Como preparar endro para o inverno: métodos simples
Contente
Preparação para armazenamento
Verduras são sempre saudáveis, pois contêm vitaminas C e P, caroteno, ferro e muitas outras substâncias benéficas. E o endro tem um aroma maravilhoso! Isso porque é rico em óleos essenciais e fibras. Consumi-lo com frequência melhora o apetite e fortalece o sistema imunológico.
É também um excelente sedativo e antiespasmódico, antioxidante e expectorante. A água de endro ajuda as mães a produzir leite. O segredo é saber como e o que fazer para manter o endro fresco.
Vídeo: Como manter o endro fresco
Este vídeo vai te mostrar como manter esses vegetais folhosos aromáticos e deliciosos.
O que guardar em
Você pode conservá-las em conserva em um frasco, mariná-las em vinagre, congelá-las e secá-las ao ar livre ou no forno. Cada método tem suas vantagens e desvantagens.
Para conservar ervas por até um mês, use potes de vidro comuns. Coloque um punhado de ervas no pote e feche com uma tampa padrão, ou coloque-as em recipientes a vácuo. As ervas durarão cerca de uma semana.![]()
Você também pode embalar as verduras em um saco plástico ou envolvê-las em filme plástico. Certifique-se de fazer alguns furos no saco para permitir que as verduras respirem.
Lembre-se de embrulhar as verduras em papel toalha antes de colocá-las no saco.Lave o endro em um recipiente com água. Coloque as folhas na água, deixe de molho, depois sacuda-as para secar e coloque-as em um saco.
Formas de conservar o endro para o inverno
Você pode experimentar conservá-lo em conserva. Esse tempero é ótimo para temperar sopas. Pode ser adicionado a batatas, trigo sarraceno ou até mesmo saladas.
Como preparar a conserva? Lave e seque os brotos. Pique o verdilhão e coloque-o em um frasco, cobrindo-o com sal. Compacte bem e feche a tampa. Guarde na geladeira, em uma prateleira alta.
Este endro pode ser usado durante todo o ano; é um método de armazenamento de longa duração. Lembre-se apenas de que o molho é muito salgado, portanto, tenha cuidado ao adicionar sal aos pratos em que você usará este tempero.
Lembre-se, você só precisa de potes esterilizados (algumas pessoas usam potes limpos), endro e sal (na proporção de 1:2). Primeiro, lave o endro, agite-o e seque o excesso de umidade com um guardanapo. Pique os talos! Se preferir, você pode secá-los picando-os finamente. Depois de triturar as ervas, polvilhe o fundo do pote com sal. Em seguida, disponha os ramos de endro em camadas alternadas, preenchendo todo o pote em formato de "zebra". Lembre-se, a última camada deve ser de sal. Depois disso, basta guardar o pote no armário.
Existe também outra maneira de aprender a armazenar endro em potes sem sal. Mais especificamente, conservá-lo em óleo vegetal. Este método é muito simples e economiza tempo.
Primeiro, lave, seque e pique o endro. Em seguida, coloque-o em frascos e cubra com óleo vegetal. Depois, feche os frascos com tampas próprias para conservas.
Graças a isso, o endro preparado conserva suas propriedades benéficas e o azeite adquire, ao mesmo tempo, um leve aroma de endro, o que o torna um excelente complemento para saladas.
Endro em conserva. Este é um prato muito singular. Para prepará-lo, você precisa apenas dos raminhos verdes, sem os talos. Lave bem os raminhos, coloque-os em um frasco e despeje a marinada por cima. Como fazer a marinada? É muito simples: misture água fervente com sal e vinagre. Em seguida, basta esterilizar o frasco com esse líquido. Coloque o frasco com o endro sobre a marinada e tampe. Despeje água na panela na mesma temperatura da marinada. Após 8 a 12 minutos de fervura, você pode fechar o frasco.
No congelador
O congelamento é uma das maneiras mais populares de conservar verduras. O endro pode ser armazenado picado ou inteiro. Para isso, lave-o, escorra-o e só então guarde-o em recipientes ou sacos. Não é necessário descongelar as folhas; elas podem ser adicionadas diretamente aos alimentos. Essas verduras mantêm o sabor por 9 a 10 meses. No entanto, lembre-se de que o aroma e o sabor são ligeiramente diferentes dos frescos, por isso é melhor adicioná-las a sopas e pratos principais, em vez de arriscar em saladas. Existem diversas maneiras de prepará-las.
Para congelar os maços: Lave as folhas, junte-as em pequenos maços e embrulhe-as em filme plástico. Guarde no congelador.
Congelamento de endro picado finamente. Lave e seque as ervas. Em seguida, pique-as, transfira para um recipiente e guarde no congelador.
Congele em papel alumínio. Pique as folhas bem fininhas. Depois, faça pequenos envelopes com o papel alumínio. Coloque algumas colheres de sopa de endro em cada um. Deixe no congelador.
Você também pode congelar endro em forma de gelo. Pegue forminhas de gelo e encha-as até 80% com endro, depois adicione água. Em seguida, coloque-as no congelador. Transfira os cubos para um saco plástico.
Em forma seca
A secagem pode ser feita em qualquer lugar. Você pode até secar talos mais duros. Surpreendentemente, é assim que o endro libera ao máximo seu sabor. Basta picar os ramos cuidadosamente com uma faca para garantir que o endro mantenha sua bela aparência. Como alternativa, você pode moer o endro seco em um moedor de café.
Método um: Lave o endro e seque-o. Pique-o finamente e deixe-o ao sol por 2 a 3 dias. Depois disso, você pode colher o endro seco; basta transferi-lo para um saco e armazená-lo em local seco.
Junte as folhas verdes em feixes e pendure-as perto da janela. Depois de alguns dias, retire-as, embrulhe-as em um pano de linho e guarde-as em um armário. Você também pode acelerar o processo de secagem picando as folhas finamente e aquecendo-as no micro-ondas. O importante é não deixá-las secar demais.
Guarde o endro em sacos ou frascos de vidro. O endro seco pode ser armazenado por bastante tempo. Pode ser adicionado a sopas, carnes e peixes. O sabor será ligeiramente diferente do endro fresco, por isso não recomendamos adicioná-lo a saladas.
Você também pode secar o endro em potes: pique as folhas, espalhe-as e leve à geladeira por um curto período. Em seguida, transfira o tempero para um saco plástico com fecho hermético e guarde na geladeira.
Você pode secar o endro no forno. Para isso, espalhe as folhas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Nas primeiras horas, a temperatura não deve ultrapassar 40°C (104°F), depois aumente para 70°C (168°F). Mantenha a porta do forno ligeiramente entreaberta. Após algumas horas, o endro estará pronto. Mas lembre-se de que esse método "rápido" de colheita priva o endro de todas as suas propriedades medicinais. O tempero terá um sabor muito fraco. No entanto, se não houver outras opções, use este método.
Vídeo: "Uma maneira fácil de conservar endro para o inverno"
Este vídeo vai te ensinar os segredos mais comuns para manter as ervas frescas por mais tempo.



