Aipo em talo: quando colher e como armazenar
Contente
Branqueamento dos pecíolos
Após a colheita, os talos do vegetal podem ficar opacos, perdendo sua cor natural. Há um alto risco de desenvolvimento de amargor e notas excessivamente picantes no sabor. Como manter a colheita fresca e saborosa? É essencial bloquear a luz solar. Esse procedimento é realizado quando os talos da planta atingem 30 centímetros de altura. O vegetal amadurece relativamente tarde, por isso os talos geralmente ficam brancos no início do outono.
Primeiro, junte as folhas em um feixe e amarre-o com linha ou tecido. Em seguida, embrulhe as folhas em qualquer material disponível. O "envoltório" deve ficar plano contra o chão e ser alto o suficiente para acomodar as próprias folhas. Prenda o material com barbante ou fita adesiva comum. Após cerca de 20 dias, o vegetal pode ser colhido pelas raízes e, se possível, enterrado em areia úmida em uma adega.
Horários de limpeza
Qual a melhor época para colher o aipo-de-pedúnculo? Não há necessidade de pressa para retirar os rizomas da terra. Afinal, quanto mais tempo permanecerem no solo, maiores e mais maduros ficarão. Além disso, com o tempo, a casca do fruto endurece, garantindo que a polpa fique bem protegida. Assim, o aipo pode ser armazenado e transportado com mais facilidade. Nunca deixe a planta na terra durante geadas. Nessas condições, a colheita será completamente perdida.
Em climas temperados, o aipo deve ser colhido por volta do final de setembro. O período exato da colheita é determinado com base no clima e nas condições meteorológicas. Quando faltar um mês para a colheita planejada, remova as folhas e brotos inferiores que já cumpriram sua função. Agora, a raiz deve amadurecer sem as partes verdes.
Para evitar danificar a casca da colheita, é melhor colher sem pá. A melhor opção é simplesmente arrancar os rabanetes da terra com as mãos. Verificar a qualidade dos rabanetes é muito simples: basta tocar nas pontas. Se essa parte da raiz estiver mole, está começando a apodrecer. Bata levemente nos rabanetes. Você ouve um som metálico? Isso significa que há uma cavidade dentro da raiz.
Em seguida, corte as folhas verdes, deixando pequenos tocos. As raízes finas devem ser removidas e o próprio vegetal deve ser separado de qualquer torrão de terra.
A colheita precisa ser separada. Há muitos frutos? Você pode deixar alguns no jardim. A parte subterrânea da planta se tornará inutilizável, mas no início da primavera, novas folhas surgirão. Elas são ótimas para salada. Quer cultivar um vegetal para o inverno? Plante-o em um vaso comum na janela.
Vídeo: Colheita e embalagem do aipo
Este vídeo mostra os detalhes da colheita de aipo na horta.
Tecnologia de limpeza
Ao colher vegetais, procure evitar danos físicos aos frutos. Caso contrário, será impossível conservar a colheita. Vegetais com talo apodrecerão rapidamente. Portanto, a colheita deve ser feita com extremo cuidado e precisão.
Após colher as raízes e aparar as folhas, é hora de separar as partes podres ou danificadas. Secar o aipo ajudará a preservá-lo para o inverno. Basta deixá-lo ao ar livre por alguns dias.
Armazenar
Existem diversas maneiras de armazenar as colheitas para o inverno:
- na geladeira;
- no congelador;
- em forma seca;
- na forma de alimentos enlatados.
Refrigerar o tubérculo preserva todas as suas propriedades benéficas e nutrientes. Ao armazená-lo dessa forma, lave bem as partes verdes da planta, removendo qualquer sujeira ou partes danificadas. Em seguida, seque os pecíolos. Para evitar que a planta amarele e perca o frescor, mantenha o nível de umidade correto. Papel alumínio ou um saco plástico comum são ideais para isso.
Você pode embrulhar os brotos lavados e secos em papel alumínio para ajudar a manter a umidade, ou embrulhar as mudas secas em papel toalha e colocá-las em um saco plástico. A primeira opção permite a circulação de oxigênio, evitando o apodrecimento, enquanto a segunda permite que as partes verdes da planta respirem e retenham a umidade. Colhidas dessa forma, as mudas duram aproximadamente um mês sem precisar de reparos.
O congelamento permite que a colheita dure significativamente mais tempo. Lave e seque os brotos, pique-os e coloque-os em um saco ou recipiente plástico. Congelar a colheita permite que ela dure todo o inverno sem alterações. Este método de conservação permite que o vegetal seja usado a qualquer momento. Além disso, o tubérculo mantém seu valor nutricional mesmo em temperaturas abaixo de zero.
O aipo é frequentemente usado como tempero, por isso é melhor armazená-lo seco. Lave e seque os talos, embrulhe-os em papel manteiga e guarde em um local quente e seco. Após um mês, triture a raiz completamente seca em um moedor de café ou liquidificador. Guarde esse tempero em um frasco com tampa.
O vegetal também pode ser conservado. A proporção de sal é de 0,2 quilos por quilo de pecíolos. Os talos são colocados no frasco o mais firmemente possível, cobertos com sal e selados. Os frascos são então armazenados em um local fresco e escuro, como uma adega.
Utilizar diferentes métodos de armazenamento para este vegetal permite que você o aprecie durante todo o ano. Você pode preparar pratos deliciosos e saudáveis simplesmente adicionando vegetais em conserva. E se você mesmo cultivou o vegetal, seus benefícios são inquestionáveis.
Assim, o aipo-de-talho é uma erva saborosa e saudável. A colheita adequada e oportuna é fundamental para o armazenamento bem-sucedido desse vegetal. Além disso, existem muitas maneiras de conservar esse tubérculo.
Vídeo: Como armazenar aipo
Este vídeo mostra como manter o aipo fresco pelo maior tempo possível.



