O que fazer e por que sua macieira favorita não está dando frutos

Um pomar de macieiras promete recompensar seu dono com frutas perfumadas e deliciosas. No entanto, as macieiras nem sempre frutificam na época certa e, em alguns casos, podem até mesmo não produzir frutos. Vamos descobrir por que uma macieira não dá frutos e o que pode ser feito para garantir que isso aconteça.

Como determinar a causa

Para entender por que uma macieira não está dando frutos, primeiro é preciso compreender as características da variedade. Algumas variedades são precoces (produzindo frutos no 3º ou 4º ano), mas, mais frequentemente, a árvore começa a frutificar no 5º ou 6º ano. Neste último caso, você terá que esperar mais tempo para colher maçãs, mas essas árvores tendem a viver mais tempo.

Devido ao plantio inadequado, a macieira pode não dar frutos.

Se você perceber que está na hora da sua macieira produzir uma doce colheita, mas isso não estiver acontecendo, existem vários outros motivos pelos quais a árvore pode não estar dando frutos:

  1. idade da árvore;
  2. erros de aterrissagem;
  3. formação incorreta da copa da árvore;
  4. doenças e pragas.

Existem também razões menos comuns:

  • Seleção incorreta de uma variedade para o clima. Esse erro significa que foi escolhida uma variedade inadequada para as condições climáticas comuns em determinada região, forçando a planta a gastar toda a sua energia se adaptando ao clima local;
  • Não existe um programa abrangente de cuidados com árvores. Isso inclui tudo relacionado às práticas de cultivo de plantas, desde a escolha do local de plantio até a frequência de rega e a polinização;
  • Falta de polinização cruzada. A polinização faz com que os frutos se formem nos ramos, mas se ela não ocorrer, não há possibilidade de colheita.

Antes de decidir o que fazer se sua macieira não estiver dando frutos, vamos analisar os quatro principais fatores que podem causar a falta de colheita.

Idade da macieira

Algumas variedades de macieiras não produzem frutos todos os anos.

Como mencionado anteriormente, todas as variedades de árvores frutíferas têm sua própria idade em que começam a frutificar. Dependendo da variedade, a árvore pode não ter atingido a idade de formação dos frutos ou pode estar dormente. Isso significa que algumas variedades, como a Grushovka ou a Antonovka, não produzem frutos todos os anos. Uma árvore muito velha também não produzirá frutos. Alguns jardineiros rejuvenescem suas árvores enxertando novos brotos, mas em macieiras mais velhas, o sistema de suprimento de nutrientes dos galhos está enfraquecido, e a árvore gastará toda a sua energia em manter-se estável, sem produzir uma nova safra.

Erros na fase de aterragem

Existem muitos erros que você pode cometer durante o plantio e que, em última análise, prejudicarão a frutificação da macieira. Primeiro, o local de plantio deve ser escolhido corretamente, atendendo a todas as necessidades de calor e luz da árvore. Queimaduras solares ou sombra excessiva impedirão que a árvore desenvolva botões uniformemente. Segundo, a distância entre as árvores deve ser mantida. Algumas variedades de maçã podem desenvolver copas de até 10 metros de diâmetro, portanto, a distância entre as covas deve ser de pelo menos cinco metros.

É necessário plantar uma macieira corretamente.

Os buracos devem ter um metro por um metro. Mudas plantadas muito fundo começarão a frutificar muito mais tarde. O local de plantio não deve ser próximo a lençóis freáticos, pois isso lixiviará todos os nutrientes do solo. Além disso, raízes constantemente úmidas apodrecerão. Ao escolher o local de plantio, considere também a composição química do solo, que deve ser adequada para a variedade em questão. No entanto, a regra básica para todas as variedades é um solo rico em ferro, teor de ferro tão valioso para as macieiras.

Formação incorreta da árvore

O segundo fator importante é a formação inadequada da copa. A principal regra para a poda de macieiras é criar uma copa horizontal. Isso significa que os frutos não se formam em ramos verticais, portanto, a poda cria uma copa arredondada e inclinada. Para obter o formato desejado, os ramos superiores são beliscados. Isso é feito no quarto ano de vida da árvore. Os ramos menores que engrossam a copa e crescem para dentro também são podados.

A formação da macieira influencia sua produção.

No entanto, é importante lembrar que nem todos os ramos pequenos são prejudiciais à produção de frutos — alguns são, na verdade, ramos frutíferos jovens, como botões, galhos frutíferos e brotos com botões. Esses ramos não devem ser removidos. Também é importante fazer o corte corretamente e tratá-lo com resina de jardinagem. O corte não deve ser perpendicular ao ramo, mas sim em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

Doenças da macieira

Naturalmente, se houver doenças e pragas, as árvores não começarão a dar frutos, e aquelas que já começaram podem deixar cair prematuramente a sua colheita verde. Antes da floração, você notou que os botões estão muito secos e relutantes em abrir? Talvez tenha ocorrido uma infestação por larvas de gorgulho, que se alimentam das pétalas dos botões imaturos.

O aparecimento de manchas pretas nas folhas e grandes rachaduras semelhantes a feridas na casca pode indicar cancro da macieira. Folhas enferrujadas e em decomposição provavelmente estão infectadas com sarna, enquanto folhas cobertas por uma camada branca e teias podem estar atacadas por ácaros, oídio ou pulgões. Ratos também são uma praga em potencial, pois também podem danificar a árvore.

Se houver doenças, as macieiras não começarão a dar frutos.

Solução e prevenção

Com base em todos os fatores acima, é fácil determinar o que fazer se uma macieira não estiver produzindo frutos. Uma vez identificada a causa do problema, basta corrigi-lo. Se a copa estiver com formato irregular, a poda deve ser adiada por alguns anos, e somente após esse período a poda de formação deve ser retomada. Se os galhos ainda estiverem crescendo excessivamente para cima, podem ser curvados horizontalmente com o auxílio de cordas.

Pragas e doenças detectadas a tempo podem ser eliminadas de diversas maneiras.

A maneira mais fácil é usar misturas e inseticidas específicos, disponíveis em lojas especializadas. Para prevenção, você pode plantar espécies resistentes a pragas ao redor da árvore. O ideal é esperar até que a macieira esteja pronta para frutificar, mas o mais difícil é corrigir os erros cometidos durante o plantio. Se você já percebeu algum problema no plantio, pode transplantar a muda para um novo local. No entanto, essa opção é ineficaz para macieiras de 7 a 8 anos.

O excesso de água subterrânea afeta a produção de macieiras.

Elas se beneficiam de cuidados especiais, incluindo fertilização e irrigação adequadas — essas medidas compensarão a má localização da árvore. Se as árvores forem plantadas muito próximas umas das outras, e a variedade permitir, pode-se formar uma macieira colunar. A água subterrânea pode ser desviada do local para evitar o acúmulo de lençol freático.

Vídeo: "Como fazer uma macieira dar frutos?"

Este vídeo mostrará como fazer uma macieira dar frutos.

Pera

Uva

Framboesa