Como preparar e secar salsa corretamente em casa.
Contente
Como preparar
Se a planta foi cultivada em estufa ou em área afastada de estradas movimentadas e instalações industriais, pode não ser necessário lavá-la. Nesse caso, deve ser colhida pela manhã, após o orvalho ter secado. No entanto, se houver uma unidade de produção nas proximidades, as folhas devem ser lavadas.
A salsa é selecionada, removendo-se quaisquer talos amarelados e detritos. A salsa lavada é deixada escorrer e espalhada sobre um guardanapo para remover a umidade.
Vídeo: "Os benefícios dos vegetais verdes"
Neste vídeo, você aprenderá sobre as propriedades benéficas dos vegetais verdes.
Secagem
Existem várias maneiras de secar salsa corretamente.
A maneira mais suave de secar a salsa é naturalmente. O ideal é espalhá-la, depois de remover os talos mais grossos, sobre uma tela ou um pano de algodão. Escolha um local bem ventilado e sombreado. Secar ervas ao sol fará com que desbotem e percam suas vitaminas. É melhor deixar a salsa secar inteira em vez de picá-la. A secagem dessa maneira leva de alguns dias a duas semanas.
No forno
Se o verão for chuvoso, não houver espaço livre para colocar a grama, ou se você precisar fazer esse processo rapidamente, pode usar o forno.
Coloque a salsa preparada em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno. Ligue o forno na temperatura mais baixa e deixe a porta ligeiramente entreaberta para permitir a livre circulação do ar.
Após 3 a 4 horas, a salsa estará completamente seca. Você saberá que a salsa seca está pronta pela facilidade com que se desfaz entre os dedos. Depois de esfriar, retire os talos da massa verde seca. Transfira o tempero pronto para recipientes de armazenamento.
Em grupos
Você pode amarrar as verduras preparadas em pequenos feixes com barbante e pendurá-las sob um toldo ou em um local bem ventilado. O tempo de secagem depende da temperatura e da umidade e pode levar até duas semanas. Quando as verduras secas estiverem completamente cozidas, pressione os talos mais duros.
A salsa desidratada resultante mantém-se verde e aromática, conservando as suas propriedades por até dois anos. É prática e fácil de medir. É importante lembrar que a salsa desidratada tem um sabor mais intenso. Portanto, deve ser adicionada aos pratos em pequenas quantidades, no final do cozimento.
Em casa
Já existem dispositivos elétricos disponíveis para ajudar os donos de casa a secar ervas. Eles consistem em uma estrutura de malha com vários níveis, na qual as ervas preparadas são colocadas.
Um aquecedor elétrico no desidratador mantém uma temperatura constante, ideal para a secagem do produto selecionado. O modo de secagem é escolhido para minimizar a perda de nutrientes.
A salsa de raiz pode ser preparada da mesma forma que as folhas verdes. Para isso, desenterre as raízes, retire as folhas verdes e lave-as. Não é necessário descascá-las; basta raspar bem. Com uma faca afiada, corte as raízes em rodelas ou tiras finas. A melhor maneira de secar as raízes é no forno, seguindo as mesmas instruções das folhas verdes, ou em um desidratador elétrico, também seguindo as instruções. Guarde a salsa de raiz seca em sacos de papel ou de tecido.
Vídeo: Como armazenar verduras
Este vídeo mostrará como armazenar ervas em casa.



