Um vaso ou kokedama incomum feito em casa.
Contente
Descrição e características gerais
Embora se saiba que o kokedama se originou no Japão, foi a China que o popularizou como forma de arte. Foi na China que a prática recebeu seu nome, que se traduz como "bola de musgo". O nome captura perfeitamente a essência dessa decoração de jardim: o kokedama é uma bola de turfa entrelaçada com raízes e decorada com musgo.
A kokedama é frequentemente comparada à antiga técnica do bonsai, pois em ambos os casos, uma planta de interior é cultivada manualmente utilizando um conjunto específico de métodos práticos. No entanto, o bonsai requer um recipiente especial. Além disso, o bonsai exige uma base lenhosa que é cultivada ao longo de um longo período de tempo.
Bonsai é uma prática mais cara, enquanto kokedama não requer recipientes especiais e é mais fácil e menos demorado de fazer. Além disso, qualquer planta pode ser usada como base (por exemplo, lavanda, liana, orquídea).
Vídeo: Como fazer Cockadema você mesmo
Este vídeo vai te mostrar como fazer um cocadema você mesmo.
Self made
É claro que a China, como um país com ricas tradições e inúmeras escolas culturais e estéticas, também possui escolas especializadas na confecção de kokedama. Essas escolas complementam suas práticas com princípios e ensinamentos espirituais. No entanto, não nos aprofundaremos nesses detalhes, mas ofereceremos a você uma aula simples e direta sobre como fazer essa decoração à base de plantas.
Preparação e ferramentas
Para fazer um kokedama com suas próprias mãos, antes de tudo, você precisa adquirir todos os materiais necessários:
- Turfa bicomponente. A turfa Keto é utilizada no cultivo tradicional de plantas. No entanto, é difícil de encontrar no nosso país, mas pode ser facilmente substituída por turfa bicomponente. A mistura consiste em dois elementos: turfa de turfa de alta qualidade e argila cosmética preta. O primeiro componente pode ser adquirido em floriculturas e o segundo em farmácias ou lojas de produtos de beleza.
- Akadama. Um substrato especial para bonsai composto por grânulos. É melhor não substituí-lo por nenhum outro; em vez disso, compre-o em lojas especializadas em bonsai.
- Musgo Sphagnum. Encontrado com mais frequência em condições úmidas, pode ser comprado em lojas ou coletado pelo próprio cliente;
- A minha verde, que será útil para decorar o torrão de raízes;
- Material vegetal para usar como base. Escolha o material dependendo do que você planeja usar para o torrão de raízes — um kokedama para uma orquídea ou samambaia seria uma bela decoração para casa;
- Materiais adicionais: linha de algodão, tesoura, recipientes para misturar os ingredientes, luvas, linha de pesca fina.
Processo de fabricação
Antes de iniciar o processo de fabricação propriamente dito, você deve preparar os elementos individuais: musgo verde e akadama. Para o musgo, lave-o, limpe-o e guarde-o em um local escuro por um tempo.
O akadama é colocado em água limpa fervida por 24 horas para absorver a umidade e, em seguida, a água é escorrida.
Além disso, não apenas o akadama, mas também o esfagno são deixados de molho.
Em seguida, você precisa preparar o solo. Para isso, pegue 2 partes de turfa, 2 partes de argila e 3 partes de Akadama e misture tudo até formar uma pasta sólida.
As raízes da planta a ser cultivada são lavadas e cobertas com musgo esfagno, que é fixado com fios.
Em seguida, formamos uma bola de terra ao redor do torrão resultante, dando-lhe a forma de uma "bola de neve", e depois a envolvemos em musgo esfagno. Amarramos tudo com corda e adicionamos uma terceira camada de musgo verde. Por fim, amarramos tudo com linha de pesca.
Deixe o kokedama de molho em água por 15 a 20 minutos. O kokedama está pronto!
Nuances de cuidados adicionais
Cuidar da planta resultante é simples: imersão semanal em água por 15 a 20 minutos, borrifadas frequentes, poda a cada 14 dias e fertilização por pulverização. Como o kokedama é frequentemente usado como decoração suspensa em ambientes internos, tenha cuidado ao regar para evitar respingos em objetos da casa.



