Quando e como podar corretamente macieiras colunares

As macieiras colunares começaram a aparecer em nossos jardins no final do século passado. Essas árvores compactas, com copa pouco densa e boa produção, despertaram grande interesse entre os jardineiros. Mas isso também levantou a questão: como podar uma macieira colunar e é necessário fazê-lo? Vale ressaltar que a poda de macieiras colunares é um procedimento muito importante, que afeta a saúde e a produção da árvore, portanto, deve ser realizada corretamente, seguindo orientações específicas.

Por que podar macieiras colunares?

Não existem diretrizes rígidas para o cuidado e a poda deste tipo de macieira, portanto, cabe ao jardineiro decidir se deve ou não podar as macieiras colunares. A constituição genética dessas árvores é tal que, ao atingirem uma altura de 2,5 a 3 metros, elas param de crescer e sua copa se torna piramidal, semelhante em forma ao cipreste ou ao álamo. Se isso for aceitável, você não precisa interferir no processo natural de crescimento da árvore, limitando-se à remoção periódica do excesso de brotos jovens.

Jardineiros recomendam o cultivo de macieiras em forma de coluna.

No entanto, jardineiros experientes recomendam enfaticamente a formação de uma copa colunar, pois esse procedimento apresenta diversas vantagens:

• Ao remover o excesso de brotos improdutivos, a nutrição dos ramos frutíferos melhora, aumentando assim a produção;
• Substituir os ramos velhos por novos permite rejuvenescer a árvore e prolongar a sua frutificação;
• Você pode moldar a copa no formato desejado, dando à árvore uma aparência mais compacta e atraente;
• O desbaste regular dos galhos evita que eles se enrolem;
• Graças à abundância de luz solar, os frutos amadurecem mais rápido e ficam mais doces.

Além disso, existem muitos casos conhecidos em que, sem poda de formação, uma macieira colunar se transformou em uma árvore anã com copa ramificada normal.

Quando podar

Os cuidados com macieiras colunares incluem 3 a 4 podas programadas ao longo do ano, visto que as árvores crescem de forma bastante intensa. A poda de primavera e outono é, obviamente, a mais importante, mas os especialistas dizem que a poda de inverno é preferível. Além disso, dar forma a uma macieira colunar é impossível sem remover regularmente os brotos verdes jovens que crescem do tronco central durante o verão.

As macieiras colunares precisam ser podadas várias vezes ao ano.

Este procedimento dificilmente pode ser chamado de poda, pois os brotos são facilmente removidos sem tesouras de poda, simplesmente beliscando-os. O método correto para podar uma macieira colunar também depende da idade da árvore. Para macieiras jovens, este procedimento é especialmente importante, portanto, a modelagem deve começar no primeiro ano após o plantio. O padrão de poda se parece com algo assim:

• Os ramos de um ano devem ser encurtados em 2 gemas, mas de forma que pelo menos 2 a 3 gemas permaneçam em cada ramo – novos ramos aparecerão neles no próximo ano;
• No segundo ano, é necessário identificar e cortar os ramos horizontais cuja altura ultrapasse 30 cm - os ramos verticais que se estendem do tronco permanecem para frutificação futura;
• No terceiro ano, o procedimento é repetido, mas, além disso, os ramos frutíferos são removidos;
• No quarto ano, todos os ramos do ano anterior são desbastados e os em excesso são cortados, o que leva ao espessamento da copa.

Assim, as macieiras só atingem a sua formação completa no quinto ou sexto ano. Nos anos subsequentes, realiza-se uma poda programada, cada uma com as suas características específicas.

Características da poda de primavera

A poda de primavera das macieiras é realizada no final de março.

Isso deve ser feito entre meados e o final de março, antes do início da circulação da seiva. A poda de primavera visa principalmente dar forma à copa, sendo, portanto, uma etapa fundamental na preparação para o processo vegetativo. Os ramos jovens são encurtados, deixando apenas duas gemas, e os ramos frutíferos são podados pela metade, deixando de quatro a cinco gemas. Todos os brotos doentes que congelaram durante o inverno também devem ser removidos, e as pontas congeladas dos ramos saudáveis ​​devem ser aparadas e moldadas.

Características da poda de outono

A poda de outono só é realizada quando as folhas caíram completamente e o fluxo de seiva cessou.

Esta é a poda mais completa do ano, durante a qual todos os ramos mortos, danificados e doentes, bem como aqueles que se aglomeram na copa, são removidos. Além disso, no outono, brotos verdes começam a crescer novamente no tronco e estes também devem ser removidos. Como todos os ramos são removidos, áreas danificadas se formarão na árvore, as quais devem ser seladas com piche para jardim.

Características da poda de inverno

A poda de inverno das macieiras colunares é a principal

Por mais estranho que pareça, para alguns jardineiros, a poda de inverno das macieiras colunares é a mais importante. Agora que as folhas caíram, eles conseguem ver o que passou despercebido no outono. Além disso, a poda de inverno tem uma grande vantagem: garante que a árvore esteja 100% dormente.

Para as regiões do sul, esta é a única oportunidade para realizar uma poda completa, pois o fluxo de seiva começa muito cedo nessas áreas. Se a poda de outono foi feita corretamente, todos os galhos quebrados, congelados e mortos podem ser removidos no inverno. É aconselhável realizar o procedimento em temperaturas de até -5°C. É importante ressaltar que a poda não é recomendada a -15°C ou menos, pois a casca da árvore fica muito quebradiça e se danifica facilmente.

Regras para a formação de variedades colunares

Para podar com sucesso uma macieira colunar, você deve seguir estas regras:

• O broto central é o núcleo da árvore e não pode ser encurtado até que a macieira atinja uma altura de 3 m. Se surgirem ramos jovens ao lado dele, estes devem ser encurtados, deixando apenas duas gemas.
• O broto apical é muito vulnerável e frequentemente congela no inverno – a tarefa do jardineiro é identificar um dos brotos mais fortes e preservá-lo até o próximo ano;
• O procedimento correto de poda envolve fazer um corte em um ângulo de 45° – um corte mais oblíquo irá rachar a madeira;
• O corte deve ser feito a uma altura de 1,5 a 2 cm acima da gema – uma distância maior leva à morte de parte do broto, e um corte feito imediatamente acima da gema impede seu desenvolvimento;
• Apenas os ramos com um ano de idade são cortados deixando apenas duas gemas, os restantes são encurtados para um comprimento de 30 cm.

Uma macieira colunar produz uma colheita completa no seu 4º ano.

Consequentemente, se a poda regular das macieiras colunares for realizada na primavera e os novos brotos forem removidos durante o resto do ano, então já no 4º ano é possível contar com uma colheita completa e frutificação contínua pelos próximos 10 a 15 anos.

Vídeo: "Poda de uma macieira colunar"

Este vídeo mostrará como realizar corretamente a poda de inverno de uma macieira colunar.

Pera

Uva

Framboesa