Peculiaridades da colheita do aipo

O aipo dispensa apresentações; sua base de fãs já é bastante grande. As raízes esféricas de diversas variedades se conservam bem, por isso estão disponíveis em nossas lojas durante todo o inverno. Normalmente compramos verduras folhosas no verão, mas as variedades com pecíolo são muito mais populares na Europa do que aqui. Essa hortaliça também é comum entre os jardineiros, embora nem todos a cultivem. O aipo tem um ciclo de crescimento relativamente longo — 200 dias — então as mudas precisam ser cultivadas antes que o clima esquente. Uma vez que as sementes são semeadas e os brotos emergem, começa uma etapa muito importante: o transplante do aipo.

Você precisa mergulhar?

As sementes de aipo são extremamente pequenas e demoram muito para germinar. A camada de solo acima das sementes é bastante fina e deve ser mantida úmida até que os brotos surjam. Normalmente, utiliza-se uma caixa rasa coberta com vidro para semear as sementes e reter a umidade.Raiz de aipo na mesa

As mudas geralmente emergem muito densas. Se não forem tratadas, elas se estenderão descontroladamente, lutando por um lugar ao sol. Ao mesmo tempo, o sistema radicular em crescimento exige cada vez mais espaço e nutrientes. As raízes ficam aglomeradas e entrelaçadas. Essa competição acirrada por nutrientes leva ao desenvolvimento atrofiado das mudas. Ao transplantar, essas mudas são muito difíceis de separar. Não importa o quanto você tente, as raízes ainda ficam danificadas, as plantas demoram muito para se estabelecer e não produzem uma boa colheita. Se as mudas ficarem muito densas, o desbaste é essencial. É diferente se você plantou de 3 a 5 sementes em copos individuais. Nesse caso, você pode podar os brotos extras, deixando apenas o mais forte.

Vídeo "Pegadinha"

Este vídeo mostrará como transplantar corretamente as mudas de aipo.

Como mergulhar

O aipo deve ser transplantado quando tiver duas folhas verdadeiras. Faça um buraco raso no solo. A planta deve ser enterrada a uma profundidade suficiente para manter o sistema radicular vertical. Regue e cubra com terra, certificando-se de que o ponto de crescimento da muda esteja acima da superfície do solo.Colheita de mudas de aipo

Para estimular o desenvolvimento de raízes laterais fibrosas, a raiz principal é encurtada em 1 a 0,5 cm. No entanto, essa técnica é mais relevante para variedades folhosas e pecioladas. Para variedades radiculares, o encurtamento da raiz principal resultará em raízes menores devido ao crescimento de numerosos brotos laterais pequenos.

O ideal é semear o aipo-de-raiz diretamente em recipientes individuais de 6x6 cm e plantá-los nos canteiros juntamente com o torrão de terra. Se for transplantar as mudas para um recipiente maior, mantenha uma distância de 4 a 5 cm entre as plantas adjacentes. As fileiras devem ser espaçadas a cada 5 a 6 cm.

Cuidando das mudas

As plantas transplantadas devem ser colocadas em um local bem iluminado e quente. Nos dois primeiros dias, elas devem ficar ligeiramente sombreadas para evitar a incidência direta dos raios solares do meio-dia. Regue regularmente, mas evite o excesso de água.

Além da umidade, as raízes das plantas precisam de boa aeração, que é dificultada pelo solo denso e úmido. Recomenda-se aplicar o primeiro fertilizante após 10 dias. Para isso, adicione 1 colher de chá de nitrofósforo a 3 litros de água. Aplique 2 colheres de sopa dessa solução em cada planta. Fertilizantes complexos prontos para uso também podem ser utilizados.

As mudas precisam ser adubadas regularmente, a cada duas semanas. O processo de aclimatação começa duas semanas antes do plantio definitivo. Primeiro, leve o aipo para fora por algumas horas, protegendo-o do sol forte. Aumente gradualmente o tempo que ele passa ao ar livre. As mudas que desenvolverem de 4 a 6 folhas são transplantadas para o local definitivo.

Vídeo "Crescendo"

Neste vídeo você aprenderá como cultivar aipo.

Pera

Uva

Framboesa