Descrição e cuidados com a macieira colunar Arbat
Contente
Descrição da variedade
A macieira Arbat é uma variedade colunar desenvolvida por produtores nacionais. A descrição da árvore inclui os seguintes pontos:
- A macieira cresce com um único tronco. Ela não se ramifica;
- O tronco é bastante denso;
- As folhas estão densamente distribuídas ao longo do tronco da árvore. Os rebentos laterais (brotações encurtadas) também se localizam nessa região. Os botões florais encontram-se no ápice desses rebentos.
A frutificação começa no segundo ou terceiro ano de vida. Aos cinco anos, a macieira produz uma colheita abundante e de alta qualidade. Com os devidos cuidados, uma árvore como esta pode render até 20 kg. Vale ressaltar que esta variedade é propensa à sobrecarga, pois a macieira Arbat, de formato colunar, não consegue distribuir os frutos entre os galhos. A colheita das maçãs começa no início do outono. No entanto, leva cerca de um mês para que as maçãs atinjam a maturação ideal para o consumo. As frutas podem ser armazenadas até o Ano Novo.
Principais características
A frutificação ocorre nos anéis. Nessa época, a árvore se assemelha a uma guirlanda adornada com frutos vermelhos. As maçãs dessa variedade são de tamanho médio, pesando aproximadamente 110 gramas.
Os frutos desta variedade são caracterizados pelos seguintes parâmetros:
- Formato arredondado-alongado com base afilada;
- A casca tem uma cor cereja uniforme e intensa, além de um brilho lustroso;
- Polpa suculenta, de cor creme;
- O sabor é doce com uma acidez agradável;
- Os frutos têm um aroma característico de maçã.
As macieiras Arbat possuem as seguintes características:
- frutificação precoce;
- resistência ao inverno;
- bom sabor das frutas;
- boa frutificação;
- autofertilidade;
- Excelente resistência a diversas doenças e pragas.
Devido à sua aparência incomum e maçãs deliciosas, a variedade Arbat é hoje muito popular entre jardineiros de todo o mundo.
Cuidando de uma variedade colunar
Como a macieira Arbat tem formato colunar, para garantir uma frutificação abundante e duradoura, ela requer cuidados abrangentes. Esses cuidados devem ser adequados à época do ano.
Os cuidados de primavera envolvem as seguintes etapas:
- Poda. Esta poda é realizada antes do início da circulação da seiva e do inchaço dos botões. Este tipo de poda é preventivo, removendo danos que se desenvolveram durante o inverno. A poda também ajuda a remover parasitas que hibernaram no tronco, bem como potenciais fontes de infecção.
- cobertura do solo. Nessa fase, são utilizados fertilizantes nitrogenados;
- Regulação da frutificação. Este procedimento é realizado durante o período de brotação. Em mudas recém-plantadas, todos os botões florais formados devem ser removidos; em plantas de dois anos, devem ser deixadas 10 flores. Posteriormente, as árvores devem ser aclimatadas gradualmente à carga de frutos.
- rega;
- afrouxando o círculo do tronco da árvore.
Vale ressaltar que, ao cultivar essa variedade em porta-enxerto clonal, o desbaste não é recomendado, pois pode danificar as raízes da planta. Além disso, nesse caso, a cobertura morta do solo também não é recomendada. Recomenda-se o plantio de grama no solo. Para isso, utiliza-se adubação verde.
Durante os meses de verão, os cuidados com a macieira colunar são realizados da seguinte forma:
- No início do verão, são adicionados fertilizantes minerais ao solo;
- Assim que os ovários começam a aparecer, a colheita é racionada novamente. Isso reduz pela metade o número de ovários e, consequentemente, de frutos pequenos, no início da vida de uma árvore jovem;
- As macieiras são inspecionadas regularmente para detectar os primeiros sinais de doenças ou pragas. Os tratamentos químicos são permitidos no máximo um mês antes da colheita.
- No final do verão, a macieira é adubada com nitrogênio, potássio e fertilizantes orgânicos.
Para proteger a árvore do congelamento, as quatro folhas superiores devem ser podadas, deixando apenas 1/3 do seu comprimento original. No outono, a preparação da macieira para o inverno envolve os seguintes passos:
- Adiciona-se fertilizante ao solo para restaurar a força da árvore antes da próxima estação;
- Tratamento preventivo do tronco contra fungos e parasitas;
- Poda sanitária (realizada se necessário).
Antes da chegada da geada, a macieira é coberta com galhos secos de abeto. Essa cobertura protegerá o tronco dos roedores.
Prós e contras
A lista de características positivas desta variedade inclui os seguintes pontos:
- compacidade. Uma árvore ocupa aproximadamente meio metro;
- crescimento lento;
- amadurecimento no final do verão;
- boa frutificação anual (em idade jovem);
- resistência ao inverno;
- boa imunidade a diversas pragas e doenças;
- Bela variedade ornamental de macieira.
Como podemos ver, a lista de vantagens aqui é impressionante. No entanto, mesmo esta variedade tem suas desvantagens. As desvantagens mais óbvias desta variedade incluem:
- curto prazo de validade da colheita;
- As maçãs diminuem de tamanho quando sobrecarregadas;
- baixa transportabilidade;
- As árvores vivem de 14 a 17 anos.
Os cuidados adequados ajudarão a atenuar, em certa medida, algumas das desvantagens da macieira Arbat. Agora você sabe o que é a macieira colunar Arbat e como cuidar dela ao longo do ano.
Vídeo "Macieira Colunar Arbat"
Neste vídeo, você encontrará informações úteis sobre a macieira colunar Arbat.





