Características da propagação de macieiras por estacas

Com seu próprio jardim, todo jardineiro deseja aumentar o número de árvores frutíferas sem gastar dinheiro extra com mudas. Por exemplo, ninguém recusaria pelo menos mais uma macieira colunar. Uma excelente opção econômica para isso é a propagação de macieiras por estacas. Depois de dominar as técnicas de estaquia, você pode facilmente obter várias dezenas de mudas a partir de um único galho.

Tempo

Para propagar uma macieira por alporquia, é preciso saber a época certa para retirar as estacas. Isso não deve ser feito na primavera, pois danificará a planta-mãe. O período ideal para a retirada das estacas é o final do primeiro mês do verão ou o início do segundo: nessa época, a folhagem jovem já terá concluído seu desenvolvimento ativo. O melhor é podar os ramos selecionados no início da manhã, antes que o sol esteja muito alto.

A propagação de macieiras por estacas é um método econômico.

Preparando estacas

Para cultivar uma árvore a partir de uma estaca, é importante começar o processo cedo. Às vezes, as estacas plantadas no verão não desenvolvem raízes, por isso é melhor preparar o material de plantio no inverno. É assim que se faz: antes das festas de Ano Novo, você precisa selecionar um galho de 1 a 2 anos sem sinais visíveis de danos na casca, quebrá-lo levemente e fixá-lo em uma posição curvada com um curativo.

No início da primavera, o galho preparado é cuidadosamente cortado na quebra, removendo-se primeiro a fita adesiva, e colocado em um recipiente com água morna derretida e carvão ativado por aproximadamente 20 dias. Esse tempo é suficiente para que o crescimento característico apareça na estaca e, um pouco depois, as raízes surgirão. Pronto; o broto agora pode ser enraizado em uma miniestufa com alta umidade.

Como alternativa, você pode enrolar cuidadosamente os galhos quebrados em torno da parte danificada, cortá-los imediatamente e colocá-los em areia levemente úmida a uma temperatura fresca — não superior a 2 graus Celsius. Eles permanecerão assim até a primavera, quando serão transferidos para um local mais quente algumas semanas antes do plantio. Dessa forma, no outono, você terá uma muda totalmente desenvolvida.

As mudas são coletadas no inverno.

Uso da vacinação

A preparação para a enxertia geralmente começa com a escolha de um porta-enxerto — uma macieira silvestre, cultivada a partir de sementes ou brotada de uma árvore nativa. Eu enxerto o enxerto diretamente no sistema radicular da planta, a menos, é claro, que eu planeje cultivar várias variedades de maçã na mesma árvore. O enxerto deve ser um broto de um ano, sem folhas.

O procedimento é realizado no mesmo dia do corte. No entanto, alguns acreditam que o uso de estacas dormentes é mais eficaz do que o de brotos recém-cortados. Para isso, as estacas devem ser preparadas no final do outono, antes da chegada das geadas, e armazenadas em um porão ou simplesmente cobertas com neve.

Utilizando estacas verdes

Outra opção para propagar uma macieira sem enxertia é enraizar uma estaca verde. A maneira mais fácil de fazer isso é colocar a estaca na água. É importante evitar que a base da estaca apodreça.

Antes do processo de enraizamento, selecionamos as melhores estacas.

  • Ao enraizar uma estaca verde, é melhor não trocar a água, mas adicioná-la aos poucos;
  • A água deve ser aquecida à temperatura ambiente;
  • Não coloque muitas mudas em um mesmo recipiente;
  • Você pode adicionar um pouco de um preparador à água para enraizamento que estimule a formação de brotos radiculares.

Se tudo correr bem e a muda for obtida, ela precisa ser plantada para crescer em uma mistura de solo nutritiva; a futura macieira poderá ser plantada em um local definitivo somente após 2 anos.

Métodos de enraizamento

Enraizamento de estacas de macieira verde

Como mencionado anteriormente, as macieiras se propagam com bastante sucesso por meio de estacas, desde que o broto esteja bem enraizado. Isso pode ser feito de diversas maneiras:

  • Enraizar em batatas é um método incomum, mas eficaz. Selecione um tubérculo grande, insira a estaca e enterre todo o recipiente. Cubra o recipiente com filme plástico, mantendo um nível constante de umidade. Este método é adequado para qualquer variedade, incluindo macieiras colunares.
  • Estacas lenhosas - podem ser enraizadas tanto em ambientes internos quanto externos, montando-se uma pequena estufa;
  • Enraizamento em caixa: Coloque a caixa com as estacas em um local quente, mas bem ventilado. Isso é necessário para garantir que a parte aérea seque e que as raízes não apodreçam.

Erros básicos

  • Não se devem retirar estacas na primavera, pois estas começarão a crescer e a esticar-se sem dar a devida atenção ao desenvolvimento do sistema radicular;
  • Evite enxertar a estaca na extremidade de um ramo. Enxertar na base do broto produzirá um resultado muito melhor.

Quase todas as variedades de macieiras podem ser propagadas com sucesso por estacas. Experimente este método — você vai conseguir!

Vídeo "Reprodução de árvores frutíferas"

Este vídeo mostrará a melhor maneira de propagar árvores frutíferas.

Pera

Uva

Framboesa