Raiz de salsa: cultivo e cuidados
Contente
Características do cultivo
A salsa de raiz é muito popular entre nutricionistas. Ela contém uma grande quantidade de vitaminas, micronutrientes e outros nutrientes. No entanto, apesar de seus benefícios para os humanos, ela raramente é cultivada. As hortaliças folhosas continuam sendo mais populares atualmente. Esse fenômeno se explica facilmente pelos equívocos dos jardineiros sobre os cuidados específicos com as hortaliças de raiz. Contudo, se você aprender as especificidades e as técnicas de cultivo dessa variedade, cultivá-la será não apenas mais fácil, mas também mais prazeroso. Vale ressaltar que o aipo de raiz é significativamente mais difícil de cultivar do que a salsa.
Seguindo estas recomendações, você pode obter uma colheita abundante de frutos de alta qualidade:
Como esta variedade possui raiz pivotante, deve ser plantada diretamente em seu local definitivo, sem transplante posterior. Evite cultivá-la em áreas anteriormente ocupadas por cenouras. Por outro lado, áreas anteriormente ocupadas por repolho, cebola, tomate, pepino ou batata são ideais para o cultivo da raiz de salsa. Isso garantirá frutos suculentos e carnudos.
Ao cultivar salsa para consumo de folhas, as sementes precisam ser preparadas com antecedência. Basta deixá-las de molho por alguns dias. No entanto, se você pretende cultivar salsa de raiz, não é necessário deixar as sementes de molho. O processo de imersão e enxágue remove o potássio das sementes, enfraquecendo a planta.
O cuidado com essa variedade envolve basicamente regar, afofar o solo e capinar periodicamente. Para obter frutos maiores, é necessário realizar o desbaste das plantas pelo menos duas vezes. O primeiro desbaste deve ser feito com uma distância de 2,5 centímetros entre as plantas. Após 10 a 14 dias, a distância deve ser mantida entre 4 e 7 centímetros. Essa variedade requer bastante água, o que é essencial durante a formação das raízes. Ao longo do desenvolvimento da planta, o solo deve ser constantemente afofado, removendo todas as ervas daninhas. A adubação deve ser feita de 2 a 3 vezes durante o ciclo de crescimento.
Alguns jardineiros preferem cultivar ervas aromáticas para o inverno dentro de casa, em um parapeito de janela. Vasos e jardineiras são ideais para isso. Um recipiente pequeno acomoda facilmente duas ou três variedades de raízes. As plantas devem ser espaçadas de 3 a 4 centímetros dentro da jardineira. As fileiras devem ter um espaçamento de 8 a 10 centímetros. A manutenção consiste em regar uma vez por semana.
Cultivando salsa em estufa
Essa variedade de salsa é frequentemente cultivada em estufa, principalmente porque o processo é bastante simples. Outra vantagem significativa do cultivo de salsa em solo protegido é a possibilidade de plantar a raiz para o inverno.
Solos leves, argilosos e podzólicos são ideais para o cultivo em estufa. As mudas devem receber iluminação adequada com lâmpadas fluorescentes. O cuidado com hortaliças em estufa também inclui irrigação por gotejamento.
O cultivo de raízes em solos pesados pode resultar em uma aparência desagradável. Uma boa opção para o cultivo protegido de raízes é o uso de túneis de cultivo móveis com filme plástico. O plantio deve começar no final de janeiro, ou até mais tarde. A distância entre as covas deve ser de pelo menos 10 a 12 centímetros. À medida que os brotos surgem, o espaçamento entre as mudas deve ser de 2 a 4 centímetros.
Após isso, os cuidados com as plantas incluirão o controle de ervas daninhas, a manutenção de condições de temperatura adequadas e a ventilação periódica do ambiente. Flutuações bruscas de temperatura devem ser evitadas.
A utilização de biocombustíveis na tecnologia agrícola exige que sua espessura seja de 10 a 12 centímetros.
Vídeo: Como obter uma colheita abundante de salsa
O autor deste vídeo compartilha os segredos do cultivo da salsa.
Cuidado
A salsa cresce melhor em solo fértil e solto. Condições de solo ácido ou neutro são aceitáveis. Ela prospera tanto ao sol quanto à sombra. O preparo do solo deve começar no outono. O solo é revolvido, adiciona-se esterco, superfosfato e sal de potássio, e a planta é deixada crescer durante o inverno. Fertilize novamente na primavera, usando fertilizantes de potássio e fosfato. A adição de salitre ou ureia também é benéfica.
As sementes são semeadas na segunda quinzena de abril. Deixá-las de molho em um pano úmido ou gaze por 3 a 4 dias aumentará a germinação.
Após o surgimento dos brotos, as sementes são semeadas no solo a uma profundidade de 1,5 centímetros.
Com esse método de plantio, os primeiros brotos aparecem em algumas semanas. Se você semear sementes secas, as mudas só aparecerão depois de um mês. Para garantir um suprimento constante de verduras, semeie a cada duas semanas.
A planta é resistente ao frio. Portanto, pode ser plantada no inverno, por exemplo, em novembro. No entanto, esse plantio tardio só é possível se a região não apresentar degelo no inverno. Sem neve, as mudas provavelmente morrerão.
O cuidado com a plantação envolve protegê-la de pragas e doenças. As pragas mais comuns são o amarelecimento da cebola, a podridão bacteriana da cenoura, a lagarta-do-cartucho, o mosaico do aipo, a mosca-da-cenoura e as lesmas.
As sementes são colocadas em buracos espaçados a 15 centímetros de distância. Os buracos são preenchidos com água antes do plantio.
O cuidado adequado com a plantação é impossível sem fertilização. O melhor fertilizante para hortaliças é o esterco bovino. Esterco de galinha ou de coelho também enriquece o solo. No entanto, essas substâncias orgânicas devem ser utilizadas somente após o preparo adequado.
Encha meio balde de esterco com água e misture bem. Deixe a "solução" resultante ao sol por 3 a 4 dias para fermentar. Fertilize com 10 litros de água e um litro da mistura preparada. Misture bem a solução e aplique-a nas hortaliças de raiz. Este procedimento deve ser repetido duas vezes por temporada.
A rega e a capina são procedimentos essenciais para o cultivo desta planta. A colheita ocorre em meados de setembro, em dias secos e ensolarados, quando a probabilidade de precipitação é próxima de zero.
A salsa de raiz é um vegetal de raiz singular. Contém várias vezes mais vitamina C do que o limão. Sua facilidade de cultivo e a possibilidade de ser plantada no inverno a tornam cada vez mais popular. E embora a variedade verde seja mais comum, este vegetal de raiz também merece sua atenção.
Vídeo: Como cultivar salsa
O vídeo revela as peculiaridades do cultivo da salsa.



