Características do plantio e dos cuidados com uma macieira colunar
Contente
Descrição
A macieira colunar é o resultado de uma mutação natural. Em 1964, um jardineiro canadense notou um galho de uma macieira McIntosh, sem galhos laterais, densamente coberto de maçãs. O curioso jardineiro enxertou algumas das estacas em porta-enxertos de macieira. A mutação provou ser estável e produtores em muitos países começaram a cultivar essas árvores incomuns. Logo, as macieiras colunares se espalharam pelo mundo.
Essas macieiras se assemelham a álamos ou ciprestes piramidais porque seus galhos divergem do tronco em um ângulo agudo. Os cientistas descobriram que esse crescimento dos galhos é causado pelo gene Co. Somente as macieiras que possuem esse gene são consideradas colunares. Variedades comuns enxertadas em porta-enxertos anões não o são. Portanto, leve isso em consideração ao comprar mudas. O plantio e os cuidados com macieiras colunares apresentam algumas características específicas que, uma vez aprendidas, permitirão que você cultive um pomar inteiro em sua propriedade.
Pousar
Agora vamos explicar em detalhes como plantar uma macieira colunar.As macieiras colunares podem ser plantadas na primavera ou no início do outono. O local de plantio deve ser exposto à luz solar e protegido do vento. Mudas de um ano enraízam melhor. Para plantio na primavera, prepare a cova no outono, e para plantio no outono, prepare-a na primavera. Se não for possível preparar a cova com tanta antecedência, prepare-a pelo menos 14 dias antes do plantio.
Um buraco de 100 x 100 x 100 cm é considerado ideal. Ao cavar o buraco, separe o solo fértil do infértil. Adicione vários baldes de composto ou húmus (30-40 litros), potássio (80-100 g) e superfosfato (100 g) à porção fértil. Forre o fundo com uma camada de drenagem de pedra britada ou areia e adicione o solo fértil enriquecido ao buraco, deixando descansar por duas semanas. Ao plantar uma muda, amontoe o solo fértil sobre ela. Para um melhor enraizamento, apare ligeiramente as pontas das raízes. Se as raízes estiverem secas, mergulhe-as em água por 10 horas antes do plantio.
As raízes endireitadas são cobertas com terra, de modo que o ponto de enxertia fique elevado de 2 a 3 cm e o colo da raiz fique ao nível do solo. Após o plantio, a cova é compactada e regada abundantemente — de 1 a 2 baldes por árvore. Para reduzir a evaporação, pode-se fazer uma cobertura morta com grama. Macieiras colunares devem ser plantadas com uma distância de 1 m entre as fileiras e 50 cm entre as árvores. Como plantar uma macieira colunar no outono? O plantio geralmente é feito no final de setembro, durante o clima quente. No outono, as mudas maduras são plantadas seguindo um padrão semelhante.
Cuidados e poda
Cuidar de uma macieira colunar após o plantio envolve fertilização e rega adequadas. A primeira fertilização deve ser feita após a abertura dos botões. As três fertilizações seguintes devem ser feitas com um intervalo de duas semanas entre elas. Para fertilizar, prepare a seguinte mistura de nutrientes:
- 1 balde de água;
- 1 pá de esterco fresco;
- 1 colher de sopa de ureia.
Fertilizantes nitrogenados são utilizados na adubação de primavera. Além disso, tratamentos de primavera são realizados contra pragas e doenças, bem como o desbaste. As mudas do primeiro ano são completamente desfloradas, as árvores do segundo ano são deixadas com 10 flores e as árvores adultas são deixadas com o dobro de flores em relação ao número de maçãs que deveriam ter.
A adubação de verão com fertilizantes minerais começa no início de junho. Em agosto, suspende-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados e orgânicos. Um segundo desbaste também é realizado no verão, removendo-se metade dos ovários em desenvolvimento. Quando as maçãs atingem o tamanho de uma cereja, dois ovários são deixados em cada inflorescência. Quando as maçãs atingem o tamanho de uma noz, apenas um ovário é deixado em cada inflorescência.
