Descrição e características da macieira de folhas de ameixa

A macieira chinesa é uma planta pouco exigente que tolera facilmente tanto geadas severas quanto secas prolongadas. No verão, a árvore produz inúmeros frutos pequenos. Infelizmente, nem todas as maçãs chinesas são saborosas, mas são um excelente ingrediente para diversas sobremesas.

Descrição

A macieira Kitayka não é uma cultivar, mas sim uma espécie, que compreende inúmeras variedades. Todas foram desenvolvidas através do cruzamento de macieiras de jardim e de frutos silvestres. Essas variedades incluem Dessertnaya, Anisovaya e Zolotaya Rannyaya, todas desenvolvidas por Michurin. Esta espécie também inclui a Saninskaya Kitayka, cujos frutos são pequenos e ácidos, e a altamente produtiva Apricot Kitayka. Outras variedades conhecidas incluem Kerr, Dolgo e Belfer.

A macieira Kitayka não é uma cultivar, mas sim uma variedade de macieira.

A macieira de folhas de ameixa recebe esse nome não por ter "vindo" da China, mas sim pela semelhança de suas folhas com as folhas da ameixeira chinesa. São longas, de um verde intenso, com pontas agudas e bordas finamente serrilhadas. A árvore chinesa cresce até 10 metros de altura. Seus galhos se estendem para cima, formando uma copa ampla e cônica.

Na primavera, a macieira chinesa de folhas de ameixa floresce abundantemente. As flores, dependendo da variedade, variam de tamanho, mas nunca ultrapassam 0,03 metros de diâmetro. Formam inflorescências em forma de umbela que exalam uma fragrância agradável. O aroma agradável das flores atrai numerosos polinizadores, que por sua vez visitam outras culturas floridas. Portanto, a macieira chinesa de folhas de ameixa tem um efeito benéfico na colheita de outras macieiras que crescem nas proximidades.

As raízes desta variedade localizam-se perto da superfície do solo, mas o sistema radicular é bastante robusto e ramificado, permitindo que a macieira acesse nutrientes essenciais e praticamente não necessite de fertilização. De acordo com a descrição da variedade, as árvores são pouco exigentes quanto à composição do solo, toleram bem geadas e secas e são praticamente imunes a doenças fúngicas.

A macieira de folhas ameixeiras tem um efeito positivo na colheita nas proximidades dos pomares de maçãs.

A macieira de folhas ameixeiras, ou mais conhecida como macieira chinesa, é representada por diversas variedades:

  • Belfer. Esta variedade é a única do seu tipo que produz frutos grandes, ovais e amarelos. São muito aromáticos e têm um sabor doce, ligeiramente ácido. Os frutos pesam, em média, entre 0,12 e 0,3 kg cada. No entanto, esta macieira não tolera bem a geada, sendo por isso cultivada em regiões mais ao sul e frequentemente suscetível à sarna.
  • Kerr. Esta variedade canadense de maçã é uma árvore pequena com copa rala, por isso não requer poda regular. Ela produz frutos entre o 3º e o 4º ano. A produção pode ser abundante, moderada ou abundante. As maçãs Kerr são ricas em vitamina C, o que as torna muito apreciadas. Uma macieira vermelha pesa 0,04 kg e atinge a maturidade em setembro. Este período também é considerado o melhor para a colheita. Os frutos colhidos devem ser armazenados em local fresco, onde podem ser conservados com sucesso até o meio do inverno. Os canadenses usam maçãs Kerr para decorar suas árvores de Natal ou rechear aves. Esta variedade de maçã tem um sabor agridoce agradável. No entanto, os frutos raramente são consumidos frescos; são mais frequentemente usados ​​para fazer marmeladas, geleias, conservas e sucos.
  • A maçã chinesa Golden Early tem copa piramidal. A árvore começa a frutificar três anos após o plantio. A colheita inicia-se em meados de agosto. Os frutos são dourados e redondos, com polpa agridoce. A fruta fresca dura no máximo uma semana e meia.
  • Longa. Esta variedade é decorativa: sua copa arredondada fica completamente coberta de pequenas maçãs rosadas no outono. A árvore normalmente não ultrapassa 4 metros de altura, e os frutos vermelhos pesam 0,02 quilos cada.

A macieira chinesa é mais conhecida como macieira da China.

Principais características

Além da alta produtividade e da baixa necessidade de manutenção, esta macieira possui diversas outras características. É resistente à geada e pouco exigente quanto às condições ambientais. Além disso, a planta tolera bem períodos de seca e é resistente a doenças fúngicas.

A planta tolera bem a poda da copa e é utilizada para criar novas variedades resistentes à geada, além de servir como porta-enxerto para enxertia.

Prós e contras

A macieira de folhas ameixeiras possui diversas vantagens em relação às suas parentes mais próximas. As vantagens dessa variedade incluem:

  • alta resistência à seca;
  • resistência à geada;
  • rendimentos consistentemente elevados;
  • A maioria das variedades "chinesas" possui forte imunidade a parasitas e doenças;
  • pouco exigente em relação às condições ambientais e à manutenção;
  • Não há periodicidade na frutificação: as colheitas podem ser feitas anualmente.

A colheita é feita no outono, em setembro.

Infelizmente, as variedades chinesas apresentam uma desvantagem: a incompatibilidade tecidual ocorre quando utilizadas como porta-enxerto. Por exemplo, observou-se incompatibilidade com Antonovka, Korichnevaya polosataya e Papirovka. Uma boa compatibilidade foi observada com Melba, o que tem um efeito positivo na resistência ao frio das árvores. Na maioria das vezes, a compatibilidade precisa ser determinada empiricamente, o que consome muito tempo.

Assim, a macieira chinesa de folhas de ameixa é representada por diversas variedades, cada uma com suas próprias vantagens. A colheita ocorre no outono, em setembro. Os frutos são mais apreciados por serem pequenos e decorativos, podendo ser usados ​​para fazer deliciosas sobremesas.

Vídeo: Cuidando de árvores frutíferas

Este vídeo vai te ensinar como cuidar adequadamente de árvores frutíferas.

Pera

Uva

Framboesa