Descrição e cuidados com a variedade de macieira Red Early.
Contente
Descrição da variedade
A variedade de maçã Krasnoe Ranneye foi desenvolvida por um grupo de melhoristas do Instituto Russo de Pesquisa de Fruticultura Michurin, através do cruzamento da antiga variedade canadense Melba com a variedade nacional Vesna, relativamente resistente à geada. O novo híbrido herdou todas as melhores qualidades de seus pais, exceto a resistência à geada. Por esse motivo, nunca se adaptou a regiões com invernos rigorosos, mas prospera em climas continentais temperados e do sul.
Árvores desta variedade caracterizam-se pelo seu vigor moderado e porte compacto. A copa é organizada, de densidade média e arredondada, tornando-se mais espalhada com a idade, mas facilmente controlada com podas de formação. Os ramos estão dispostos em ângulo quase reto com o tronco. A casca é castanha com um ligeiro tom amarelado, e os rebentos jovens são pubescentes. As folhas são de tamanho médio, com pecíolos longos e sem estípulas. Estas macieiras florescem no início de maio; as flores são de tamanho médio, brancas e rosadas quando em botão.
Os frutos não são grandes (75–90 g), mas têm uma aparência externa muito marcante. São maçãs redondas ou truncadas-cônicas, com formato regular e superfície lisa. A casca é amarelo-clara, mas, quando maduras, adquire um tom vermelho-escuro com uma espessa camada cerosa, o que as torna particularmente atraentes. A polpa é cremosa, avermelhada sob a casca, de firmeza média, muito suculenta e com um sabor refrescante, ideal para sobremesa (10,7% de açúcar, apenas 0,58% de acidez).
Principais características
A maçã Krasnoe Rannee é uma variedade de verão de maturação precoce — o período de frutificação começa no final de julho e dura até meados de agosto. As maçãs amadurecem de forma irregular e os frutos maduros caem rapidamente, por isso recomenda-se colhê-las ainda jovens, de preferência deixando-as descansar por uma semana para que desenvolvam completamente seu sabor e aroma. A fruta é destinada principalmente ao consumo in natura, mas, recém-colhidas, são ideais para fazer suco. Elas têm uma vida útil curta — de 3 a 4 semanas na geladeira.
As macieiras da variedade Red Early não necessitam de polinização, começam a frutificar cedo (no 4º ou 5º ano) e são bastante produtivas. A produção de uma árvore de 7 anos é de aproximadamente 27 kg. Não é muito, mas considerando o pequeno porte das macieiras e a frutificação regular (sem período de repouso), é bastante impressionante. A resistência ao frio da variedade é mediana — sem abrigo, as árvores não sobrevivem a invernos rigorosos. As macieiras são frequentemente atacadas por pragas e, em condições de alta umidade, são suscetíveis à sarna e ao oídio.
Plantio e cuidados
Como mencionado anteriormente, as macieiras não toleram bem geadas severas, portanto, não devem ser plantadas em regiões com climas rigorosos. Para o plantio, selecione um local ensolarado no jardim, de preferência com solo solto e fértil. O sistema radicular das mudas é compacto, então os buracos para o plantio devem ser rasos, uma camada de fertilizante deve ser colocada no fundo e a árvore deve ser plantada de acordo com o esquema padrão.
As macieiras não exigem muitos cuidados. Na primavera, precisam ser podadas e adubadas com uma mistura de nitrogênio. Durante períodos de calor extremo, as árvores precisam ser regadas. Ao longo da estação, é necessário soltar e manter a área do tronco da árvore limpa e, no outono, cobri-la com uma camada espessa de cobertura morta para evitar que as raízes congelem no inverno.
Pragas e doenças
As macieiras da variedade Red Early são suscetíveis a diversas doenças e frequentemente atacadas por pragas como a traça-da-maçã, a cigarrinha-verde, mariposas, lagartas-enroladoras e pulgões. Para proteger as árvores dessas pragas, devem ser tomadas medidas preventivas. O método mais simples e acessível é a pulverização das árvores com inseticidas e fungicidas à base de cobre, como a calda bordalesa ou o sulfato de cobre. Esse tratamento deve ser realizado de duas a três vezes por temporada: sempre antes da brotação, antes da floração e após a colheita.
Caso as macieiras adoeçam, o tratamento dependerá do tipo de doença:
- Os seguintes produtos são eficazes contra o oídio: “Hom”, “Skor”, “Fitoverm” (usar conforme as instruções);
- Para crostas, você pode usar Topaz ou enxofre coloidal;
- Em caso de apodrecimento da fruta, as frutas danificadas devem ser removidas o mais rápido possível.
A fumigação das macieiras com pó de tabaco ajuda a eliminar as cigarrinhas, a pulverização da copa com clorofós (solução a 0,7%) combate a traça-da-maçã, uma solução de "Nitrofen" é eficaz contra os enroladores de folhas e os pulgões nas folhas podem ser eliminados com um remédio caseiro: tintura de tabaco ou absinto.
Prós e contras
As seguintes qualidades podem ser atribuídas às vantagens da variedade Red Early:
- compacidade e caráter decorativo das macieiras;
- Cores brilhantes e belas das frutas;
- sabor maravilhoso de sobremesa;
- boa resistência ao calor e à seca;
- amadurecimento precoce (quase em pleno verão).
A variedade apresenta tantos pontos negativos quanto positivos:
- Frutos pequenos que ficam ainda menores quando sobrecarregados com colheitas;
- amadurecimento desigual e queda de maçãs;
- baixo rendimento;
- Curto prazo de validade das frutas;
- baixa resistência ao inverno;
- resistência média a doenças e pragas.
Apesar de suas muitas desvantagens, jardineiros e consumidores têm se mostrado extremamente positivos em relação a essa variedade. Muitos apreciam o sabor refrescante e adocicado da fruta e, embora não seja adequada para cultivo comercial, representa uma excelente oportunidade para pequenos produtores rurais colherem suas primeiras maçãs. Os cuidados adequados com a árvore minimizarão as fragilidades da variedade, permitindo que desfrutem de uma colheita deliciosa e abundante.
Vídeo: "Diretrizes para o cuidado com macieiras"
Este vídeo vai te ensinar como cuidar adequadamente de macieiras no seu jardim.





