Cultivando endro: segredos dos especialistas

Cultivar endro é geralmente considerado um processo complexo por quem cultiva ervas para venda. Para pequenos jardineiros, é mais uma questão de sorte. Com um pouco de sorte, o endro se espalhará pelo jardim e poderá ser controlado como erva daninha, enquanto para outros, simplesmente não cresce. O endro é essencial para conservas e picles de vegetais, além de ser muito utilizado no preparo de nossos pratos favoritos. Vamos descobrir como cultivar endro corretamente.

Escolher um local

O endro cresce melhor em áreas com uma camada profunda de solo fértil e solto e um lençol freático baixo. Suas necessidades especiais incluem um nível de pH próximo ao neutro. O endro não tolera solos ácidos e não cresce em solos fertilizados com calcário ou farinha de dolomita. As raízes da planta penetram profundamente no solo, mas possuem poucos ramos, daí sua necessidade de boa estrutura do solo e umidade moderada.Um canteiro de endro jovem

Em regiões com alta pluviosidade e lençol freático elevado, recomenda-se o plantio de endro em canteiros elevados. Portanto, o mais fácil é plantar endro em canteiros que tenham sido bem adubados com culturas anteriores.

Boas plantas precursoras para o endro incluem pepinos, tomates, repolho e leguminosas. Se você estiver apenas preparando o canteiro, comece no outono. Cave o solo até a profundidade de uma pá, adicionando aproximadamente 3 kg de esterco curtido, 15 g de nitrato de amônio, 10 g de superfosfato e 10 g de sal de potássio por metro quadrado. O endro deve ser cultivado em locais bem iluminados; na sombra, as plantas irão esticar e ficar pálidas.

Ao escolher um local para plantar endro, é útil considerar que as melhores plantas vizinhas para ele são cebola, alface, pepino e repolho.

Vídeo "Crescendo"

Este vídeo vai te mostrar como cultivar uma colheita abundante de endro.

Fertilizar as plantações

A adubação aplicada no outono geralmente é suficiente para o endro durante toda a estação de crescimento, e as plantas não precisam de fertilização adicional. No entanto, o endro pode ser plantado repetidamente. Se houver dúvidas sobre a fertilidade do solo, fertilize no máximo duas vezes. Para isso, dilua 20-25 g de ureia e 15-20 g de sal de potássio em 10 litros de água. Folhas amareladas e floração precoce indicam deficiência de nitrogênio. Uma colher de chá de ureia por balde de água resolverá esse problema. Quem prefere a agricultura orgânica pode diluir a ureia em água na proporção de 1:10. Contudo, não use fertilizantes nitrogenados em excesso, pois o endro acumula muitos nitratos em suas folhas. Ao cultivar seus próprios vegetais, você tem o direito de decidir quanto nitrato consumir, se houver. Pode não valer a pena priorizar a quantidade de folhagem verde.Fertilizante mineral nitrogenado

Não se deve polvilhar o endro com cinzas, pois isso fará com que as folhas fiquem vermelhas e o crescimento seja retardado. De um modo geral, dada a curta estação de crescimento, é melhor preparar o solo para o plantio com antecedência ou aplicar fertilizante de uma forma que forneça à planta os nutrientes de que ela precisa em tempo oportuno.

Recursos de aterrissagem

O endro é uma planta bastante resistente ao frio. As sementes começam a germinar quando o solo aquece a 3°C. Uma temperatura de 8 a 10°C é suficiente para o desenvolvimento normal. No entanto, a germinação leva até duas semanas devido à grande quantidade de óleos essenciais que contêm. As primeiras mudas a emergir são as das sementes caídas no ano anterior, que estão bem saturadas de umidade. Portanto, para acelerar a colheita, as sementes são deixadas de molho. Para isso, são amarradas em um pedaço de pano e colocadas em água à temperatura ambiente por três dias. A água é trocada cinco vezes ao dia, depois as sementes são levemente secas e semeadas no solo. Para garantir uma colheita contínua, os plantios são espaçados em duas semanas.Um punhado de sementes para plantar

O endro é muito sensível à duração da luz solar. A formação de flores acelera se o período de luz ultrapassar 14 horas. Ao explorar essa característica e escolher as variedades certas de acordo com seus tempos de maturação, você pode criar um suprimento abundante de endro. Plante variedades de maturação tardia na primavera e meados do verão, e variedades de maturação precoce no final de maio e início de junho, que florescem rapidamente mesmo em verões amenos.

