Como cultivar uma macieira a partir de um galho em casa

Às vezes, uma árvore frutífera saudável sofre danos, restando apenas um galho pequeno ou grande. Nesse caso, um proprietário empreendedor pode se perguntar: como cultivar uma macieira a partir de um galho em casa? Seguindo estas instruções simples, você pode cultivar uma muda a partir de um galho danificado.

É possível cultivar uma macieira dessa maneira?

É possível cultivar uma macieira a partir de um galho? Essas árvores são consideradas difíceis de enraizar, então não será fácil. No entanto, existem diversas técnicas que podem ajudar no enraizamento de um galho.

Uma macieira pode ser cultivada a partir de um galho.

Qual a vantagem de cultivar mudas de macieiras a partir de ramos da planta-mãe? Preserva todas as suas propriedades e características. Esse tipo de propagação vegetativa permite manter árvores particularmente viáveis ​​e frutíferas por um longo período.

Nem todas as variedades podem ser enraizadas. Algumas podem sofrer abortos espontâneos severos quando diversos procedimentos são realizados nos ramos, enquanto outras não. Isso depende de uma série de fatores fisiológicos.

Outra característica das estacas feitas a partir de ramos de macieira é que elas não desenvolvem um sistema radicular profundo. Esta macieira pode ser plantada em locais inacessíveis a outras macieiras, por exemplo, perto de lençóis freáticos. No entanto, seu tamanho a torna vulnerável à seca e à geada.

Preparando estacas

A muda de macieira que você pretende transplantar vegetativamente deve ser cuidadosamente selecionada. Escolha um ramo saudável e sem ramificações da árvore frutífera. Dentre todos os ramos da copa, preste atenção naquele que está voltado para o sol. Os melhores candidatos para mudas de macieira para transplante são ramos de segundo ou terceiro ano com aproximadamente dois a três centímetros de diâmetro.

Preparando mudas de macieiras para o plantio no solo.

Após selecionar um galho, você precisa prepará-lo para a alporquia. Remova um anel de casca da superfície e retire quaisquer botões frutíferos presentes no galho. Uma estaca preparada dessa forma enraizará melhor e a árvore resultante se estabelecerá mais rapidamente no solo.

O ideal é cortar os galhos verdes de manhã cedo, adaptando-se aos padrões naturais de crescimento da macieira. Certifique-se de cortar o galho com o chamado calcanhar — a base do broto, localizada onde ele se bifurca. Com esse pequeno truque, as mudas enraízam duas vezes mais rápido.

Instruções passo a passo

Primeiro passo: Selecione um ramo para o transplante, seguindo as recomendações acima. Uma boa muda para uma futura macieira não deve ter mais de três anos, deve estar verde e saudável.

Passo dois: Remova os botões de frutos do ramo selecionado. Descasque cuidadosamente a casca no local do corte desejado.

Passo três: faça um corte na muda e, em seguida, quebre cuidadosamente o galho juntamente com o "calcanhar".

Passo quatro: Para aumentar a área de superfície para a formação de raízes, você pode proteger ou dividir o calcanhar em várias partes.

Plantio correto de árvores frutíferas

Passo cinco: Coloque a estaca em um frasco com água à temperatura ambiente. Para acelerar o crescimento das estacas, use estimulantes de crescimento ou fertilizantes. Outro método de enraizamento é cultivar estacas em batatas. Este método incomum já se mostrou eficaz na experiência de muitos agricultores. Remova todos os brotos da batata. Escolha uma batata grande e saudável. Em seguida, insira a estaca na batata e cubra com terra.

Para reter a umidade, você pode cobrir toda a planta com filme plástico. Em casa, o enraizamento também pode ser feito usando outros métodos. As opções descritas abaixo são adequadas para mudas já lenhosas. Você pode simplesmente enterrar o galho com cuidado em solo fértil, garantindo que receba água suficiente. Você pode usar um saco plástico para remover as mudas rapidamente sem danificar o sistema radicular. Você também pode usar uma caixa para armazenar os galhos em um local quente e úmido. Se o enraizamento estiver ocorrendo normalmente, os brotos devem começar a inchar no galho.

Sexto passo: as mudas saudáveis ​​devem ser plantadas em solo nutritivo para continuarem crescendo.

Cuidados adicionais

Após o plantio, a macieira precisa ser regada.

Ao cultivar uma macieira a partir de um galho, é importante lembrar que seu sistema radicular será mais suscetível a fatores ambientais do que o de macieiras cultivadas a partir de sementes. Durante dois a três anos, a árvore é cultivada em solo nutritivo. É importante fornecer à planta jovem água suficiente e evitar estresse. Trate suas plantas regularmente para prevenir diversas doenças. O ideal é cobrir bem essas árvores com plástico durante o inverno.

Em geral, os cuidados adicionais dependem da variedade da árvore-mãe. Siga as recomendações de cultivo e certifique-se de que o sistema radicular esteja saudável. Essas dicas ajudarão você a plantar com sucesso uma muda de macieira, que eventualmente se transformará em uma grande árvore e lhe dará frutos deliciosos.

Vídeo: "Macieira a partir de uma estaca"

Este vídeo mostrará como cultivar uma macieira a partir de uma estaca.

Pera

Uva

Framboesa