Características da enxertia de fenda de primavera em macieiras

Sua macieira parou de produzir frutos ou está produzindo apenas alguns? Deseja cultivar uma nova variedade de maçã em seu jardim, mas não quer esperar que a muda se estabeleça e cresça forte? A enxertia de fenda é a melhor opção para esse tipo de situação. Jardineiros experientes concordam que a primavera é a melhor época para enxertar árvores frutíferas. Se a enxertia não for bem-sucedida, você pode repetir o processo no verão.

Prós e contras da enxertia de fenda em macieiras

Cedo ou tarde, todo jardineiro se depara com a questão da enxertia em uma árvore do jardim. Por que a enxertia é necessária? Há muitos motivos: baixa produção de frutos, sabor insuficiente, jardim pequeno (isso é especialmente verdadeiro para agricultores que enxertam diferentes variedades em uma única árvore), rejuvenescimento de uma árvore frutífera, etc.

A enxertia de macieiras pode ser feita durante todo o ano. No entanto, a primavera ou o verão são considerados os períodos de maior sucesso. Por que os agricultores costumam recomendar a enxertia na primavera?

Você pode enxertar uma macieira durante todo o ano.

Este período é caracterizado por um fluxo ativo de seiva, que promove um estabelecimento mais rápido do novo ramo na árvore "antiga". Se uma tentativa no início da primavera não for bem-sucedida, a árvore pode ser enxertada novamente em maio. Alguns jardineiros aconselham esperar até a segunda fase do fluxo de seiva, que ocorre em meados de julho, e só então tentar novamente.

Lembre-se de seguir a regra fundamental: o enxerto de macieiras na primavera ou no verão só é permitido quando a temperatura média diária do ar não ultrapassar os 15 graus Celsius. A enxertia por fenda é muito popular entre jardineiros experientes e iniciantes. Por que esse método se tornou tão popular? Vejamos alguns exemplos de seus aspectos positivos e negativos.

As vantagens da enxertia de fenda em macieiras incluem:

  • boa eficiência, ou seja, de acordo com dados de pesquisa, a porcentagem de sobrevivência do broto enxertado é muito alta;
  • facilidade de implementação;
  • baixo custo de tempo;
  • É utilizado com sucesso quando outros métodos e técnicas não podem ser implementados (por exemplo, quando o porta-enxerto está danificado ou quando a casca da árvore está erodida);
  • a possibilidade de usar tanto variedades de maçãs frutíferas quanto macieiras silvestres que cresceram descontroladamente como porta-enxertos.

A enxertia por fenda em macieiras apresenta bons resultados.

A desvantagem desse método é:

  • Existe uma alta probabilidade de formação de um pequeno broto no local da enxertia (isso ocorre quando o enxerto e o porta-enxerto não são muito compatíveis), mas após um certo período de tempo ele se resolverá.

Instruções passo a passo para enxerto

Como enxertar uma macieira na primavera? Para realizar o procedimento com sucesso, é necessário familiarizar-se com o processo. Em que tipo de enxertia, quais os prazos a seguir e quais as ferramentas necessárias — abordaremos essas e outras questões nesta descrição passo a passo da enxertia de fenda na primavera em macieiras.

Ferramentas necessárias:

  • Porta-enxerto sem quaisquer sinais de doenças típicas de árvores frutíferas e pragas de insetos;
  • enxerto (uma muda pré-selecionada e preparada da variedade de maçã desejada);
  • faca de jardim;
  • faca de enxertia ou brotação;
  • serra de jardim;
  • fita isolante elástica ou filme espesso de polietileno;
  • Verniz para jardim usado como tratamento protetor (como alternativa, pode-se usar tinta a óleo à base de óleo secante com adição de partículas de sulfato de cobre).

Antes de enxertar uma macieira, é necessário preparar as ferramentas.

Instruções passo a passo para enxertar uma árvore frutífera ajudarão você a evitar erros durante o processo:

  1. O preparo do porta-enxerto envolve a limpeza da sujeira e de outras imperfeições, a remoção da camada áspera da casca e a limpeza da área para a divisão.
  2. Dividindo o rizoma. Para galhos pequenos, você precisará de uma faca de jardim afiada para fazer um corte de 2 a 4 cm de comprimento. Se o galho for de diâmetro largo ou um toco, uma faca, serra de jardim ou um pequeno machado serão úteis. Para evitar que a fenda se feche, insira uma cunha de madeira. O corte deve ter aproximadamente 7 cm de profundidade.
  3. Preparando o enxerto. O enxerto deve ter pelo menos três gemas. Evite tocar no corte com as mãos sujas para evitar infecções.
  4. Unindo o enxerto e o porta-enxerto. Unindo as camadas cambiais, insira o enxerto preparado na fenda do porta-enxerto.
  5. A etapa final, ou camada protetora, é o passo final. O local da cirurgia é coberto firmemente com filme plástico ou fita elástica e, em seguida, generosamente revestido com piche de jardim. Esses procedimentos proporcionam proteção confiável contra diversas infecções e insetos nocivos.

Para enxertar uma macieira, é preciso seguir as recomendações dos jardineiros.

Para fazer enxertia de fenda em uma macieira, você não precisa de nenhuma habilidade ou conhecimento especial; basta seguir as recomendações de jardineiros mais experientes.

Vídeo: "Enxertia de primavera em macieiras"

Este vídeo mostrará como realizar corretamente um enxerto de fenda em uma macieira.

Pera

Uva

Framboesa