Plantando endro nos canteiros limpos pelas cebolas, você pode colhê-lo em setembro ou outubro. Para uma colheita antecipada, semeie as sementes assim que a neve derreter, cobrindo-as com plástico para acelerar a germinação.

Ao semear endro, é mais eficaz fazer sulcos de 5 cm de largura e 2-3 cm de profundidade, em vez de faixas, espalhando as sementes por toda a largura. Assim que as mudas emergirem, arranque as plantas excedentes inteiras, combinando a colheita com a capina. Isso reduzirá os danos às raízes das plantas vizinhas. Deixe um espaçamento de 25 cm entre os sulcos adjacentes.

Selecionando uma variedade

Já falamos sobre como cultivar endro. Agora, vamos abordar o assunto de uma forma mais ampla: como cultivar um bom endro? Escolher as variedades certas ajudará.

O momento da formação do caule determina se a colheita do endro será na forma de sementes ou folhas. O endro é dividido em três grupos: de formação precoce, de meia estação e de formação tardia do caule.

As variedades precoces geralmente produzem de 4 a 6 folhas e uma umbela. As variedades de meia estação têm uma roseta mais espalhada, com 6 a 10 folhas, e uma boa produção de sementes. Com as mesmas datas de semeadura, a maturação ocorre uma semana depois. As variedades de maturação tardia têm uma roseta de folhas baixa, densa e espalhada, e a umbela não tem tempo de amadurecer.Variedade crescente Grenadier

Entre as variedades precoces, destacam-se Umbrella, Dalniy, Grenadier e Redut. A variedade mais popular desta categoria é a Gribovsky, que inclusive se reproduz por autosemeadura. É ideal para cultivar endro em parapeitos de janelas durante o inverno.

Variedades de meia temporada: Amazon, Kibray, Alligator, Richelieu, Umbrella, Max.

Variedades tardias: Superducat OE, Salute, Kutuzovsky, Uzory. As variedades tardias distinguem-se pela folhagem mais exuberante. Algumas distinguem-se pela capacidade de formar rebentos laterais nas axilas das folhas, daí o nome "arbustivas".Variedade em crescimento Superducat OE

O cultivo do endro arbustivo difere por ser um pouco mais exigente em termos de nutrientes do solo devido ao seu crescimento vegetativo abundante, e as sementes devem ser plantadas com espaçamento maior. O desbaste regular garante uma distância de até 25 cm entre as plantas.

Pragas e seu controle

O oídio, causado pelo fungo Erysiphe umbelliferarum, afeta não só o endro, mas também seus parentes — cenouras, pastinacas, funcho e aipo. Ele se espalha em clima úmido. Inicialmente, assemelhando-se a uma teia, depois a manchas de cal, o fungo infecta gradualmente toda a planta. A planta perde sua suculência, aroma e sabor. Não há cura.Oídio em folhagens

A murcha de Fusarium afeta primeiro as folhas inferiores, fazendo com que elas amarelem e, em seguida, fiquem avermelhadas ou marrons. O agente causador, o fungo Fusarium, se acumula e sobrevive ao inverno no solo. Seu desenvolvimento é facilitado por clima quente e úmido e pela transmissão por pragas.

  • Percevejos-guarda-chuva. Esses insetos e suas larvas sugam a seiva de brotos jovens, sementes e inflorescências, causando a morte da parte aérea das plantas.
  • Pulgões. É impossível calcular a quantidade de folhas que uma colônia desses minúsculos insetos pode consumir e o número de doenças que podem causar. É preciso agir imediatamente ao seu aparecimento.

Trate o endro em crescimento de forma eficaz com o produto biológico "Fitoverm". Dissolva 1 ampola (5 ml) em 1 litro de água. Após o tratamento, os pulgões morrem em 12 a 14 horas. O efeito dura 7 dias.

É impossível combater pragas com métodos químicos, portanto, o combate consiste em medidas preventivas, rotação de culturas, destruição de restos vegetais e revolvimento profundo do solo.

Vídeo "Dill in Winter"

Neste vídeo, você aprenderá como cuidar de folhas de endro.

Pera

Uva

Framboesa