Como plantar sementes de manjericão

O manjericão não é apenas uma planta bonita com propriedades medicinais, mas também uma erva favorita entre os verdadeiros apreciadores. O manjericão foi trazido da Ásia para a Europa, onde era considerado sagrado. Muitos o veneravam, acreditando que era uma espécie de passagem para o céu para os falecidos. Os gregos também reverenciavam essa planta, em cuja língua ela se traduz como "real". Vamos explorar as melhores maneiras de semear manjericão, ler instruções detalhadas de plantio e descobrir as condições sob as quais as mudas de manjericão produzirão a colheita mais abundante.

Quando plantar

Muitos jardineiros iniciantes se perguntam como plantar manjericão. Recomenda-se plantá-lo em locais bem drenados, protegidos do vento e sem correntes de ar. Como a planta não tolera geadas e temperaturas abaixo de zero, não deve ser plantada muito cedo. Um solo franco-arenoso com adição de matéria orgânica é ideal para o cultivo do manjericão. O solo para o plantio de manjericão ao ar livre deve ser preparado no outono, quando está mais fácil de arar e fertilizar.Um ramo de manjericão verde

Para obter uma colheita de manjericão rápida e abundante, você precisa usar o método de cultivo a partir de mudas. As mudas podem ser semeadas a partir do final de março ou início de abril. Coloque as sementes no solo a uma profundidade de aproximadamente 1 cm.Mudas de especiarias aromáticas jovens

Para garantir uma germinação rápida, a temperatura deve ser mantida entre 25°C e 27°C durante os primeiros dez dias. Depois disso, o manjericão pode ser transplantado para vasos menores. E no início de junho, quando as geadas noturnas não representarem mais uma ameaça para o solo, ele poderá ser transplantado para o exterior.

Vídeo: "Métodos de plantio eficientes"

Neste vídeo, você aprenderá a plantar essa especiaria corretamente.

Instruções de plantio

Os vasos com mudas jovens devem ser mantidos e fertilizados em uma estufa, onde possam se aclimatar. Fertilizantes minerais podem ser adicionados já no estágio de primeira folha, caso o desenvolvimento das mudas esteja lento. Preparar esse fertilizante é fácil: adicione 3 g de potássio, 5 g de fósforo e 2 g de nitrogênio a um litro de água e regue as mudas plantadas com a mistura resultante. A aclimatação das plantas começa cerca de uma semana antes do plantio definitivo no solo. Isso é feito limitando a rega e proporcionando ventilação, além de diminuir ligeiramente a temperatura da estufa. Como mencionado anteriormente, antes do transplante do manjericão, prepare o solo com antecedência, arando-o e adicionando fertilizante aos canteiros.Plantar uma planta no solo

O manjericão transplantado deve ser disposto em fileiras com pelo menos 30 centímetros de distância entre si e pelo menos 25 cm entre cada planta. As mudas devem ser plantadas em covas rasas, com aproximadamente 7 a 8 cm de profundidade, previamente preenchidas com cerca de um litro de água limpa. O manjericão também pode ser plantado diretamente em vasos, mas é preciso ter cuidado para que o broto central e as folhas jovens não fiquem expostos. Ao plantar manjericão, certifique-se de usar um vaso que não seja muito pequeno.

Para saber como plantar manjericão, você precisa seguir as regras básicas para o plantio dessa planta. Em primeiro lugar, lembre-se da importância de afofar a terra e adicionar areia, pois esses são fatores essenciais para uma boa germinação. Também é importante cobrir o solo com composto orgânico, mas o ideal é fazer isso alguns meses antes do plantio, para permitir que o composto se decomponha e o solo absorva todos os seus nutrientes.Plantando manjericão em um vaso

É notoriamente difícil obter germinação uniforme e uma boa colheita a partir de sementes pequenas, enquanto plantas saudáveis ​​cultivadas em um parapeito de janela têm uma chance muito maior. Isso torna o método de semeadura muito popular para o cultivo de plantas ao ar livre.

Como cuidar de mudas

Agora que sabemos como plantar manjericão, precisamos aprender a cuidar das mudas para garantir os melhores resultados e um crescimento saudável. Primeiramente, mantenha o solo sempre levemente úmido. O manjericão cresce melhor em solo bem drenado, mas evite deixá-lo em água parada. Plantas adultas podem ser regadas uma vez por dia, de preferência pela manhã, para que a água tenha tempo de penetrar e evaporar, e as plantas não fiquem com água parada durante a noite.Procedimento para regar mudas de manjericão

Especialistas também recomendam a remoção das flores. Se os botões florais aparecerem no manjericão, devem ser removidos, juntamente com os dois pares de folhas abaixo deles. A floração pode desencadear alterações hormonais, reduzindo significativamente o número de novas folhas e privando a planta do seu sabor. Geralmente, a floração é desencadeada pela exposição excessiva à luz solar, fazendo com que as plantas fiquem alongadas e as folhas menores e menos saborosas.

É igualmente importante monitorar a presença de mofo e pragas. O inseto mais perigoso para o manjericão é o besouro japonês. O método mais fácil e seguro de controlá-lo é simplesmente remover cada inseto das plantas. O mofo também pode ser causado pela falta de luz solar ou pelo plantio muito próximo umas das outras.

As folhas de manjericão colhidas devem ser armazenadas na geladeira, após serem bem lavadas, secas com leves batidinhas e envoltas em papel-toalha. O ideal é guardá-las em recipientes herméticos. As folhas de manjericão também costumam ser congeladas, embora isso não seja recomendado.

Embora o manjericão seja uma planta que exige atenção e cuidado extras, todo jardineiro e amante da boa culinária ficará feliz em ter suas folhas frescas e saborosas.

Vídeo: "Cuidados com as plantas de manjericão"

Neste vídeo, você aprenderá como cuidar adequadamente dessa especiaria aromática.

Pera

Uva

Framboesa