Quando plantar azedinha: na primavera ou no outono.
Contente
Plantio de azedinha – regras básicas
Nem todos sabem qual a melhor época para semear azedinha. As sementes começam a germinar a 5 graus Celsius e os brotos aparecem uma semana e meia após a semeadura. Ela prospera em locais com sombra parcial. Pode suportar temperaturas de até -10 graus Celsius, mas é melhor cobrir a hortaliça com um filme plástico antes da chegada do frio, e o ideal é saber quando plantar azedinha antes do inverno.
Ela não cresce no mesmo local por mais de 6 a 7 anos, pois a produção diminui.
Vídeo "Crescimento Correto"
Este vídeo mostrará os passos a seguir ao plantar e cultivar esta planta.
Selecionar um local, preparar o solo
Para garantir uma boa colheita, a azedinha deve ser plantada em uma área fértil do terreno. No entanto, ela produz uma boa colheita mesmo em solos ligeiramente ácidos, podendo prosperar sem a necessidade de calagem.
No outono, aplicam-se fertilizantes minerais nas áreas onde a azedinha irá crescer. Na primavera, adicionam-se fertilizantes nitrogenados. Portanto, a escolha do fertilizante depende da época de semeadura da azedinha. Antes da semeadura, o solo deve ser completamente limpo de ervas daninhas.
Pode ser semeado no início da primavera, no verão ou mesmo no outono. Na primavera, semeie assim que o solo puder ser cultivado. No verão, semeie bem no meio do campo, após a colheita das culturas precoces. Esta azedinha pode ser colhida na primavera seguinte. A semeadura de outono é feita em novembro para permitir que as sementes germinem antes da chegada das geadas persistentes.
Se você mora em uma região sem solo preto, escolha o primeiro método, pois nessa época a camada externa do solo contém umidade suficiente para o crescimento vigoroso da azedinha. Se optar por plantar azedinha no verão, precisará regá-la com frequência, o que não é fácil. Se escolher semear no inverno, há um alto risco de falha na germinação das mudas, resultando em uma colheita pequena.
A semeadura de outono é mais eficaz em solos arenosos em climas temperados (Kaliningrado, Moscou, Tver). O segredo é ter um solo rico em matéria orgânica; a azedinha cresce bem em solos franco-arenosos neutros ou ligeiramente ácidos, então não se preocupe se não conseguir transplantá-la para solo preto.
Plantar azedinha na primavera
Semeie a azedinha em fileiras com espaçamento de 0,25 m por 0,25 m. Ao plantar, faça sulcos de até 7 cm de largura. Se o solo estiver úmido, use uma haste de metal em vez de uma enxada. Em seguida, pegue uma pitada de sementes e espalhe-as uniformemente ao longo do sulco. Depois, cubra toda a área com terra solta. Nunca cubra com terra pesada, caso contrário, a azedinha pode não germinar! Após a semeadura, compacte levemente o solo com um ancinho para garantir uma melhor germinação.
Os cuidados iniciais consistem em afofar a terra, remover ervas daninhas, regar, fertilizar e controlar pragas. Primeiro, a azedinha começará a formar folhas, seguidas pela formação do caule e floração. Livrar-se dessas flores é fácil: basta cortá-las. Você também pode roçá-las com uma roçadeira. Depois de algumas semanas, você terá uma azedinha linda novamente. Após a poda, regue abundantemente para estimular o crescimento de novas folhas.
As folhas do primeiro ano devem ser cortadas no máximo dois meses antes do congelamento do solo. Caso contrário, podem ser mortas pela neve. A azedinha também é uma praga favorita dos besouros da azedinha e dos pulgões. Os produtos químicos só devem ser usados após a colheita completa.
Semeadura de outono
Para conseguir azedinha no início de abril (pois nessa época você poderá vendê-la por um preço alto e desfrutar do consumo da verdura), você precisa fazer o seguinte.
Demarcamos o local onde ela crescerá, levando em consideração que, ao final do inverno, precisará ser coberta com filme plástico.
Adicionamos fertilizante ao solo. Se tivermos esterco, usamos. No entanto, nem sempre é esse o caso. Sem problemas. Lojas de jardinagem vendem fertilizantes especiais em sacos, embora a maioria seja bastante cara. Precisamos de superfosfato, cloreto de potássio, nitrato de amônio e fertilizantes complexos. Você pode cultivar azedinha sem eles, mas ela nem sempre crescerá como desejado. Portanto, você precisa considerar a própria azedinha para determinar se ela precisa de fertilizante.
Em seguida, escavamos a área para que possamos plantar a planta.
Finalmente, plantamos a azedinha. Como planejamos transplantar as sementes no verão ou início do outono, devemos semeá-las encharcadas. Também precisamos regar os sulcos. Em seguida, cobrimos com terra solta.
Mantenha o solo onde plantou a azedinha úmido até que as mudas brotem. No entanto, tome cuidado para não regá-las em excesso.
Agora, certifique-se de que a azedinha tenha tempo para criar raízes antes da geada. Para ajudá-la a sobreviver ao inverno, você pode cobri-la com folhas para facilitar o crescimento. No início de março, coloque arcos de galhos ou arame sobre a azedinha e estique filme plástico sobre eles (criando uma miniestufa). Escolha o filme plástico mais grosso, mas um de espessura média também funciona. Em um dia quente de primavera, você pode abrir ligeiramente o plástico para evitar que a azedinha superaqueça. Não abra demais, ou a planta queimará.
No outono, adicione composto ou húmus na proporção de 10 kg por 3 metros quadrados para cobrir as raízes. No ano seguinte, aplique um fertilizante completo.
A colheita começa quando surgem 6 a 7 folhas de azedinha de tamanho normal. Antes da capina, elas são cortadas a uma altura de 6 a 7 cm do solo. A colheita começa em maio e termina no início de agosto. É possível realizar de quatro a cinco colheitas completas. É importante estar ciente das pragas e doenças que a azedinha pode enfrentar para evitar possíveis problemas.
Míldio – manchas com uma camada pulverulenta aparecem na parte inferior das folhas. Para combater a doença, pulverize as folhas com calda bordalesa ou trate-as com fitosporina 1,5 semanas antes da colheita.
Ferrugem - quando afetada por ela, pequenas manchas amarelas aparecem nas folhas e pecíolos, e sobre eles, favos escuros.
Os pulgões da azedinha simplesmente sugam toda a seiva. O único método de controle é a prevenção. No outono, regue os cortes com uma infusão de ervas amargas ou picantes — elas repelirão os pulgões.
Agora você saberá como plantar azedinha em qualquer época do ano e o que fazer para garantir que ela viva o máximo possível!
Vídeo: Plantando azedinha no inverno
Este vídeo mostrará como plantar azedinha no final do outono para o inverno.



