História da descoberta e descrição da variedade de macieira Simirenko
Contente
História da descoberta
Lev Platonovich, um criador ucraniano, batizou a nova variedade de Renet ou Ranet Platon Simirenko em homenagem a seu pai. O cientista vivia na pequena vila de Mleevo, onde fundou um viveiro de frutas. Lá, ele cultivou com sucesso culturas típicas do sul da Sibéria, mesmo no rigoroso clima siberiano. Por suas conquistas, recebeu uma medalha de ouro em uma exposição em Paris.
O nome Ranet Platon Simirenko era popularmente abreviado para Semerenko. Não confunda esta variedade com a macieira de inverno chamada Renet Chernenko – são espécies diferentes. Lev descreveu a nova espécie em seu livro "Pomologia". A cultivar única de maçã de inverno, Semerenko, foi adicionada ao Registro Estatal da URSS em 1947. Atualmente, é cultivada com sucesso nos Krais de Stavropol e Krasnodar, na República da Adiguésia, na Ossétia do Norte e em diversas outras regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A descrição desta variedade ajudará a distingui-la das demais. Trata-se de uma árvore robusta, de porte médio, com copa densa e arredondada. A casca dos ramos e do tronco é cinza-escura, e os brotos têm espessura média. As folhas arredondadas, de cor verde-clara, dispõem-se em um ângulo de 90 graus. A cultivar produz flores brancas grandes e belas. As maçãs Ranet Semerenko nascem em hastes frutíferas especializadas, bem como em anéis e espigas. Os frutos são oblongos, de cor verde-clara a verde-escura, e amarelam durante o armazenamento após a colheita.
Quando colhida tardiamente, a casca apresenta uma tonalidade framboesa. Manchas de até 5 mm de diâmetro podem ser encontradas sob a casca. Alguns frutos da árvore são colhidos com brotos pequenos. Cada maçã pesa até 200 g e tem um sabor doce e levemente ácido. A polpa é branca, esverdeada e granulada, suculenta e agradavelmente perfumada. A fruta contém vitaminas B, C e E, biotina, caroteno, ferro, potássio, manganês e pectina.
A macieira Semerenko é autoestéril ou parcialmente autoestéril.
As variedades polinizadoras para esta macieira incluem Idared, Pamyat Sergeevu, Korey, Golden Delicious, Spur, Kuban e outras. Elas são plantadas próximas umas das outras para promover a polinização e uma boa frutificação. A macieira Semerenko, descrita acima, começa a frutificar entre o terceiro e o quinto ano em porta-enxertos vigorosos. A colheita é anual, começando no final de setembro e, posteriormente, reduzindo-se para uma vez a cada dois anos.
Árvores de sete ou oito anos produzem até 15 kg por temporada, enquanto árvores de dez anos produzem até 100 kg. Avaliações descrevem a variedade como resistente à seca e ao vento, altamente produtiva e com produção precoce de frutos de alta qualidade, sem perda de aparência ou sabor durante o armazenamento e transporte prolongados. As maçãs são consumidas frescas, enlatadas e adicionadas a bebidas e pratos. As desvantagens da variedade Ranet Simirenko incluem baixa resistência ao inverno, suscetibilidade ao congelamento da madeira, fraca imunidade ao oídio, sarna e infecções fúngicas, frutificação intermitente e diminuição da produção à medida que a árvore amadurece.
Cuidados e propagação
A cultura não deve ser plantada antes de março. Compre mudas saudáveis, sem danos ou brotos. Escolha um local bem iluminado. Os procedimentos de plantio e cuidado incluem preparar uma cova de 1 m por 60 cm, plantar a muda, regar periodicamente, capinar e afofar o solo, podar os galhos, fertilizar, controlar pragas e proteger no inverno.
Ao cultivar a planta isoladamente, regue-a duas vezes por mês, utilizando até cinco baldes de água morna e decantada. Em seguida, remova as ervas daninhas e afofe o solo para oxigenar as raízes. A adubação deve ser feita pela primeira vez no segundo ano, estritamente na primavera e no verão, utilizando sulfato de amônio, nitrato de amônio e fertilizantes nitrogenados e fosfatados. Esses fertilizantes devem ser aplicados em canteiros preparados com até 30 cm de diâmetro. A adubação de outono com matéria orgânica e fertilizantes complexos também é realizada.
Durante a poda de primavera e outono, são removidos os ramos que crescem na direção errada, os mortos e os velhos. Em árvores jovens, os ramos com mais de 60 cm de altura devem ser podados para evitar que a copa fique muito densa. Para prevenir doenças e insetos, é importante podar os ramos regularmente, remover ervas daninhas e retirar folhas e detritos. No início da estação, o jardim é pulverizado com Polycarbacin e Euparen, e na primavera, com produtos à base de cobre.
O tronco da macieira Renet Simirenko, de floração tardia no inverno, é caiado com cal ou uma solução de giz para proteger a casca de lebres, ratos e outras pragas, e envolto em juta ou feltro para telhados durante o inverno. Uma cobertura morta de turfa, húmus e composto também é aplicada ao redor do tronco. As plantas jovens são cobertas com ramos de abeto ou uma caixa de madeira e, no inverno, uma camada de neve é acumulada sobre a árvore. Na primavera, a neve e a cobertura morta são removidas e o solo é arado.
O coalho de Platon Simirenko é propagado por sementes ou estacas.
No primeiro caso, o pólen de uma cultura é transferido para outra para criar uma nova variedade. Isso exige o replantio de muitas árvores, e bons frutos não aparecerão rapidamente. A propagação de macieiras é mais fácil com estacas — se a parte aérea morrer, a estaca, completa com suas próprias raízes, se regenerará. As estacas são preparadas em junho, cortando-se uma seção de 4 cm com uma faca. A estaca, com quatro folhas, é então colocada em uma solução de heteroauxina por 10 horas.
O plantio é feito em húmus ou composto de folhas, ou em um substrato de turfa e areia, a 4 cm de profundidade, em miniestufas especiais. As estacas devem ser espaçadas em até 5 cm entre si e até 10 cm entre as fileiras. As plantas jovens são cultivadas posteriormente em um recipiente separado ou em um local definitivo.
Vídeo “Macieira Renet Simirenko”
Este vídeo lhe dará mais informações sobre a variedade de maçã Renet Simirenko.





