Cuidando de macieiras colunares para uma colheita abundante.

A macieira colunar, também conhecida como macieira piramidal, tornou-se conhecida em meados do século passado. Foi nessa época que especialistas, por meio de hibridização acidental, desenvolveram uma nova variedade de árvore frutífera. Ela possui um único tronco, anéis, vagens frutíferas e ramas em vez de brotos. Os botões florais se formam nessas vagens. Esse tipo de árvore frutifica por cerca de 15 anos. Hoje, explicaremos como cuidar adequadamente de macieiras colunares, incluindo adubação, rega, controle da carga, poda e proteção da árvore no inverno.

cobertura

Para plantar uma macieira, escolha um local relativamente aberto, livre de correntes de ar, sombra e lençol freático. Como as macieiras tendem a produzir grandes quantidades de frutos, elas extraem o máximo de nutrientes possível do solo. Portanto, a adubação das macieiras é uma parte importante dos seus cuidados e deve ser realizada ao longo da estação de crescimento. Na primavera, recomenda-se a aplicação de fertilizantes orgânicos de alta qualidade nos troncos das árvores. Esterco de galinha pré-digerido e chorume têm se mostrado eficazes. A adubação foliar com nitrogênio também é necessária.

Para plantar uma macieira, você precisa escolher um local aberto.

Para isso, antes que os botões inchem, o jardineiro deve tratar as árvores com uma solução de ureia a 7%. Recomenda-se fazer isso no início da primavera. Além dessa adubação de primavera, podem ser feitas mais algumas adubações foliares em meados do verão, com uma solução de ureia a 0,1%. Durante o período de crescimento ativo, ou seja, na primeira quinzena de junho, as árvores precisam de fertilizantes complexos com alto teor de minerais. Os fertilizantes orgânicos devem ser suspensos a partir de agosto. Nesse período, as macieiras precisam apenas de potássio.

Rega

Ao discutir como cuidar das plantações, vale a pena descrever o processo de rega com mais detalhes. O sistema radicular das macieiras está localizado superficialmente, a apenas 25 cm do tronco, já que as árvores naturalmente não possuem raiz principal. Recomenda-se regar as plantas jovens no verão no máximo uma vez a cada 3 dias. Se o tempo estiver seco e o verão for quente, talvez seja necessário regar o jardim dia sim, dia não, ou até mesmo diariamente.

Recomenda-se regar as macieiras jovens uma vez a cada 3 dias.

Árvores frutíferas adultas precisam ser regadas uma ou, no máximo, duas vezes por semana. A partir de meados de junho, a frequência de rega deve ser reduzida. Em agosto, a rega deve ser suspensa. Recomenda-se cobrir a área ao redor do tronco da árvore com palha ou semear adubo verde.

Isso ajudará o solo a reter a umidade por mais tempo. A irrigação por gotejamento tem se mostrado eficaz na prática. No entanto, ao utilizá-la, ainda é necessário realizar uma rega profunda e regular uma vez por mês. Duas vezes por mês, após o pôr do sol, a copa das árvores deve ser regada abundantemente com uma mangueira.

Regulação de carga

Agora, os jardineiros iniciantes já têm uma pequena noção de como eles são.ParaMacieiras Olony e seus cuidados adequados. Muita pressão precoce pode levar ao enfraquecimento completo de uma árvore de 1 a 2 anos. Recomenda-se remover no máximo dois ovários durante o primeiro ano de floração e descartar o restante.

No primeiro ano de floração, as macieiras deixam no máximo 2 ovários.

No segundo ano, metade dos cachos deve ser removida, e aqueles que não foram podados devem ter dois ovários. Nos anos subsequentes, as macieiras devem ser desbastadas duas vezes. O ideal é fazer isso durante a floração e a formação dos ovários. Controlar a carga garante que a safra não fique pequena, não perca seu sabor característico e produza frutos regularmente.

Aparar

Como esta variedade de macieira não forma brotos laterais, não necessita de poda. No entanto, caso haja algum defeito genético, a poda ainda será necessária para manter o formato da árvore. Dois métodos são recomendados. O primeiro consiste na remoção de ramos laterais até duas gemas. Este procedimento é realizado a partir do segundo ano após o plantio. Alternativamente, a copa, inicialmente com um único tronco, é moldada em dois ou três troncos. Isso dará à árvore um formato semelhante a um candelabro.

Na maioria das vezes, uma macieira colunar não precisa de poda.

Proteção de inverno

Para evitar danos às gemas apicais dos ramos centrais das suas árvores frutíferas durante os meses mais frios do ano, cubra-as com materiais isolantes. Isso pode incluir várias camadas de tecido não tecido, juta ou outro material protetor. Alguns jardineiros criam um abrigo seguro com ramos de abeto ou aparas de madeira à medida que o outono se aproxima.

É melhor não usar palha. E se você usou palha como cobertura morta antes do inverno, remova-a no outono. Caso contrário, ela pode atrair ratos e camundongos. Para evitar que roedores como lebres e camundongos danifiquem o tronco da macieira no inverno, envolva-o com tela de arame. Certifique-se de enterrar a tela alguns centímetros no solo. No entanto, faça isso com cuidado para evitar danificar o sistema radicular da árvore.

Após cada nevasca, compacte a neve ao redor do tronco da árvore. Isso tornará o local inacessível aos roedores.

Recomenda-se amarrar macieiras colunares a suportes.

A neve também deve ser compactada cuidadosamente para evitar danos às raízes delicadas das macieiras. Para evitar que o ponto de crescimento congele, ele pode ser envolvido em algumas camadas de papel ou tecido. Recomenda-se amarrar as macieiras a suportes para evitar que rajadas de vento as quebrem.

Vídeo "Macieira Colunar"

Neste vídeo, você encontrará dicas úteis sobre como cuidar de macieiras colunares.

Pera

Uva

Framboesa