Como plantar e cultivar uma macieira-de-mel da variedade Medunitsa no seu jardim.

Dentre as diversas culturas frutíferas, a macieira é considerada a menos exigente em termos de condições de cultivo e cuidados. Por esse motivo, essa árvore frutífera é cultivada em quase todos os jardins. A macieira Medunitsa, cujas características de cultivo serão abordadas neste artigo, é muito apreciada por suas qualidades ornamentais e de qualidade.

História e características da macieira Medunitsa

Na década de 1930, Sergei Ivanovich Isaev, professor e biólogo renomado nos círculos da horticultura, começou a desenvolver uma nova variedade de fruta. Através do cruzamento seletivo das variedades de maçã Welsi e Cinnamon Striped, ele conseguiu desenvolver uma variedade resistente à geada, que recebeu o nome de Medunitsa. Outros nomes populares para essa fruta incluem Medovka, Medovitsa e Medovaya.

A macieira Medunitsa é cultivada em todas as regiões da Rússia.

Descrição da árvore

Cultivada em porta-enxerto de semente, esta macieira caracteriza-se por um crescimento vigoroso. Uma árvore adulta pode atingir 7 metros de altura, com uma copa piramidal e ampla. A variedade apresenta folhagem e produção de brotos acima da média.

Os ramos robustos e ligeiramente pendentes são densamente cobertos por folhagem. A casca dos brotos tem uma tonalidade cinza-oliva. As folhas são verde-escuras, de formato oval alongado com uma curvatura central. A macieira é particularmente vistosa durante a floração, com grandes flores brancas que cobrem quase toda a copa. A pulmonária é altamente ornamental, o que a torna uma escolha popular para o paisagismo.

Qualidades comerciais e de sabor das frutas

As maçãs Medunitsa têm um formato redondo regular. Maçãs cônicas são muito menos comuns. Uma maçã madura pesa entre 100 e 150 g. Na maturação, a casca é amarelo-esverdeada com listras vermelho-alaranjadas distintas. Quando completamente madura, a fruta é vermelha brilhante ou amarelo intenso com um característico tom escarlate.

A polpa desta variedade é densa e suculenta. As maçãs Medunitsa têm um sabor delicadamente doce, praticamente sem acidez. Uma característica distintiva desta variedade é o seu agradável sabor residual de mel.

Amadurecimento e frutificação

Devido à densa copa, observa-se um amadurecimento irregular dos frutos. Assim, a macieira de verão frutifica de agosto a setembro, enquanto a macieira de inverno frutifica do final de setembro até meados de outubro.

A pulmonária é uma variedade autofértil. No entanto, para aumentar a frutificação, jardineiros experientes recomendam a polinização cruzada. As seguintes variedades são utilizadas como polinizadoras: Pobeda (Vitória), Korichnoye Polosatoye (Listrada de Canela) e Anis Sverdlovsky (Anis de Sverdlovsk).

Essa variedade frutifica tardiamente. A primeira colheita de uma macieira cultivada em porta-enxerto de semente só ocorre no quinto ou sexto ano. A árvore produz frutos ativamente por 50 a 60 anos.

Produtividade e aplicação de frutos

A macieira Medunitsa produz tradicionalmente cerca de 120 a 170 kg de frutos comestíveis. A sua durabilidade média em adega ou porão é de até 3 a 4 meses. Note-se que o aroma e o sabor adocicado persistem por, no máximo, 2 semanas após a colheita.

Suculentas e aromáticas, essas maçãs são consumidas frescas. A fruta é usada na culinária para fazer compotas, sucos, conservas, geleias e marmeladas.

Variedades da variedade

Existem diversas variedades de macieira Medunitsa: de verão, de inverno e as cultivadas em porta-enxerto anão. Vejamos as principais características de cada tipo de árvore frutífera.

Pulmonária de verão

É caracterizada por uma alta produtividade — uma única árvore pode render aproximadamente 80 kg de frutos. As maçãs são doces e suculentas, com um agradável aroma de mel. Infelizmente, os frutos colhidos entre agosto e setembro perdem rapidamente o sabor e a qualidade comercial. A vida útil não ultrapassa 1,5 meses.

A pulmonária de verão é altamente decorativa.

Pulmonária de inverno

A variedade de inverno é popular entre os jardineiros das regiões sulistas. Esta árvore frutífera produz uma colheita tardia de maçãs suculentas e doces. Os frutos são adequados para armazenamento a longo prazo e transporte a longa distância.

Pulmonária em porta-enxerto anão

Em pequenos terrenos, utiliza-se o cultivo em porta-enxertos anões. A árvore frutífera atinge uma altura máxima de 2,5 m. A frutificação ocorre precocemente, aproximadamente três anos após a enxertia. A produtividade e a qualidade dos frutos são elevadas.

Vídeo "Uma breve visão geral da macieira Medunitsa"

Este vídeo apresenta as principais características da variedade.

