Azedinha: Descrição, Cultivo e Cuidados
Contente
Descrição
A azedinha é uma planta perene e resistente ao frio. Pode ser plantada no mesmo local por no máximo alguns anos, após os quais deve ser replantada. A planta possui um sistema radicular forte, que permite penetrar quase meio metro no solo. A azedinha de folhas largas (a variedade mais comum) suporta temperaturas de até -25°C. Solos ligeiramente ácidos e férteis são ideais para o cultivo desta planta.
A azedinha é considerada uma cultura precoce. Assim que a neve derrete e o primeiro sol da primavera aparece, a folhagem encanta com seus primeiros brotos. No final da primavera, as folhas jovens atingem um comprimento de 0,07 a 0,1 metros. Podem ser colhidas nessa fase. Uma segunda colheita pode ser esperada dentro de duas semanas. A colheita termina no final de julho, quando as folhas acumulam uma quantidade significativa de ácido.
A azedinha é muito benéfica para o corpo humano, pois contém muita vitamina C e ácidos (cítrico e málico). Também é rica em potássio, ferro e outros micronutrientes. As folhas são um excelente substituto para o repolho no borscht e podem ser usadas para fazer purê. A planta também pode ser adicionada a saladas. As folhas saudáveis também podem ser consumidas em conserva, preservando todas as propriedades benéficas da planta.
Vídeo "Descrição"
Através do vídeo, você aprenderá as características da azedinha.
Crescente
Como cultivar azedinha no seu jardim? Primeiro, você precisa escolher o local certo para o plantio. Para garantir uma colheita abundante, escolha uma área úmida. No entanto, o solo não deve ficar encharcado. Mantenha-o livre de ervas daninhas, especialmente grama-de-trigo, que a azedinha detesta.
O ideal é plantar azedinha em solos arenosos ou argilosos com adição de húmus. Solos turfosos bem drenados são uma boa opção para o cultivo da azedinha. Uma regra importante: o lençol freático deve estar próximo à superfície, a uma profundidade máxima de um metro. A erva cresce melhor em solos ligeiramente ácidos. Além disso, a azedinha cultivada dessa maneira será produtiva mesmo sem adubação com cal.
Para colher uma safra abundante de azedinha, além do pré-tratamento das sementes, é necessário preparar o solo. Para isso, adicione 6 quilos de húmus e 3 gramas de cloreto de potássio e superfosfato. Essa quantidade de fertilizante é aplicável por unidade de área.
Com a chegada da primavera, antes da semeadura, deve-se adicionar ao solo nitrato de amônio, sal de potássio, superfosfato, ureia e composto nas doses de 0,002, 0,04, 0,4 e 3 quilogramas, respectivamente. Todos os fertilizantes devem ser misturados antes de serem aplicados ao solo.
Muitas pessoas se perguntam como cultivar azedinha em um parapeito de janela e se isso é possível. A resposta é um sim categórico. O procedimento para plantar a erva em um vaso não é muito diferente do plantio em solo aberto. Como a azedinha é muito fácil de cultivar, você não precisa se preocupar com o risco de congelamento em um parapeito de janela.
Cuidado
Embora a planta seja considerada de baixa manutenção, ainda requer cuidados. Primeiramente, esta erva é sensível à rega. Em verões secos, a roseta da planta se desenvolverá mal, o que pode resultar na interrupção da floração da azedinha. Isso impacta negativamente a produção. Portanto, é essencial regar a planta regularmente no verão.
Em segundo lugar, na primavera, quando a vegetação começa a crescer ativamente, o solo deve ser afofado e coberto com cobertura morta. É uma boa ideia adicionar fertilizante contendo fósforo ou potássio.
Em terceiro lugar, no outono, vale a pena fertilizar os espaços entre as fileiras com húmus ou composto. Cinco quilos de nutrientes por unidade de área são suficientes.
Um ano depois, aplica-se um fertilizante complexo: 20 gramas de ureia e cloreto de potássio e 0,30 gramas de superfosfato por unidade de área.
Colheita
Você descobrirá por si mesmo o momento ideal para colher a azedinha cultivada. As folhas devem ser cortadas jovens, pois são mais nutritivas devido ao seu baixo teor de ácido oxálico. Após a formação de cinco folhas na roseta, corte-as com uma faca. Para isso, afaste-se de 0,03 a 0,04 metros da superfície e corte as folhas em um ângulo reto. Ao colher, tome extremo cuidado para não danificar as gemas apicais. As folhas podem ser arrancadas ou cortadas. No entanto, é preciso ter cuidado para não danificar a roseta.
Antes da colheita, remova as ervas daninhas próximas e afofe o solo entre as fileiras. O ideal é colher as folhas pela manhã ou à noite. Uma única planta pode ser colhida cerca de cinco vezes.
Durante o período seco do ano, o ideal é adubar a vegetação com soluções fertilizantes, e durante o período chuvoso, com nutrientes secos.
Após 3 a 4 anos do plantio, as folhas da planta não podem mais ser cortadas e usadas como alimento.
Pragas
A azedinha é um dos alimentos preferidos dos pulgões. Para repelir essa praga, basta pulverizar as plantas com uma solução de tabaco e remover todos os resíduos após a colheita.
Frequentemente, pequenos orifícios deixados pelo besouro da folha da azedinha aparecem nas folhas da plantação.
Portanto, cultivar e cuidar de azedinha é muito simples.
Vídeo "Plantando e Cultivando"
Este vídeo vai te mostrar como plantar e cultivar azedinha.



