Características da macieira anã Melba

Durante décadas, a macieira Melba desfrutou de merecida popularidade entre jardineiros e apreciadores de maçãs, apesar de sua baixa resistência ao inverno e suscetibilidade a doenças. A variedade Melba recebeu o nome de uma diva da ópera australiana e foi desenvolvida no Canadá. Este artigo descreve as principais características da variedade e as recomendações de cultivo.

Descrição da variedade

As macieiras anãs crescem até 2 metros de altura, com uma copa arredondada e ligeiramente elevada que se desenvolve com a idade, e durante os primeiros anos assemelham-se a árvores colunares. A altura da árvore e o período de frutificação dependem do porta-enxerto em que a variedade é enxertada. Por exemplo, em um porta-enxerto de semente, a Melba (ou Malba) cresce até 4 metros, começa a frutificar no sexto ano e vive até 20 anos, diminuindo gradualmente a produção após o décimo ano. Uma macieira anã produz seus primeiros frutos aos 4 anos de idade e vive por no máximo 15 anos.

A macieira Melba produz sua primeira colheita aos 4 anos de idade.

O tronco e os ramos das árvores jovens são lisos, com um tom avermelhado, e os brotos são ligeiramente pubescentes. Com a idade, a casca adquire uma tonalidade marrom-alaranjada. As folhas são alongadas, verde-escuras, brilhantes e serrilhadas, convexas quando jovens e côncavas na maturidade. As flores são grandes, brancas e rosadas, e têm uma fragrância muito agradável.

Os frutos são de tamanho médio, pesando entre 120 e 160 gramas. Sua cor base é verde, com um tom avermelhado listrado que cobre quase metade da maçã, pontilhado por pequenas manchas claras. Uma camada cerosa confere uma leve tonalidade azulada. As maçãs são redondas, ligeiramente alargadas na base, e a casca é fina e delicada, porém bastante resistente.

Principais características

A descrição da variedade indica floração precoce, que, dependendo da região, pode ocorrer de abril a maio. Os frutos amadurecem em agosto, mas se o verão foi frio, o amadurecimento completo pode levar até meados de setembro. A frutificação começa aos quatro anos, mas a árvore pode começar a florescer no segundo ano. O ideal é colher os botões para permitir que a macieira desenvolva força suficiente para produzir seus primeiros frutos. Após seis anos, é possível obter 30 kg de frutos; uma árvore madura pode render até 50 kg. Depois de dez anos, a colheita torna-se irregular.

Uma macieira adulta produz até 50 kg de frutos.

Além das excelentes avaliações, há queixas sobre a baixa resistência ao frio e a falta de resistência à sarna. Os cientistas criaram muitas variedades baseadas nessa cultivar, incluindo o conhecido clone Melba Red, ou macieira Melba Red, que apresenta uma coloração rosada intensa em toda a maçã e excelente resistência a doenças fúngicas. No entanto, descreveremos uma árvore anã da cultivar principal, cujo plantio e cuidados são de interesse para muitos jardineiros em todo o país.

Cultivo e cuidado

A variedade Melba, ou mais precisamente a macieira Melba, desenvolve-se bem nas regiões sul e central do país. Não é recomendada para cultivo nos Montes Urais, Sibéria e Extremo Oriente devido aos invernos rigorosos, mas alguns jardineiros conseguem obter excelentes colheitas protegendo cuidadosamente a árvore durante o inverno. A muda deve ser plantada em um local ensolarado, porém protegido dos ventos do norte; um local adequado seria uma encosta com lençol freático profundo. A Melba não tolera solos pesados ​​ou encharcados. O solo deve ser leve o suficiente para permitir a penetração de água e ar, neutro ou ligeiramente alcalino. As plantas devem ser plantadas com pelo menos 2 metros de distância entre si, e outras variedades polinizadoras que florescem na mesma época devem ser cultivadas nas proximidades.

É melhor plantar a macieira Melba em meados de setembro.

 

O ideal é plantar a muda em meados de setembro para que ela tenha tempo de se estabelecer antes da geada. Cave um buraco de até 1 m de largura e 90 cm de profundidade cerca de duas semanas antes do plantio. Adicione bastante fertilizante — esterco curtido, composto orgânico, cinzas de madeira, superfosfato, sulfato de potássio e, se o solo for ácido, farinha de dolomita. Mergulhe as raízes da muda (se expostas) em água no dia anterior ao plantio e, pouco antes de colocá-las no buraco, mergulhe-as em uma pasta de argila e esterco. Crie uma camada de drenagem no fundo do buraco, finque uma estaca, adicione terra e fertilizante, regue, coloque as raízes, cubra, compacte e regue abundantemente. Após a rega, o colo da raiz deve ficar de 6 a 9 cm acima do nível do solo.

Durante os primeiros 3 a 4 anos, a copa é moldada por meio de podas na primavera. Os cuidados subsequentes consistem em regar, capinar, afofar o solo e fertilizar.

Após a rega, a área ao redor do tronco da árvore pode ser coberta com cobertura morta. No outono e na primavera, é essencial cavar e remover os restos de plantas. Fertilizantes minerais e orgânicos devem ser aplicados diversas vezes durante a estação.

Colheita e armazenamento

Maçãs saborosas e saudáveis ​​são colhidas de agosto a setembro e podem ser armazenadas na geladeira por até duas semanas. Se estiverem ligeiramente verdes (antes de a cor base ficar amarela), podem ser armazenadas até janeiro em adegas, dispostas em camadas em caixas de madeira. As camadas são intercaladas com serragem, papel ou areia.

As maçãs são colhidas de agosto a setembro.

Essas maçãs agridoces, com um maravilhoso aroma de caramelo, são consumidas frescas, cozidas e usadas para fazer sucos e licores. Seu alto teor de açúcar (mais de 10%) e ácido ascórbico (mais de 13 mg) conferem à polpa branca, crocante e de textura fina um sabor maravilhoso.

Doenças e pragas

Infelizmente, a variedade Melba é frequentemente atacada por pragas e doenças. Ela sofre com sarna, oídio, citosporose, podridão dos frutos, seca dos ramos, cancro negro e outras doenças. Também pode ser atacada por traças-da-maçã, lagartas-enroladoras, cochonilhas, besouros-das-flores e moscas-serra. Tratamentos especiais são necessários para a prevenção e o controle dessas pragas.

Para combater as doenças das macieiras, é necessário utilizar meios especiais.

É muito importante remover os detritos vegetais ao redor da árvore, cavar o solo e saturá-lo com água e fertilizante em tempo hábil para aumentar sua resistência.

Prós e contras

Uma árvore compacta de crescimento rápido, com boa produtividade, que produz frutos saudáveis ​​e atraentes que podem ser armazenados e transportados sem perdas — esta variedade tem muitas vantagens. O sabor maravilhoso dessas maçãs nunca enjoa, e elas são cultivadas para consumo doméstico e para venda onde o clima permitir. No entanto, as desvantagens também são significativas: baixa resistência à geada, suscetibilidade à sarna e outras doenças, necessidade de cultivar outras variedades por perto como polinizadoras e colheitas irregulares após certa idade.

Vídeo«Macieira Melba»

Neste vídeo você encontrará informações interessantes sobre a macieira Melba.

Pera

Uva

Framboesa