Segredos para cultivar e cuidar de funcho em casa

O funcho comum é uma planta saudável com aroma agradável. É amplamente utilizado na culinária e para fins medicinais. Também pode ser cultivado em ambientes internos, por exemplo, em um jardim, principalmente porque o cultivo do funcho é simples.

Descrição e características

O funcho comum pertence à família Apiaceae e é uma erva perene. No entanto, muitos jardineiros e agricultores preferem plantá-lo anualmente. O tipo mais conhecido de funcho é o funcho-verde. Seus frutos têm um sabor agradável e característico, o que os torna muito utilizados na culinária.Frutos grandes de funcho

A planta é bastante alta, podendo atingir até 2 metros de altura. É também bastante vigorosa e ramifica-se abundantemente. O funcho-comum apresenta uma camada esbranquiçada nas suas partes verdes. As suas folhas verde-brilhantes assemelham-se às do endro. Durante a floração, formam-se umbelas de pequenas flores amarelas nas plantas.

O funcho não é o único tipo de planta comumente cultivada em jardins. Existem também:

  1. A variedade Aroma caracteriza-se por um ciclo de maturação moderado. A colheita inicia-se apenas 2,5 meses após o plantio. É possível colher até 3 quilos de frutos por metro quadrado.
  2. A variedade líder é o funcho, que amadurece rapidamente. A planta atinge uma altura de 1,8 metros. As sementes geralmente germinam 1,5 meses após o plantio.
  3. Udalets é uma variedade de meia estação e tamanho médio. Os frutos pesam em média 120 gramas. As plantas individuais atingem até 0,6 metros de altura.
  4. Luzhnikovsky Semko. O fruto desta variedade pesa mais de 0,2 quilos. A maturação das sementes leva 2,5 meses.
  5. Autumn Beauty é uma variedade de maturação precoce, que amadurece em cerca de 40 dias. As plantas atingem 1,8 metros de altura. As folhas desta "bela" variedade têm um aroma agradável.Funcho vegetal em caixa

Características do cultivo

Quer cultivar funcho em casa? Saiba que o cultivo do funcho apresenta algumas características únicas.

O ideal é dar bastante espaço para a plantação no jardim. Isso significa que o funcho deve ser plantado longe de outras plantas. O cultivo exige rega abundante. Se a erva não receber água ou nutrientes suficientes, suas raízes crescerão em direção a outras plantas, sufocando-as.Cultivando funcho em um canteiro de jardim

O funcho comum se reproduz bem por meio de sementes. Essa característica é uma grande vantagem para muitos jardineiros.

Assim como o cuidado com a própria planta é importante, o mesmo se aplica às suas "vizinhas". Tomates, leguminosas, pimentões, cominho e espinafre são companheiros indesejáveis, pois serão sufocados pelo funcho. No entanto, a planta terá um efeito benéfico sobre o repolho e o pepino: o aroma da erva repelirá os pulgões. É importante, porém, regar os pepinos e o funcho com frequência e abundantemente, pois eles prosperam com água.

O funcho comum beneficia não só os humanos, mas também a terra onde cresce. O aroma de suas flores atrai insetos que polinizam outras plantas.

Vídeo: Como cultivar funcho corretamente

Neste vídeo, jardineiros experientes explicam todos os detalhes do cultivo do funcho.

Cultivando a partir de sementes

A maneira mais fácil de cultivar o funcho é semeando as sementes. As plantas têm uma alta taxa de germinação, e as sementes podem manter essa taxa por dois a três anos após a colheita. O funcho também pode ser propagado por divisão de raízes, mas esse método raramente é usado em casa devido à sua complexidade. Além disso, as plantas propagadas dessa forma têm uma taxa de sobrevivência significativamente menor.Sementes de funcho vegetal

O plantio de sementes ao ar livre pode ser feito duas vezes por ano. A primeira vez é em abril-maio, a segunda em agosto-setembro. Ao plantar sementes ao ar livre, elas são semeadas a uma profundidade média de 2 centímetros. Fertilizantes devem ser adicionados ao solo: composto orgânico e cal hidratada. A proporção de nutrientes deve ser de um balde de composto orgânico por metro quadrado. Minerais também podem ser adicionados ao solo: algumas colheres de sopa de superfosfato por unidade de área.

Após semear as sementes na primavera, cubra a área com plástico ou filme plástico. O canteiro deve permanecer coberto até que os primeiros brotos surjam. Isso garantirá que as mudas permaneçam aquecidas e úmidas.

Para cultivar funcho com sucesso a partir de sementes, é preciso selecionar sementes de boa qualidade. O ideal é comprá-las em lojas especializadas. Normalmente, elas oferecem dois tipos de sementes: funcho comum e funcho vegetal. O primeiro é cultivado para a produção de sementes ou folhas, enquanto o segundo produz frutos, que são muito utilizados na culinária.

Os primeiros brotos costumam aparecer 10 dias após o plantio. As mudas jovens precisam ser transplantadas, removendo-se quaisquer plantas "desnecessárias" (fracas ou com desenvolvimento deficiente). Isso permitirá que os frutos restantes se desenvolvam completamente, garantindo uma colheita de alta qualidade.

Após o transplante, as mudas devem ser espaçadas em pelo menos 15 centímetros. Devem ser fertilizadas com uma solução de verbasco.

Sutilezas do cuidado

O cuidado com a planta envolve principalmente regas abundantes e regulares. O funcho prospera em solos úmidos, portanto, o solo onde cresce deve ser mantido constantemente bem úmido. Se a planta não receber água suficiente, ela irá "roubar" água de outras culturas próximas através de suas raízes. Os cuidados também incluem afofar periodicamente o solo ao redor da planta. Para evitar a evaporação excessiva da umidade do solo, geralmente se utiliza cobertura morta.

Os cuidados adequados, como a amontoa periódica de terra ao redor dos caules, também contribuem para o desenvolvimento ativo dos frutos. Este procedimento promove o acesso do oxigênio às raízes da planta. Fertilizar o funcho com uma solução de verbasco ou erva-de-são-joão também terá um efeito positivo na planta.Solução nutritiva para fertilizante

Doenças e pragas

Em condições de verão frio com muita precipitação, a cultura pode ser infectada por mofo cinzento.

A planta é frequentemente atacada pela traça-da-cenoura ou traça-do-alcaviça. Em maio, os insetos depositam seus ovos, que se transformam em lagartas adultas no início do verão. Elas se alimentam das partes verdes e dos frutos do funcho e cobrem suas inflorescências com teias. A remoção das plantas afetadas pela raiz e a queima das mesmas ajudam a eliminar a praga. A prevenção envolve a capina regular, a coleta oportuna das sementes e o tratamento das mudas com soluções específicas.A praga do funcho, a traça do cominho

Assim, o funcho é uma erva aromática bastante popular atualmente. Suas vantagens incluem diversos métodos de propagação, a possibilidade de semear as sementes diretamente no solo e a ampla gama de usos para seus frutos e folhas.

Vídeo "Vegetal Funcho"

Este vídeo mostra como plantar corretamente sementes de funcho.

 

Pera

Uva

Framboesa