É possível enxertar uma macieira em outra macieira? E como fazer isso corretamente?
Contente
É possível enxertar uma macieira em outra macieira?
Árvores frutíferas podem e devem ser enxertadas. Este procedimento acelera o processo de crescimento: para evitar o cultivo de uma árvore inteira, basta enxertar um ramo da variedade desejada em uma macieira mais velha. Isso elimina o risco de coelhos, pois as variedades silvestres possuem um sistema radicular forte e resistente a doenças e pragas, enquanto os ramos das novas variedades produzirão frutos grandes e suculentos. Quase qualquer variedade pode ser enxertada em uma árvore que não seja da mesma espécie (também conhecida como "enxertia silvestre").
Muitos métodos de enxertia foram desenvolvidos até hoje. O uso de cada um dependerá diretamente do seu objetivo e da árvore que você possui. Por exemplo, alguns jardineiros particularmente engenhosos fazem enxertia em cascas e até mesmo em tocos.
Para que a planta crie raízes com sucesso, essas manipulações devem ser realizadas em tempo hábil. Em geral, o enxerto correto de todos os tipos de macieiras é uma ciência complexa, cujo conhecimento ajudará você a obter uma colheita deliciosa.
Cronograma de vacinação
Qual a melhor época para enxertar uma macieira? Não é à toa que a enxertia dessas árvores é chamada de "enxertia de primavera". Todos os procedimentos são melhor realizados na primavera. O melhor momento para enxertar é antes que a seiva comece a fluir pelas veias da árvore. Portanto, a melhor época para enxertar uma macieira na primavera é abril.
A segunda pergunta é: qual o melhor horário para enxertar uma macieira? O ideal é fazer isso de manhã cedo, quando ainda é possível evitar a luz solar direta. Outro motivo para enxertar de manhã cedo é que a seiva da árvore começa a fluir abundantemente após despertar, permitindo que o enxerto crie raízes mais rapidamente.
Como escolher uma variedade
Infelizmente, algumas variedades podem ser vegetativamente incompatíveis. Portanto, antes de aprender como enxertar sua árvore, é importante entender as opções disponíveis.
Vale ressaltar que a enxertia geralmente é feita entre uma variedade de frutos silvestres e outra. No entanto, também pode ser feita em outras espécies da mesma família, como sorveira, ameixa-cereja, pera, marmelo ou arônia. Contudo, essas enxertias são de curta duração e podem causar diversos problemas, incluindo frutos menores e, às vezes, perda de forma, aroma e sabor.
No entanto, esses tipos de enxertos podem corrigir algumas das características da árvore. Por exemplo, o enxerto de marmelo produz uma planta muito frutífera, enquanto o enxerto de sorveira produz frutos pequenos. Esses experimentos visam economizar espaço, para que outra árvore de cor rosada não precise ser cortada para plantar uma macieira.
Ao escolher uma variedade de porta-enxerto, concentre-se no sabor e nas condições de cultivo. Algumas variedades crescem muito mal sem porta-enxerto devido ao seu sistema radicular frágil.
Métodos de enxertia
Já abordamos quando a enxertia é apropriada. Agora, vamos responder à pergunta: quais são os diferentes métodos para enxertar diferentes variedades de macieiras?
A enxertia por fenda consiste em cortar um ramo da árvore na qual se deseja fazer o enxerto. Faça um corte longitudinal e insira o enxerto diretamente na fenda. Para fixar o enxerto com mais segurança, amarre bem o local do enxerto com uma corda.
A divisão parcial é um método mais seguro. A profundidade da divisão é de apenas três centímetros. Este método não causa traumas significativos à árvore e pode ser usado até mesmo em galhos finos.
Um corte angular é feito separando um ramo jovem da árvore-mãe e fazendo um pequeno corte na lateral. Tente reproduzir esse formato no pecíolo e pressione-os firmemente, prendendo-os com segurança. Com o tempo, o ramo lateral é podado.
Você pode até mesmo fixar as estacas sob a casca em um toco. Faça cortes longitudinais na casca, insira as estacas e prenda tudo com filme plástico.
A enxertia por gema é o processo de enxertar uma árvore usando uma gema. Um método envolve pegar uma gema cortada com um pedaço de casca e colocá-la em um entalhe em forma de T na madeira.
Dicas do jardineiro
Para garantir uma enxertia bem-sucedida, é necessário conectar firmemente o porta-enxerto e o enxerto, e então remover cuidadosamente a ferramenta para que a fenda se feche.
Para garantir uma vacinação mais rápida, é necessário preparar o material de vacinação com pelo menos um dia de antecedência. Recomenda-se armazenar as mudas em local úmido e fresco.
Para manter uma árvore saudável, certifique-se de que todas as manipulações sejam feitas com as mãos e ferramentas limpas. Verniz para jardim pode ser usado para fixar o enxerto e o porta-enxerto.
Vídeo: Como enxertar uma macieira
Este vídeo irá mostrar como enxertar uma macieira você mesmo.