Os tratamentos de controle de pragas de verão são realizados no máximo um mês antes da colheita. Após a colheita, as árvores precisam ser fertilizadas e receber um novo tratamento contra pragas.
As macieiras colunares geralmente não necessitam de poda. Normalmente, apenas o ramo principal se desenvolve, e longos ramos laterais aparecem somente se a gema apical for danificada. Caso isso ocorra, deixe o ramo mais longo, com pelo menos 20 cm de comprimento, e pode o restante. Árvores que necessitam de formação de copa devem ser podadas no início da primavera, antes do início da circulação da seiva.
Em árvores de um ano, todos os ramos laterais são podados, deixando-se duas gemas em cada ramo, das quais brotarão novos ramos posteriormente. No ano seguinte, o ramo vertical é podado novamente, deixando-se duas gemas, e o ramo horizontal deve ser deixado para formar frutos. Um ano depois, o ramo frutífero é podado rente ao anel. No quarto ano, os ramos laterais e os ramos com crescimento anormal são removidos. Nos anos subsequentes, apenas os ramos secos e fracos são retirados.
Preparando-se para o inverno
A gema apical das macieiras colunares é particularmente suscetível à geada de inverno, pois produz vários brotos verticais quando exposta ao frio. Para manter o formato colunar da árvore, o ápice é coberto com trapos e um saco plástico durante o inverno. Também é importante evitar que as raízes congelem. Para isso, a área ao redor do tronco é coberta com serragem ou galhos de pinheiro, e o ponto de crescimento é envolvido em várias camadas de tecido ou meias de náilon.
A melhor proteção contra geadas é a neve, que deve ser generosamente acumulada junto ao tronco da árvore. Para evitar que as plantas sejam inundadas durante o degelo, a neve deve ser removida da árvore no final de fevereiro. Para evitar que o tronco quebre com fortes rajadas de vento, ele deve ser amarrado a um suporte. À medida que as temperaturas sobem, as árvores devem ser gradualmente descobertas e ventiladas para evitar o superaquecimento dos botões florais.
Doenças e pragas
As macieiras anãs são suscetíveis às mesmas pragas que as árvores maiores: sarna, pulgões, traças-da-maçã, ácaros, traças-das-frutas, moscas-serra e outros insetos, cujo controle requer o uso de inseticidas. Para tratar essas doenças, as macieiras são tratadas com Fitosporina ou Tricodermatina.
Prós e contras do cultivo
A principal vantagem da macieira colunar é seu tamanho compacto — a altura média da árvore é de 2,5 m e a largura de 0,5 m. Essa baixa taxa de crescimento simplifica a colheita. Essas macieiras proporcionam pouca sombra, permitindo o plantio de outras plantas entre elas. Esse tipo de macieira é frequentemente usado em projetos paisagísticos externos. Algumas variedades têm um sistema radicular estreito e podem até ser cultivadas em vasos. Outra vantagem inegável das macieiras colunares é sua alta produtividade e maturação precoce. As árvores geralmente começam a frutificar já no segundo ano, e uma única árvore pode produzir até 12 kg de maçãs.
Entre as desvantagens, incluem-se o alto custo das mudas e a vida útil limitada das árvores. Para a maioria das variedades, a frutificação começa a diminuir já no sétimo ano e desaparece completamente por volta do décimo quinto. Outras desvantagens incluem um ponto de crescimento frágil e raízes fracas.
Embora o cultivo de macieiras colunares exija cuidados constantes, o investimento é mais do que compensado pela colheita abundante e pela beleza incomparável das árvores. Jardineiros experientes recomendam a compra de mudas em viveiros ou centros de jardinagem especializados, onde podem ajudá-lo a escolher a variedade certa para o seu terreno e fornecer recomendações de cuidados de qualidade.
Vídeo: "Características do cultivo de macieiras colunares"
Neste vídeo você encontrará informações úteis sobre o cultivo de macieiras colunares.