Vantagens e desvantagens da variedade

Vantagens:
  • a aparência impressionante da árvore;
  • alta taxa de sobrevivência das mudas;
  • autopolinização;
  • colheita abundante;
  • ausência de frutos caídos;
  • altas qualidades de consumo das frutas;
  • boa transportabilidade;
  • Resistência à sarna e a vários tipos de podridão.
Imperfeições:
  • a necessidade de poda frequente da copa;
  • amadurecimento desigual dos frutos;
  • Perda do aroma característico do mel durante o armazenamento;
  • Prazo de validade curto.

Características do plantio e cultivo da macieira Medunitsa

A macieira Medovitsa é altamente adaptável e fácil de cuidar. No entanto, conhecer algumas diretrizes de plantio e cultivo ajudará a aumentar a frutificação e a produção.

Como plantar uma macieira

Nas regiões central e sul da Rússia, as mudas são plantadas ao ar livre no outono, aproximadamente 2 a 3 semanas antes da chegada das geadas. Na Sibéria, nos Montes Urais e no Extremo Oriente, é melhor adiar o plantio para a primavera.

padrão de plantio de mudas de macieira
Para evitar que o material de plantio se deteriore, ele é baixado para o porão e coberto com terra misturada com turfa e areia de rio.
Conselho do autor

Uma área ensolarada e bem aquecida do jardim é ideal para o plantio e cultivo de árvores frutíferas. A construção de muros e cercas pode oferecer proteção contra o vento e correntes de ar. Ao plantar várias mudas, mantenha uma certa distância entre as covas e as fileiras.

  • Macieiras em porta-enxertos anões – espaçamento de 4 a 5 m entre linhas e de 1,5 a 2,5 m entre covas;
  • Macieiras em porta-enxertos vigorosos – espaçamento de 6 a 8 m entre linhas e de 4 a 6 m entre covas.

O solo adequado é um solo franco-argiloso bem drenado e permeável. Para melhorar a fertilidade do substrato, aplique um fertilizante pré-plantio, misturando turfa, húmus, composto de folhas e terra de gramado em proporções iguais.

Cuidados com plantações de frutas

A pulmonária caracteriza-se por uma elevada tolerância à seca. Na ausência de temperaturas extremamente elevadas, a árvore não deve ser regada mais do que uma vez a cada 7-10 dias. Se o verão for quente, a frequência de rega aumenta para uma vez a cada 4-5 dias. Devem ser colocados entre 20 e 40 litros de água decantada por baixo de cada macieira.

Árvores jovens de macieiras que ainda não produzem frutos são adubadas com ureia e fertilizantes nitrogenados. Árvores frutíferas são fertilizadas com cloreto de potássio (0,5 xícara para cada 10 litros de água) e superfosfatos (2 colheres de sopa por balde de água). Fertilizantes minerais complexos, como o Kemira Lux, são frequentemente usados ​​para a nutrição de árvores frutíferas.

Os fertilizantes são aplicados ao redor da borda do círculo formado pelo tronco da árvore.

A poda de rejuvenescimento e modelagem é realizada no início da primavera, antes que os botões comecem a se abrir. Os ramos enfraquecidos pelo inverno e aqueles que crescem para dentro são removidos. Não mais do que 5 a 7 brotos frutíferos saudáveis ​​são deixados na árvore.

Todos os anos, no outono, após a colheita, a copa é podada. Os galhos secos e danificados são cortados até atingir o tecido vivo, e os cortes são selados com resina de jardim.

Inverno de uma árvore

A pulmonária possui alta tolerância ao frio, chegando a temperaturas em torno de -33°C. Essa planta frutífera é cultivada em jardins na Sibéria e nos Montes Urais. A proteção da planta só é necessária durante invernos com pouca neve. A área ao redor do tronco é generosamente coberta com turfa, folhas secas caídas e pequenos galhos de pinheiro.

A macieira não precisa de abrigo no inverno.

Proteção contra doenças e pragas

Uma característica única da macieira Medunitsa é a sua elevada resistência a insetos nocivos e a diversas doenças, incluindo a sarna. Para prevenção, a planta é pulverizada periodicamente com uma solução de calda bordalesa a 3% ou enxofre coloidal diluído em água.

Opiniões de jardineiros

"Todo jardim deveria ter uma macieira. Escolhemos a variedade de inverno Medunitsa. Sua vantagem é a colheita tardia de maçãs suculentas e saborosas. Comemos a fruta fresca e também a usamos para fazer compotas e sucos para o inverno."

"A macieira Medunitsa é uma cultura frutífera única, pois pode ser cultivada até mesmo em regiões com climas rigorosos. A planta resiste a geadas severas, recupera-se rapidamente na primavera e presenteia com uma colheita abundante de maçãs deliciosas."

A variedade Medunitsa é adequada para o cultivo por jardineiros amadores iniciantes. A planta não requer rega abundante nem fertilização frequente. A poda oportuna e a pulverização preventiva para evitar doenças e insetos são os principais cuidados com esta cultura frutífera.

Pera

Uva

Framboesa