monte.
  3. Bem no centro da pequena colina resultante, instalamos uma estaca para apoiar a muda e colocamos a própria árvore, endireitando cuidadosamente as raízes.
  4. Agora é hora de cobrir as raízes com terra, pressionando-a levemente. É importante garantir que o colo da raiz fique alguns centímetros acima da superfície do solo.
  5. Pronto, a árvore está plantada, só falta reforçá-la fixando-a perto do suporte e regá-la abundantemente.

Dicas de um jardineiro experiente

A macieira é uma árvore bastante despretensiosa.

A macieira é uma árvore relativamente fácil de cuidar; o plantio e os cuidados subsequentes não exigem muito esforço do jardineiro. Portanto, mesmo um iniciante pode realizar a tarefa facilmente, desde que se lembre de algumas dicas para o plantio de macieiras de jardim com sistema radicular fechado:

  • Para garantir que as árvores plantadas cresçam retas, elas precisam ser ancoradas com segurança. Para isso, instale três estacas de suporte perto do local de plantio da macieira, amarre a árvore a elas e deixe-a lá durante todo o verão ou até por mais tempo.
  • Não basta saber como plantar corretamente as mudas de macieiras; elas também precisam de cuidados adequados. Por exemplo, evite fertilizar as árvores com composto fresco (ou esterco) — isso aumenta o risco de doenças;
  • Antes de plantar a árvore, alimente o sistema radicular com uma solução fraca de verbasco e argila - esse "coquetel" impedirá que as raízes sequem;
  • Não se deve plantar árvores frutíferas misturadas;
  • Ao escolher o local de plantio, leve em consideração as características da macieira escolhida: você pode precisar de espaço extra para sustentar galhos muito espalhados em uma treliça.

E mais uma coisa: às vezes, jardineiros iniciantes, buscando revitalizar seu pomar, substituem árvores antigas por mudas novas. No entanto, jardineiros experientes não fazem isso. Então, é possível plantar uma macieira no lugar de uma antiga?

Ao plantar macieiras, é preciso seguir as regras de rotação de culturas.

A resposta é clara: você não deve fazer isso. As regras de rotação de culturas devem ser seguidas, e você não deve plantar frutas de caroço após frutas de caroço (ou frutas pomáceas após frutas pomáceas). Além disso, ao longo dos anos, a árvore anterior não só esgotou o solo, como também o forneceu com uma quantidade significativa de inibidores que não beneficiarão a planta jovem.

Vídeo: Plantando uma macieira

Este vídeo mostrará como plantar uma macieira corretamente.

Pera

Uva

Framboesa