Cultivando aipo a partir de sementes: um guia passo a passo
Contente
Preparando o solo no local.
Para obter boas colheitas, você precisará de um solo muito fértil. O aipo não tolera solos ácidos ou com drenagem deficiente. Solos profundos e ricos em húmus são os preferidos.
O ideal é plantar aipo em canteiros que tenham sido generosamente adubados com culturas anteriores (pimentões, tomates, pepinos). Solos pobres podem ser melhorados com a adição de esterco curtido ou composto.
O esterco fresco pode ser aplicado no aipo, tanto em folhas quanto em talos, pois a alta concentração de nitrogênio acelera o crescimento da parte vegetativa, ou seja, da parte aérea. Para o desenvolvimento das raízes, o esterco deve estar completamente decomposto. A adição de fósforo acelera o amadurecimento e melhora a qualidade das plantas. Fertilizantes potássicos ajudam a planta a acumular açúcares e amido mais rapidamente, aumentando a resistência à geada.
Uma leve calagem no outono repõe as necessidades de cálcio e magnésio. Taxas de aplicação de fertilizantes por 1 m²: composto (esterco curtido) – 6-8 kg, fertilizantes nitrogenados – 3-5 g, fósforo – 10 g, fertilizantes potássicos – 5 g.
Os fertilizantes orgânicos e fosfatados são aplicados integralmente no outono, utilizando-se metade do fertilizante restante. A outra metade é usada como cobertura. O local de plantio deve ser aberto, ensolarado e sem sombra.
Vídeo "Crescendo"
Este vídeo vai te mostrar como cultivar aipo corretamente.
Material de semente
O aipo é uma erva bienal da família Apiaceae. Os esforços de melhoramento genético para desenvolver novas variedades deslocaram o foco das folhas verdes para outras partes da planta, resultando em três variedades distintas: aipo de talo, aipo de folha e aipo de raiz.
As melhores variedades de aipo-folha:
- A variedade Samurai atrai com suas folhas encaracoladas de borda ondulada. De meia estação, com sabor excelente;
- Bodrost é uma variedade de meia estação com boa resistência a baixas temperaturas e à seca. A primeira colheita é feita após 70 dias.
- A Parus é uma variedade de maturação precoce e muito produtiva; a primeira colheita fica pronta em 40 a 45 dias.
O aipo em talos é a variedade menos popular em nosso país, mas não creio que isso vá durar muito. O sabor maravilhoso de seus talos crocantes cativa todos que já o experimentaram.
As variedades desta espécie dividem-se em autodescolorantes, verdes (que necessitam de descoloração) e intermediárias. Os talos autodescolorantes conservam-se pior do que os verdes. Aqui estão algumas variedades interessantes de aipo-de-peito:
- Pascal é uma variedade de meia estação que requer branqueamento;
- Tango é uma variedade com sabor excelente e talos lisos. Sua cor verde clara dispensa o uso de alvejante.
E, por fim, o aipo-de-raiz. Para armazenamento no inverno, você deve comprar sementes de variedades de ciclo médio-precoce, de meia estação e tardias. Os frutos das variedades precoces não se conservam bem.
Vejamos algumas variedades populares:
- A maçã Yablochny é uma variedade de maturação muito precoce com tubérculos redondos de tamanho médio. Sua desvantagem é o grande número de raízes laterais;
- Cascade é uma variedade de ciclo médio-precoce com um pequeno número de raízes rasteiras;
- A variedade Prague Giant possui frutos grandes (até 500 g) com maturação em meados da temporada e conserva-se bem durante o armazenamento.
Semeadura de sementes para mudas
As sementes de aipo são muito pequenas e contêm uma grande quantidade de óleos essenciais, por isso demoram muito para germinar. As taxas de germinação são baixas, o que torna o cultivo de aipo a partir de sementes ao ar livre muito difícil.
As mudas começam a ser semeadas no final de fevereiro. A germinação pode levar até um mês, mas o processo pode ser acelerado.
Vamos considerar algumas opções para deixar as sementes de molho:
- As sementes são lavadas em água quente por 10 a 15 minutos e, em seguida, levemente secas. As sementes estão prontas para o plantio;
- As sementes são deixadas de molho em água morna durante um dia;
- As sementes, envoltas em um pano úmido, são mantidas em temperatura ambiente por uma semana, sendo constantemente umedecidas, e depois colocadas na geladeira, longe do congelador, por duas semanas, após o que são plantadas.
Dos três métodos, o último (chamado estratificação) é o mais eficaz.
Para as mudas, você precisará de caixas rasas preenchidas com uma mistura de terra de jardim, húmus e areia. Para desinfetar o solo, regue-o com água fervente e permanganato de potássio dois dias antes da semeadura.
Antes de semear, umedeça o solo novamente. Após cerca de duas horas, faça sulcos de 1 cm de profundidade e comece a semear as sementes. Se você pretende cultivar as mudas nesses mesmos recipientes antes de plantá-las no solo, semeie as sementes com 5 cm de distância entre si.
Ao transplantar posteriormente, as sementes podem ser compactadas. As sementes, distribuídas uniformemente ao longo dos sulcos, não são enterradas, mas sim pressionadas levemente (isso facilitará a germinação) e regadas com um borrifador.
Cubra as caixas com vidro ou filme transparente e coloque-as em um local iluminado. A temperatura ambiente deve estar entre 18 e 240 °C. Em 5 a 7 dias, as sementes germinarão e pequenas raízes brancas aparecerão. Após mais uma semana, surgirão as folhas cotiledonares.
A película pode ser removida, as mudas podem ser regadas com água à temperatura ambiente usando um borrifador e soltas com muito cuidado, sem cobrir as mudas.
Em fevereiro, as mudas ainda não recebem luz natural suficiente, o que pode causar estiolamento, por isso recomenda-se iluminação suplementar. Diminuir a temperatura para 16 graus Celsius (62 graus Fahrenheit) também pode ajudar a retardar o crescimento das mudas.
As mudas são transplantadas após o surgimento da terceira folha verdadeira. Mudas com raízes pouco desenvolvidas são descartadas. Após o transplante, as mudas são regadas abundantemente.
Os cuidados adicionais consistem em rega regular e afofamento do solo.
Plantando mudas em um canteiro de jardim
Em meados de maio, as mudas de aipo podem ser transplantadas para o canteiro. O espaçamento ideal entre as plantas é de 15 a 30 cm. Para as variedades de raiz e pecíolo, o ideal é um espaçamento de 20 cm entre plantas adjacentes.
O aipo-folha deve ser plantado a uma distância de 30 cm, tomando cuidado para não cobrir o ponto de crescimento. Não é recomendável plantar as mudas de aipo-de-raiz muito profundamente para evitar a formação de raízes laterais que podem deformar a planta.
Escolha as plantas vizinhas do aipo com sabedoria. Não é recomendável plantá-lo perto de milho, batata, salsa ou cenoura. No entanto, o aipo tem demonstrado uma relação de benefício mútuo com o repolho: o repolho estimula o crescimento do aipo, e o aipo repele as borboletas-do-repolho. Ele também combina bem com feijão-vagem, tomate, espinafre, pepino, alface e beterraba.
Cuidado
O cuidado com o aipo envolve regas regulares, remoção de ervas daninhas e afofamento do solo. Fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados duas vezes por temporada: duas semanas após o transplante do aipo para o canteiro e novamente três semanas depois.
Vídeo "Partindo"
Neste vídeo, você aprenderá como cuidar do aipo.



